Como fazer uma bela arrumação de cama?

Técnicas dos hotéis ajudam a relaxar a mente e o corpo

Quando estamos hospedados em um hotel, um dos primeiros itens que costumamos analisar é a cama. Geralmente, possuem aparências confortáveis e aconchegantes o bastante para relaxarmos nossas mentes e corpos. Mas, você já se perguntou como esse efeito acontece?

Não se trata do tipo de colcha, edredom e travesseiros usados. As camareiras desses estabelecimentos seguem um protocolo de como arrumar as camas e passar uma imagem de organização e alinhamento que podemos facilmente reproduzir nas nossas próprias camas e que mostraremos abaixo:

 Os itens que você precisa

A primeira coisa que deve ter em mente é que o colchão certo faz toda a diferença. Quando for comprar um novo observe a estrutura, a densidade e o tamanho do produto.

O segundo item que não pode faltar é a roupa de cama completa, composta por fronhas, lençol de elástico e lençol de cobrir e de preferência feitos com fibras naturais, tais como algodão, seda natural e o linho. Estes materiais além de serem confortáveis e macios, absorvem a umidade da pele e não acumulam ácaros e bactérias com tanta facilidade.

Recomenda-se ter sempre um número reserva de roupas de cama, no mínimo três, e com padrões e cores distintas. Assim, você irá alternar as estampas, enquanto um terceiro estiver na lavagem.

 Número de travesseiros

O número de travesseiros é algo que costuma deixar as pessoas em dúvida. Apesar de a quantidade variar para cada pessoa, o ideal é que as camas de casal tenham exatamente quatro travesseiros, enquanto os de solteiro devem ter dois apenas.

Independente do número que você escolher, não se esqueça de comprar capas protetoras para todos, principalmente se ele ficar exposto na cama. Essa não é uma questão só estética, mas de higiene, visto que costumamos nos sentar ou deitar na cama ao longo do dia, expondo os travesseiros a diversas impurezas, pelos de animais e até resquícios de maquiagem.

Arrumando de acordo com seu tempo. Veja a seguir algumas dicas:

Arrumação prática para rotinas intensas

Como dito no começo do texto, você não precisa de muito para ter uma cama de hotel: fronhas, lençol de elástico e lençol de cobrir são o suficiente para montar uma boa arrumação. Basta usá-los nesta mesma ordem.

Ajuste e estique bem o lençol de baixo. Em seguida, arrume o lençol para cobrir e dobre-o cuidadosamente. Em dias frios, coloque um edredom no lugar do lençol. Lembre-se de dispor os travesseiros empilhados ao lado de cada pessoa. O travesseiro menor sempre na frente.

Arrumação digna de filmes

Para ter uma cama digna de capa de revista de hotelaria ou decoração, você irá precisar adquirir um enxoval completo para sua cama, como travesseiro de apoio, almofadas decorativas, manta decorativa e saias para camas (usadas normalmente na Box)

A dica aqui é colocar o lençol de baixo e em seguida o lençol principal. O edredom ou colcha é o terceiro passo. Eles devem ser dobrados para dar mais sofisticação à cama. Já a manta é sempre colocada para com o objetivo de cobrir um pouco do edredom ou colcha.

Para finalizar, coloque os travesseiros de dormir apoiados no travesseiro de apoio. Por último finalize com algumas almofadas para decorar.

Almofadas e travesseiros

As almofadas e travesseiros com fronhas decoradas são outros itens que valem a pena serem adquiridos. Eles acabam por gerar um visual estético muito atraente e elegante. Quanto mais almofadas você colocar sobre a cama, mais bonita ela ficará.

Esta pode não ser uma opção muito prática para muitos, visto que elas serão removidas na hora de dormir. Neste caso, a sugestão é sempre ter no mínimo um par sobre a cama. Assim, se elas forem muito pequenas, você pode colocar antes dos travesseiros, mas se for grande, posicione atrás deles.

Brinque com as cores e texturas

Edredons e colchas são dois itens que podem ser usados tanto para proteção térmica quanto para a decoração. Para um efeito estético mais atraente, recomenda-se utilizá-los sobre um jogo de cama, evitando assim que fiquem expostos à sujeira e ao pó. 

Você também pode investir em modelos que ajudem a compor a decoração do quarto e com as almofadas e travesseiros, citados logo acima. Uma ideia é que os edredons e colchas adquiridos sejam de dupla face, ou seja, com duas estampas diferentes, proporcionando diversas possibilidades de decorações.

Mantenha sempre a limpeza em dia

Não é só a aparência da cama que faz com que nos sentimos confortáveis e aconchegados. A limpeza deve estar sempre em dia, com a roupa de cama sendo trocada semanalmente.

Também recomenda-se deixar que a cama receba sol diariamente, para eliminar os ácaros, principalmente se sua residência tiver muita umidade. Outra dica das camareiras do hotel é virar o colchão de lado a cada seis meses, assim você garante que um lado não fique mais baixo e que não afunde.

É importante também lembrar que os colchões de espuma devem ser trocados a cada 5 anos, enquanto o de molas no mínimo 10 anos. Já os travesseiros têm uma vida mais curta, necessitando adquirir novos a cada dois anos.

Cama sempre cheirosa

Após fazer uma boa arrumação de cama, nada como um perfume para deixá-la cheirosa e tornar mais agradável suas noites de sono. A essência deve ser aplicada no lençol, ser específica para a função e agradar seu olfato.