Como Não Perder um Candidato High Potential Durante o Processo Seletivo

O processo de recrutamento passou por várias mudanças e surgiu o grande desafio de encontrar o candidato mais adequado. Confira dicas para ser mais eficiente!
Empresas de pequeno porte dificilmente possuem um departamento específico para a área de recursos humanos, e então, o proprietário é quem fica responsável pela contratação de novos funcionários.
Pode até parecer uma tarefa fácil, mas se a seleção for mal feita, pode resultar em grandes prejuízos, como, perda de dinheiro e tempo.
Sem falar que, sem querer, o entrevistador pode perder um candidato High Potential sem ao menos perceber.
E, escolher uma nova pessoa para preencher a vaga que há na sua empresa vai muito além do que apenas analisar currículos e realizar entrevistas.
A pessoa que está entrevistando precisa ter concentração, capacidade de ouvir com atenção, observar bem todas as reações (verbais e não verbais) que o candidato apresenta, fazer perguntas eficientes e entender as reações corporais do mesmo.
Portanto, para que você melhore os processos de seleção da sua empresa, nós trouxemos algumas dicas de extrema importância que vão ajudá-lo a não perder um candidato high potential durante os processos seletivos. Veja!
Dicas para não perder um candidato High Potential
Anúncio da vaga
Inúmeras empresas, ao darem início à um processo de seleção, fazem a divulgação das vagas de uma forma mais genérica, sem especificar corretamente quais serão as atribuições e responsabilidades diárias do candidato selecionado, o que é um grande erro.
Afinal, quanto mais informações tiver, mais chances de atrair um candidato realmente apto para exercer todas as funções necessárias para o cargo, evitando a perda de tempo com candidatos que não serão úteis para o mesmo.
Competências
Durante o processo de seleção, realize testes que façam o candidato exercer atividades que sejam próximas das que ele deverá fazer quando for contratado.
Dessa forma você verá se o mesmo possui todas as competências específicas necessárias, o que muitas vezes nem consta no currículo.
Ouça
Muitos entrevistadores falam, falam e falam e mal deixam o candidato dizer algo.
Então esteja disposto a ouvir mais do que falar, assim você poderá avaliar da melhor forma se o discurso do mesmo se trata de um candidato high potential e se tudo o que for dito está de acordo com o currículo e com as necessidades da empresa.
O que eu não devo fazer?
Existem alguns erros que podem ser evitados durante o processo de seleção, os principais são:
- Fazer a seleção dos profissionais sem antes definir a melhor descrição da vaga e um perfil detalhado do profissional que irá ajudar a empresa;
- Selecionar o candidato apenas por ter sentido mais afinidade com o mesmo, uma vez que isso poderá acarretar em profissionais na empresa que possuem o mesmo perfil;
- Aplicar provas/atividades dinâmicas que pouco tem a ver com o trabalho em si.
Considerações finais
Após realizar todas as entrevistas, sente-se, coloque num papel todas as características e observações feitas a respeito de cada candidato e defina qual é o mais adequado para a empresa.
Não se esqueça de dar um feedback para aqueles que não foram aprovados. Além disso, lembre-se que o foco principal são sempre as pessoas, por isso conduza todo o processo de seleção com muito respeito e profissionalismo.