Benefícios do colágeno para os cabelos

Saiba os benefícios dessa proteína para a sua saúde.

Presente em abundância no corpo humano em vários tipos e responsável por inúmeras funções, o colágeno é uma proteína essencial para a nossa saúde. Além de garantir a saúde das articulações e ossos, essa proteína traz benefícios para a pele, unhas e cabelos.

O corpo humano, quando possui os aminoácidos: glicina, prolina e vitamina C bem supridos, produz plenamente a quantidade necessária dela, promovendo um bom funcionamento do organismo.

No entanto, estima-se que a partir dos 25 anos a produção natural de colágeno pelo corpo humano comece a cair consideravelmente, sendo necessário atentar-se à alimentação ou quando necessário, recorrer a suplementos específicos para a função que sofre da carência de colágeno.

Quais os benefícios do colágeno?

O colágeno é responsável pela estrutura, elasticidade e sustentação do corpo, atuando em partes fundamentais do organismo. Veja alguns benefícios que essa proteína tão importante promove.

Nos cabelos

Previne a queda capilar, também mantém os fios elásticos e resistentes, evitando a quebra e mantendo-os com aspecto hidratado. Com o uso do colágeno, os cabelos ficam mais resistentes ao uso de secadores e chapinhas, por conta da proteção promovida por ele.

Na pele

Atua prevenindo o envelhecimento da pele, combatendo rugas, flacidez, também a celulite. Mantém a pele firme, viçosa e saudável naturalmente.

Nas articulações

Essa proteína também tem a ação de proteger os ossos, pois repõe e renova a cartilagem, assim evitando dores articulares, sintomas experienciados devido a doenças e inflamações.

Quais tipos de colágeno existem?

Os tipos I, II e III  são os mais conhecidos e encontrados, cada um com uma função distinta e essencial para o bom funcionamento do organismo. Entenda a diferença entre eles:

  • O tipo I é o mais presente no corpo humano, responsável pela elasticidade e estrutura do corpo, encontrado na pele, tendões, dentes e ossos.
  • O tipo II é encontrado em cartilagens e é essencial para as articulações, normalmente suplementado para tratar doenças como Artrite e Artrose.
  • O tipo III é o segundo mais presente no corpo humano, também encontrado na pele, além de músculos e órgãos internos, como o intestino.

É válido lembrar que o colágeno, além de encontrado no corpo humano, também é encontrado em animais, sendo assim, todos os suplementos encontrados no mercado são feitos com ingredientes de origem animal, como cartilagens e ossos bovinos.

Qual tipo de colágeno é o ideal para os cabelos?

Existem produtos cosméticos para os cabelos no mercado que possuem colágeno em sua composição, sendo uma opção para quem precisa fortalecer ou evitar a queda dos fios.

Para quem busca suplementação para promover maior produção dessa proteína no organismo, é preciso identificar qual tipo é necessário se ter em maior quantidade conforme a finalidade para escolher o suplemento correto.

Saber qual tipo trará benefícios aos seus cabelos deixando-os mais flexíveis e fortes é muito importante. Nesse caso, o tipo I é o mais indicado, pois promove melhora da pele, fortalecimento das unhas e cabelos.

Como consumir colágeno?

Você pode aumentar o consumo de colágeno através de suplementos, mas também se atendo à sua alimentação. Consumir alimentos ricos em proteína, como carne vermelha, peixe e ovos pode auxiliar no aumento da produção dele, no organismo.

Consumir frutas cítricas como laranja e limão ajudam a aumentar o nível de vitamina C, que também é essencial na produção do colágeno. Além disso, é fundamental beber a quantidade diária indicada de água.

É importante lembrar que você deve sempre consultar um médico para iniciar qualquer tipo de suplementação de colágeno, seja para pele ou para as articulações, apenas esse profissional poderá lhe orientar com relação ao tipo a ser utilizado e quantidade a ser administrada.