5 Maneiras de deixar a sua casa mais iluminada naturalmente

Se você está achando sua casa muito escura e deseja fazer com que ela tenha mais iluminação, mas de uma forma natural, sem você ter que fazer grandes investimentos para ter esse resultado, você está no artigo certo. Pensando em como sua casa pode ter uma boa iluminação gastando bem pouco, listamos algumas coisas aqui que podem te ajudar nessa tarefa.

Fique conosco até o final deste artigo que você verá o quanto é fácil mudar a perspectiva da sua casa usando poucas coisas e melhor ainda gastando menos ainda. Podemos dizer que poucas coisas têm o poder que a iluminação tem de fazer um ambiente mudar totalmente e é isso que vamos ensinar a vocês.

Além de deixar o ambiente super agradável mudando totalmente qualquer local, a iluminação também é necessária para nosso bem-estar, para nosso corpo fazer a absorção de vitamina D, melhora nosso humor e vai deixar o ambiente bem maior. A energia do sol é importante em nossas vidas, para nosso corpo e também para o bom funcionamento das nossas casas, atualmente muitas pessoas estão aderindo à fonte de energia solar Solaritima, com as placas solares você também pode economizar na sua conta de luz. 

Agora que você já sabe um pouco da importância sobre uma boa iluminação na sua casa, vamos te dar algumas dicas de como fazer isso de uma forma que funcione.

Usufrua melhor dos seus espaços

A luz solar natural necessita entrar na sua casa, se houver muita vegetação na sua janela, mantenha ela sempre podada e bem conservada para que ela não impeça a entrada dos raios solares dentro da sua casa. Uma outra opção é evitar as cortinas mais escuras e pesadas e também mantê-las mais abertas.

Para as cortinas o ideal é escolher tecido que sejam mais leves como o voal e linho, com isso a sua privacidade ainda vai ser mantida e ao mesmo tempo elas permitem que o sol entre no ambiente.

Já para os locais menores, eles podem ter a impressão de serem maiores se colocados espelhos em alguns pontos estratégicos, você vai ver como parece um truque de mágica.

Reflexo no espelho

Essa opção pode te custar um pouco de dinheiro, mas vamos pensar que você possa ter alguns espelhos aí na sua casa. Se você destruí-los de forma inteligente, como, por exemplo, de frente com janelas e também corredores, isso faz com que o reflexo da luz aumente. Consequentemente isso vai trazer mais luminosidade e leveza para seu ambiente. Uma outra alternativa pode ser o teto ou parede espelhada, porém é uma opção bem mais cara. Você pode brincar bastante entre o claro e o escuro usando somente os espelhos na posição correta e sem gastar muito. E em relação às cores, você pode optar por usar cores claras e pastéis em combinação com o branco, essas cores são uma excelente maneira de aproveitar a luz natural. 

Cores mais fortes

Você já deve saber que os tons mais escuros absorvem mais a luz do sol, ou seja, se você está com a ideia de deixar sua casa mais iluminada, evite usar as cores mais escuras. Então prefira usar as cores mais neutras e brilhantes para as paredes e decorações também, como você já deve imaginar, o branco é o tom que mais reflete a luz do sol, mas nada impede que você também use alguns outros tons mais claros, como, por exemplo, neomint, rosé quartz, um azul ou amarelo pastel, com essas cores você também vai ter o resultado que deseja. 

Além disso, você também deve fazer uma organização do local, já pensando na iluminação, por exemplo, colocando os móveis voltados para a janela. 

Escolha dos móveis

Caso você tenha um quarto escuro, por exemplo, você deve tirar um pouquinho do seu tempo para pensar na colocação dos seus móveis. Se você souber dispor bem os móveis ele faz um verdadeiro milagre no ambiente, não faça o bloqueio das suas janelas deixando os raios solares entrarem o máximo possível. 

Evite utilizar as mobílias muito grandes e pesadas, escolha itens mais claros e leves, isso porque eles vão dar a sensação de o local ser mais espaçoso e iluminado. Você também pode fazer uma decoração com plantas, isso vai trazer um frescor para sua casa e ainda é mais um motivo para deixar a luz natural entrar.

Use vidros

Essa é mais uma opção muito legal, você pode estar fazendo a utilização de vidros para deixar a luz entrar no ambiente. As telhas, janelas ou paredes de vidro podem dar super certo para essa função. Claro que essa é uma opção um pouco mais cara, mas se você está afim de investir um pouco mais para ter uma iluminação natural na sua casa, vale muito a pena e traz um efeito bem legal para os ambientes da casa.