Como fazer uma campanha no Google Ads para seu site?

Seja para divulgar um site de vendas online ou para qualquer outro tipo de site, na última década, a publicidade PPC (tráfego pago) tornou-se essencial para quase todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor. 

Por apenas algumas centenas de reais por mês, mesmo a menor das pequenas empresas e startups podem entrar no jogo da publicidade digital e causar um impacto em seus resultados financeiros.

Se você é uma pequena empresa e está começando a investir em tráfego pago, provavelmente irá criar e gerenciar sua conta do Google Ads por conta própria por um tempo. 

Mas começar a fazer isso pode parecer uma tarefa difícil. E bem, para investir em tráfego pago é muito importante ter um bom conhecimento para evitar possíveis erros. 

Afinal de contas, estamos falando algo pago, que exige um orçamento de verba e que irá atingir o seu bolso. 

No entanto, não tenha medo! E, mesmo que tenha, invista com medo mesmo. Isso porque a publicidade PPC pode gerar ótimos resultados de vendas. Se não fosse assim, não existiriam milhares de campanhas criadas no Google Ads.

Para te ajudar, criamos este artigo, com algumas dicas importantes sobre como fazer uma campanha no Google Ads para o seu site. 

Vamos lá?! 

Dicas importantes para criar uma campanha no Google Ads

Google Ads

Criar uma campanha no Google Ads é algo que possui alguns passos. Mas, hoje, neste artigo, daremos dicas importantes para que você consiga criar a sua campanha na ferramenta. 

Aqui estão os principais pontos que você precisa se atentar ao criar as suas campanhas. 

1. Criar uma conta

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta do Google Ads. Para fazer isso, vá para ads.google.com e clique em “Iniciar agora”. 

Isso o levará a uma página onde você precisará fazer login com uma Conta do Google ou criar uma nova.

2. Escolha o seu tipo de campanha

Objetivos da campanha

Suas opções são: Vendas, Leads, Tráfego do site, Consideração do produto e da marca, Conscientização e alcance da marca, promoção de aplicativos; ou você pode escolher criar uma campanha sem a orientação de uma meta.

Embora suas metas provavelmente estejam alinhadas com uma das opções acima, recomendamos que você crie sua campanha sem orientação de metas. A ideia é manter o controle sobre sua campanha e não permitir que o Google tome decisões por você.

Tipos de campanha

A próxima etapa é escolher o tipo de campanha que deseja criar.

Você pode escolher entre seis tipos de campanha diferentes: Pesquisa, Display, Shopping, vídeo, aplicativo e campanhas inteligentes. 

Existem duas opções adicionais, Shopping e Discovery, mas esses tipos de campanha não estarão disponíveis se você acabou de criar sua conta. 

Se quiser começar com uma campanha do Shopping ou Discovery, você precisará passar o mouse sobre uma dessas opções e seguir o link para “Pular e criar este tipo de campanha mais tarde”.

Dito isso, os tipos de campanhas são: 

  • Pesquisa;
  • Display;
  • Vídeo;
  • Aplicativo;
  • Inteligente.

3. Configurações

As configurações da campanha são divididas em três seções: Configurações gerais, segmentação e públicos, orçamento e lance e extensões de anúncio. 

Confira a seguir os pontos que compõem cada uma das seções:

Configurações gerais: 

Nesta seção, você primeiro dará um nome à sua campanha. Não há escolhas erradas aqui, então faça isso!

Segmentação e públicos

Agora, prosseguiremos para aprimorar suas opções de segmentação para que possamos garantir que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas.

Essas segmentações e públicos incluem: 

  • Localizações;
  • Línguas;
  • Audiências;

Orçamento e licitação

Como o próprio nome já indica, esta é a parte onde você inclui o orçamento da campanha. Este tópico inclui: 

  • Despesas;
  • Licitação;
  • Agendamento de anúncios.

Extensões de anúncio

A seção final da tela de configurações da campanha é Extensões de anúncio. Definitivamente, você desejará configurar todos os três tipos de extensão principais listados abaixo.

  • Extensões de sitelink;
  • Extensões de texto aplicativo;
  • Extensões de chamada. 

4. Configurar grupos de anúncios e palavras-chave

A próxima etapa na configuração de sua campanha do Google Ads é criar grupos de anúncios. 

Grupos de anúncios são conjuntos de palavras-chave relacionadas que compartilham um ou mais anúncios. 

Ao escolher quais palavras-chave usar, comece com seu produto ou serviço principal. 

Recomendamos criar apenas um grupo de anúncios aqui e, em seguida, construir o restante de sua campanha usando a ferramenta Planejador de palavras-chave do Google. 

5. Criar anúncios

Agora que você configurou seu primeiro grupo de anúncios, precisará escrever um anúncio para ele. 

Abaixo estão os elementos de um anúncio:

  • URL final;
  • Títulos;
  • Caminho de exibição;
  • Descrições.

6. Configurar o faturamento

A última etapa na criação de sua nova conta e primeira campanha é inserir suas informações de faturamento. Este processo é bastante direto. 

O Google oferece a opção de depositar em sua conta um cartão de crédito ou débito ou uma conta bancária. Se você tiver um código promocional do Google, também poderá inseri-lo.

Feito isso, você terá criado a sua primeira campanha do Google Ads. 

Conclusão

As dicas que você acabou de conferir irão te ajudar a criar a sua primeira campanha no Google Ads podendo ser aplicadas após criar site.

Agora vá em frente e comece a expandir seus negócios com a ferramenta de publicidade mais poderosa do planeta!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que, a partir de agora, esteja mais claro como fazer uma campanha no Google Ads para seu site.