Quais aspectos técnicos observar no frigobar antes de adquirir um

Conheça agora os detalhes para não errar na hora de comprar um eletro de qualidade.

Investir em um frigobar pode ser uma boa opção para quem mora sozinho ou que quer complementar outras áreas da casa sem precisar comprar outro refrigerador. Esse eletro ele traz muita praticidade e comodidade a quem quer compor uma área de lazer ou até mesmo o quarto.

Apesar de ocupar pouco espaço, o frigobar é um aparelho potente. Sabendo escolher, você compra uma mini geladeira, inclusive com as mesmas funções.

Mas, apesar de ser muito popular, muitos acreditam que todos são iguais e que não tem erro na hora de comprar um frigobar. Para te ajudar a deixar essas crenças de lado, conheça alguns aspectos técnicos muito importantes para observar na hora da compra.

Selo Procel

Sabe aquele selo famoso que as geladeiras e outros eletros tem, com uma faixa vermelha e uma lâmpada preta e amarela piscando? É bem característico e impossível imaginar um item novo para casa sem ele. Esse é o selo Procel de economia de energia.

A intenção desse adesivo nos eletros é mostrar, de forma bem simples e ilustrada, o consumo de energia que aquele equipamento tem. Por isso, o consumidor não pode achar que é só um detalhe técnico: ali contém muita informação importante na hora da compra.

Com esse selo, você pode escolher aparelhos com o melhor custo-benefício, considerando potência e consumo.

Voltagem

Outro ponto importante e básico para comprar qualquer eletrônico e eletrodoméstico é observar a voltagem. Muitos aparelhos são bivolt hoje em dia, mas não podemos considerar isso um padrão.

Por isso, antes de comprar, saiba se a parte elétrica da sua casa é 110 ou 220 volts e compre o frigobar adequado à voltagem. Afinal, ninguém quer comprar um eletro e estragá-lo com um ponto tão básico assim, não é?

Lembrando que um item 110V ligado na tomada 220V queima. Já o contrário, apesar de não danificar, não oferece a potência máxima de uso esperada.

Capacidade de armazenamento

O frigobar já é considerado uma mini geladeira, mas há diferenças no tamanho da parte interna de cada um. É normal encontrá-los com uma capacidade máxima de 120 litros. Um que tem essa medida pode até parecer pequeno por fora, mas tem a melhor capacidade que você vai encontrar no mercado.

Mas vale lembrar que capacidade menor também pode significar consumo um pouco menor também. É preciso pensar na sua necessidade e quanto você quer que caiba no seu frigobar, pensando na funcionalidade mesmo e não só no aspecto físico.

Ruídos do aparelho

Infelizmente, não existe aparelho totalmente silencioso. Esses aparelhos em funcionamento podem apresentar um chiado mesmo e isso não é um defeito. O ruído vem quando o frigobar faz uma expansão do fluido refrigerante no evaporador.

Na hora da compra, pesquise a marca e o modelo com relação a esses barulhos. Há alguns que possuem níveis de ruídos mais baixos e são perfeitos para ter no quarto sem incomodar seu sono.

No dia-a-dia, é preciso garantir que as movimentações e mudanças de lugar não tenham danificado o aparelho. Caso isso tenha acontecido, é preciso chamar um técnico para colocar o compressor de forma correta e não deixá-lo encostando no motor, o que evita a vibração e o barulho.

Iluminação interna

Outro ponto importante é escolher um frigobar com iluminação interna. Não são todos que têm e isso pode ser decepcionante quando você chega em casa. E, claro, a primeira coisa que o consumidor pensa é que o eletro veio com defeito.

Por isso, sempre pergunte isso antes de fechar a compra. Não tem nenhum problema, só vai dificultar a encontrar objetos à noite. Mas se esse não é um ponto tão relevante, não se preocupe.

O próximo passo agora é anotar esses 5 pontos para conferir na hora de fechar a compra. Com eles, você garante o melhor custo-benefício e depois é só optar por aquele que tem mais a cara da sua cara e do cômodo que ele vai ficar.

Boas compras!