Como otimizar espaços pequenos dentro de casa?(usar portas de correr)

Sabemos que dicas para a casa nunca é demais, ainda mais se for para ambientes pequenos. 

Atualmente algumas pessoas estão preferindo a compra de casas ou apartamentos que sejam mais compactos, ainda mais se for para morar a dois ou sozinho, não precisa ser casas ou AP’s enormes.

Esses lugares com uma otimização de ambientes e boa decoração, podem aparentar ser lugares bem maiores. Nesse artigo vamos te dar algumas alternativas de como otimizar o espaço usando portas de correr.

As portas de correr além de serem lindas e ficam ótimas com a decoração, e também ocupam pouco espaço pelo fato delas não se abrirem como as portas comuns.

Elas podem ser de vidro, madeira com puxador em alumínio ou até mesmo outro material, fica um chame não é mesmo? Fique até o final da leitura que você vai aprender várias dicas de como fazer isso.

Vamos citar uma várias opções que podem ser usados para o espaço do seu lar ser melhor aproveitado.

Onde podem ser usadas as portas de correr?

As portas de correr podem ser utilizadas em vários ambientes da casa, normalmente elas são usadas para dar uma otimizada em ambientes pequenos e melhorar o fluxo da casa. 

Elas também servem muito bem para isolar ambientes da casa, e são uma ótima opção para conversar com a decoração do seu lar. Essas portas pode ser usadas em vários espaços, alguns deles são:

  • Banheiros;
  • Lavabos;
  • Cozinhas;
  • Quartos;
  • Closet;
  • Sacadas, caso sejam apartamentos ou sobrados, etc.

Quais as vantagens de usar a porta de correr?

Uma das principais vantagens é o fato de que ela é de correr e não precisa de um espaço para que ela possa se dobrar como acontece nas postas convencionais. Tendo isso ela pode oferecer muitos benefícios e também qualidades.

Confira abaixo alguns desses benefícios:

  • Economiza espaço nos ambientes;
  • Ganho de alguns metros;
  • Possibilita uma melhor arrumação dos móveis;
  • Da uma melhor circulação no ambiente;
  • Pode-se isolar ou integrar espaços diferentes da casa;
  • As portas podem ser fabricadas de diversos tipos de materiais, como: vidro, madeira, policarbonato, ferro, entre outros;
  • São modernar e esteticamente lindas.

Portas de correr com o trilho aparente

Você pode optar por colocar as portas de correr com o trilho aparecendo, isso vai trazer muito mais praticidade, pois não vai ter a necessidade de fazer quebradeira e fazer toda aquela sujeira.

Os trilhos são colocados em cima do batente da porta de forma bem simplificada e só é preciso deixar um espaço para a porta correr de um lado a outro. 

E muito pelo contrário do que a maioria pensa, os trilhos não atrapalham na decoração, mas sim dão um ar de modernidade.

Portas que somem

Outra maneira de fazer a instalação das portas de correr, é fazendo com elas desapareçam no interior da parede. Ou seja, é só fazer a instalação da porta na parte de dentro do comodo em questão em uma estrutura de madeira.

Esse tipo de instalação da um pouco mais de trabalho, porém o resultado é uma porta de correr super discreta. Pelos trilhos ficaram escondidos dentro da estrutura na parede. 

Porta de correr em formato de painel

Esse formato também é muito interessante, pois permite que a dobra se feche em mias de uma folha que pode dar m aspecto de painel. Isso pode ser muito útil na hora de separação de ambientes.

Fazendo esse tipo de instalação, a porta pode fazer a substituição de uma parede inteira. Portas assim é uma excelente ideia para kitnetes, onde todos os ambientes estão juntos. Além delas serem muito úteis, elas trazem um belo visual para ambiente.

Portas de correr no box do banheiro, área de serviço e guarda-roupas

Provavelmente você já dever ter visto inúmeras vezes esse tipo de instalação e sabemos que fica muito bonito. Elas caem muito bem no box do banheiro, na separação da lavanderia e ficam lindas nas portas de guarda-roupas.

Fazer o uso do box no banheiro, faz com que otimize os espaços deixando- bem mais confortável e o melhor sem molhar seu banheiro todo. Já no caso das lavanderias, elas fazem um excelente papel na hora de separar da cozinha.

E nos casos dos guarda-roupas, podemos ter mais facilidade na hora de mexer, otimizando espaços, sem ter abri portas de dobrar onde ocupam mais espaço.

A melhor solução para seu espaço

As portas de correr, como já citamos aqui, são ótimas na separação de layout, elas podem separar os ambientes de uma forma muito elegante, trazendo conforto e privacidade ao mesmo tempo.

Em kitnetes isso é muito comum de acontecer, pois, elas podem separar espaços inteiros. Enfim você pode utilizar as portas de correr de diversas maneiras diferentes, você só precisa analisar e ver em qual situação a sua casa se enquadra melhor.