A importância dos indicadores para o seu negócio

Os indicadores de desempenho são métricas que auxiliam na visualização do rendimento de uma determinada ação, campanha e estratégia de uma empresa. Sendo assim, você pode transformar esses números em dados específicos que ajudam na tomada de decisão.

Assim, você terá uma excelente noção do rendimento do seu negócio e quais pontos necessitam de inovação ou manutenção. Portanto, se você oferece o serviço de manutenção de geradores, você poderá ter noção da satisfação dos seus clientes, da performance da sua equipe (inclusive em setores específicos) e mais!

Para saber mais sobre como esses indicadores podem auxiliar seu negócio e, estratégias de diferentes setores, continue conosco neste conteúdo! Assim, com os Key Performance Indicators (KPIs), você alavancará os resultados da sua empresa!

Quais são os tipos de indicadores?

Sabendo do que se tratam os KPIs, chegou a hora de conhecer os diferentes tipos de indicadores de desempenho. Assim, você saberá como cada um deles poderá te auxiliar na análise de performance no dia a dia. Confira a seguir!

Produtividade

Este indicador possui o objetivo de avaliar a eficiência e o rendimento dos processos realizados pela sua empresa, de maneira tática, produtiva ou gerencial. Dessa forma, você saberá quais as melhores práticas para garantir uma maior produtividade nos processos.

Sendo assim, você pode realizá-lo a partir de um cronograma, prazos de entrega e revisões de orçamentos. Portanto, é preciso de tempo, paciência para analisar a produtividade da sua equipe. Em contrapartida, as estratégias que envolvem a melhoria da produtividade também apresentam os melhores resultados.

Qualidade

Focando em apresentar a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa tem a oferecer, como a usinagem de precisão, por exemplo, esse indicador busca analisar a forma que os processos são realizados e quais as possíveis melhorias a serem aplicadas.

Lucratividade

Subtraindo as despesas e custos de um certo período, o indicador de lucratividade apresenta o faturamento do seu negócio. Sendo assim, de acordo com sua porcentagem, você saberá se a redução de custos é necessária na sua empresa, visando o investimento em melhorias e a expansão do seu empreendimento.

Rentabilidade

Apresentando o retorno do investimento dos sócios da empresa, esse indicador realiza a comparação do lucro líquido de um certo período com o valor total investido.

Como inserir os KPIs em seu negócio?

Ao conhecer alguns dos indicadores de desempenho, é importante saber que não basta apenas implementá-los no dia a dia do seu negócio. Sendo assim, é muito importante começar pelo básico, traçando quais são os objetivos da sua empresa.

Lembre-se também que os KPIs auxiliam empresas de todo o tipo de segmento e porte, como uma empresa focada em aluguel de elevador de carga, por exemplo, até uma multinacional alimentícia. 

Além disso, lembre-se que os indicadores auxiliam determinados pontos desejados, mas são apenas ferramentas de auxílio na criação de estratégias. Portanto, diferentes KPIs devem ser analisados para a realização de um plano eficiente para o aumento dos resultados da sua empresa.

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar os setores e projetos que necessitam de melhorias em seu negócio, além de criar estratégias inovadoras para alavancar as vendas e a qualidade de seus produtos. Sendo assim, está esperando o que para utilizar os KPIs nas estratégias do seu empreendimento?

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.