Casamento na praia: como organizar, vantagens e estilo

Quem adora festas e curte uma praia, pode unir o útil ao agradável e organizar essa celebração tão marcante em uma bela praia. Veja mais como fazer isso!

O casamento é um dos rituais de passagem marcam o início de um novo ciclo na vida das pessoas e, em algum nível, de suas famílias também. Se casar é resultado de um processo que costuma envolver um tempo de convivência, organizar a festa é outra missão que exige disposição e energia.

A mudança dos valores com a chegada das novas gerações tirou um pouco do protagonismo da igreja como o lugar em que a festa de casamento é celebrada. Nos últimos anos, o mercado de casamentos se diversificou muito e trouxe várias outras opções de lugares para sediar belas festas.

Um dos mais badalados é ela: a praia, lugar que impressiona pela sua beleza e calmaria, podendo ser romântica e palco de grandes festas. Confira a seguir algumas dicas para organizar um casamento na praia, garantindo não só uma ótima decoração mas também pratos deliciosos em um resort all-inclusive.

Vantagens

A princípio, algumas pessoas ainda podem estranhar a ideia de celebrar uma festa de casamento na praia, achar muito complicado e acabar desistindo. Porém, esse tipo de celebração traz algumas vantagens em comparação àquelas tradicionais.

O primeiro é o contato direto com a natureza: o mar logo ao fundo e a vegetação conferem um clima intimista. Se o plano é fazer a festa no final da tarde, ainda é possível curtir um belo pôr-do-sol durante a celebração. O ambiente é muito aconchegante, o que contribui para deixar os convidados mais à vontade.

Além disso, a praia é um lugar que convida para trajes mais confortáveis e despojados. É o lugar ideal para quem não curte salto alto e roupas extremamente formais. E isso inclui a noiva, que pode usar uma sandália baixa ou sapatilha e combiná-lo com um vestido mais leve, sem cauda, com um tecido mais delicado como a renda ou o crepe.

A princípio, alguns convidados podem achar mais complicado precisar viajar para uma região litorânea para comparecer à festa. Mas acredite: o esforço vai valer a pena e a festa acaba sendo um convite para todos relaxarem por pelo menos um fim-de-semana perto do mar.

A aposta em roupas claras também é super válida para o noivo, especialmente o bege, o branco e o azul-claro. Muitos optam por inovar e apostar no chapéu panamá, para deixar o visual mais charmoso e inovador. Sapatos casuais também são bem vindos, mas é recomendado evitar tênis.

Decoração

Diferentemente do que ocorreria na igreja ou em um buffet fechado, a praia já oferece uma decoração natural e tanto. A ideia da decoração da festa é priorizar a simplicidade, de modo a deixar a praia realmente ser o centro dos olhares.

Para isso, vale apostar em flores em tonalidades claras (como o branco e o amarelo). Vale apostar em flores com diferentes tonalidades de uma mesma cor, a fim de deixar o ambiente alegre.

Colocar um arco floral ao redor do altar é uma dica ótima. Outra sugestão é investir em tecidos leves para colocar nas cadeiras e toalhas. Independente se os noivos seguirem (ou não) uma religião, o altar é um lugar simbólico bastante usado em diferentes rituais — além de ser estratégico para compor a decoração.

Comes e bebes

Por se tratar de um ambiente que costuma apresentar uma temperatura mais elevada, é fundamental tomar cuidado na hora de escolher os pratos e bebidas que serão servidos.

É fundamental escolher opções leves, para deixar os convidados com disposição suficiente para curtir a festa e dançarem. Os drinks devem ser especialmente refrescantes, pois garantir o conforto térmico dos convidados é essencial para que eles consigam desfrutar da festa.

É comum pensar em frutos-do-mar quando se está na praia, mas é importante lembrar que nem todo mundo gosta desse tipo de comida e disponibilizar mais de uma opção para ninguém correr o risco de sair da festa com fome.

Organização

Muitas praias necessitam que os noivos solicitem autorização das autoridades para realizar a festa, pois se tratam de ambientes que precisam de cuidado redobrado para serem desfrutados.

Como uma festa produz um volume considerável de lixo, é necessário assegurar que a celebração não vai danificar a fauna e a flora que vive na praia escolhida. Verifique com profissionais da área que já realizaram festas de casamento no local escolhido, como é o trâmite burocrático para isso e se planeje.