Clínica de Estética: Como iniciar

O Brasil tem o terceiro maior mercado estético do mundo.

Os homens estão mais dispostos a gastar tempo e dinheiro para cuidar de sua aparência por causa do mercado que costumava ser quase exclusivo das mulheres.

As pessoas que procuram serviços de beleza estão preocupadas com seu bem-estar e autoestima. Por isso, elas investem dinheiro para serem a melhor versão de si mesmas.

Uma clínica estética olha para o ser humano de uma maneira holística, compreendendo seu bem-estar físico, biológico, social e espiritual, além de cuidar da beleza.

Se você quiser começar a projetar seu negócio neste promissor mercado, confira nossas 5 dicas de como montar uma clínica estética.

Veja também: Como Abrir Uma Empresa.

Tenha um plano de negócio

Se você decidir montar sua clínica de beleza do seu próprio jeito, o plano de negócios será importante, pois ajudará a mapear seu negócio e atuará como uma bússola, guiando-o ao longo do caminho no início e também durante o desenvolvimento do negócio.

Análise de mercado

A análise do mercado é importante. 

Se você quer que sua clínica de beleza seja um sucesso, você precisa conhecer seu público, de onde ele vem e que diferencial você pode oferecer que o distinga da concorrência.

Com qual de seus concorrentes você está competindo? Se você quer prover um serviço de massagens em Pinheiros, quais são seus concorrentes nesta localização?

Quais são seus pontos fortes e quais são suas fraquezas? Quem são as pessoas que fabricam os produtos? O que funciona em seu mercado e o que poderia servir de inspiração para seu novo negócio são as perguntas que precisam ser respondidas.

Plano financeiro

Um dos primeiros passos para criar um plano de negócios é definir o planejamento financeiro. As estimativas iniciais de custos, capital de giro, receitas e despesas e fluxo de caixa são algumas das informações que devem estar contidas nele.

É importante saber que recursos você precisará para iniciar o negócio e mantê-lo em andamento até que tenha lucro.

Produtos e serviços

É importante pensar cuidadosamente em seus produtos e serviços. Que diferenciais eles vão ter no mercado? Como você convence o cliente de que seus produtos e serviços são mais econômicos do que os da concorrência?

A estratégia de marketing

Defina quais serão seus principais produtos e serviços no plano de negócios.

É melhor ter a versão mais detalhada. O preço de seus produtos e serviços e a abordagem que você utiliza para vendê-los são informações importantes para o sucesso de sua clínica.

Um plano de negócios detalhado o ajudará a desenvolver seu negócio. A construção de um negócio duradouro começa como um planejamento minucioso.

O local certo para a clínica

Após preparar cuidadosamente seu plano de negócios e saber quem é seu público, compreender seus hábitos, gostos e também seu poder de compra, você pode determinar o local.

Será fácil para seu cliente entrar em contato com você? Há obstáculos a serem superados por ele. Você é capaz de encontrar um lugar de estacionamento? Existem opções de transporte público que você pode utilizar. A localização não deve ser um problema se estas questões forem levadas em conta.

Pessoas de diferentes classes sociais frequentam lugares diferentes. Será mais simples para futuros clientes.

Uma clínica pode ser encontrada em Avenidas, shopping centers, empreendimentos próximos a academias e salões de beleza.

Documentação necessária

É importante conhecer a legislação atual ao abrir uma clínica de estética. O que está no código de defesa do consumidor? A regulamentação para a prática profissional. O proprietário do negócio deve estar ciente destas informações.

É importante conhecer as leis que terão um impacto direto em seus negócios.

  • Código Sanitário
  • Código de defesa do consumidor
  • LEI 6.360 de 23.09.1976 (Trata sobre a vigilância que são sujeitos medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos e outros produtos)

Para ver se o site pode ser usado para a clínica, você deve verificar com sua prefeitura. Há uma abordagem passo a passo para ajudá-lo a crescer e se desenvolver como empresário.

O primeiro passo para abrir um negócio é contratar o conselho de um contador.

Documentação necessária

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de locação ou Compra e Venda.

Equipe

O campo da estética tem mais a ver com profissionais do que com qualquer outro negócio. O crescimento de seu negócio depende de ter profissionais competentes, qualificados e humanos no quadro de pessoal.

Há um grande diferencial entre o fator humano e outros fatores. As pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto ou serviço se receberem a atenção e a dedicação do profissional que os atende.

É preciso haver cirurgiões plásticos, dermatologistas, esteticistas, massagistas e também assistentes para os diversos serviços estéticos.

Cirurgiões dentistas, enfermeiros estéticos, fisioterapeutas, nutricionistas estéticos, farmacêuticos estéticos e médicos biomédicos estéticos são alguns dos profissionais qualificados para trabalhar na área estética.

Para um bom funcionamento do negócio, são necessários profissionais para a recepção e limpeza, assim como para as áreas administrativas e de vendas da clínica.

Equipamentos para a clínica de estética

Dependendo do tipo de clínica estética que você irá montar, o equipamento será diferente.

Materiais de escritório e produtos de limpeza devem ser incluídos na lista de itens necessários para a clínica.

A lista de equipamentos para uma clínica estética:

  • Cadeira de massagem anti-stress;
  • Cadeira reclinável para massagem facial e limpeza de pele;
  • Aparelho para peeling;
  • Maca para massagem e depilação;
  • Aparelho de microcorrentes;
  • Vaporizador;
  • Fonte de oxigênio;
  • Aspirador de secreções;
  • Mobiliário dentro do padrão hospitalar;
  • Armários de qualidade;
  • Mesa cirúrgica;
  • Monitor cardíaco e desfibrilador;
  • Lavadoras e secadores de roupas;

É importante pensar e planejar sobre a quantidade de estrutura que você vai investir. É necessário muito dinheiro do orçamento geral para os aparelhos de uma clínica de estética.

A iluminação, móveis, decoração, espelhos e divisória da clínica são algumas das coisas que precisam ser pensadas.

Um ambiente agradável e agradável é importante para uma boa experiência do cliente em um negócio de cosméticos.

Você deve pensar em toalhas, aventais, luvas, shampoo, condicionador, corante e outros itens importantes a fim de fazer seu negócio funcionar sem problemas.