Pane seca no carro causa multa?

Conheça as consequências e saiba como evitar esse problema no seu veículo.

A alta nos preços dos combustíveis no Brasil em 2021 tem feito aumentar o número de casos de pane seca em veículos. De acordo com um levantamento da concessionária Rota das Bandeiras, que administra alguns trechos de rodovias em São Paulo, as ocorrências de pane seca aumentaram 45% em 2021.

A pane seca acontece quando o combustível do automóvel chega ao fim. Esse problema é considerado uma infração passível de multa pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de aumentar o risco de acidentes.

Então, se você não quer adquirir nenhum débito veicular por conta desse problema, leia este artigo. No decorrer do texto, vamos te explicar o que é a pane seca, quais são as penalidades que o problema pode causar, como proceder e como evitar o problema.

O que é pane seca?

A pane seca ocorre quando o veículo para de funcionar por falta de combustível. Quando isso acontece, o motorista precisa ir até o posto mais próximo para conseguir combustível ou então chamar um reboque.

Quais são as principais causas da pane seca?

No geral, esse problema acontece por conta de uma desatenção do motorista. Afinal, no painel do veículo, é possível verificar o nível de combustível do carro. Isso também pode acontecer quando o motorista tenta economizar e calcula errado o volume de combustível gasto em um trajeto.

Em alguns casos, a pane seca pode acontecer também por conta de problemas no marcador. Se o marcador de combustível estiver com defeito, ele pode informar errado e confundir o motorista.

Quais são as penalidades da pane seca?

O carro parar de funcionar devido à falta de combustível pode ser considerado uma infração média, de acordo com o CTB. Isso acontece porque por conta da pane seca, o motorista coloca em risco a segurança do trânsito, podendo causar acidentes ou atrapalhar o fluxo de vias.

A multa prevista nestes casos é de R$ 130,16 com punição de quatro pontos na carteira. A pane seca é considerada uma infração média porque o CTB considera o condutor responsável por manter um veículo abastecido.

Quais são as consequências da pane seca no veículo?

Além de uma possível multa, a pane seca pode danificar outros componentes do veículo. Nestes casos, é provável que a bomba de combustível do carro possa ter sofrido algum dano.

A bomba de combustível é responsável por levar combustível do tanque para o sistema de injeção do veículo. E, quando não há combustível, a lubrificação desta peça diminui, o que contribui para que ela esquente mais do que o normal e, em alguns casos, possa até queimar.

Além da bomba, a pane seca também pode danificar o filtro de combustível do carro.

Como agir quando o carro sofrer pane seca?

Em caso de pane seca, a primeira atitude a se tomar é parar o veículo em um local seguro, que não atrapalhe o fluxo da via. Depois, é preciso sinalizar com o triângulo e o pisca alerta ligado.

Caso o motorista esteja próximo a um posto de combustível e tenha um recipiente adequado, que possua boa base de apoio, tampa de vedação e seja transparente, ele pode ir até o local abastecer o recipiente com combustível para colocá-lo no carro.

Vale ressaltar que, pelas leis brasileiras, não se pode transportar combustível em garrafas pet ou sacos plásticos. E, caso o motorista não possua recipiente, o melhor a se fazer é acionar a assistência do seguro para ser socorrido por um reboque no local do ocorrido.

Como evitar o problema?

É bem simples: basta manter o carro abastecido, evitando andar com o combustível na reserva. Outra dica importante é abastecer em postos de combustível de confiança para garantir um combustível de alta qualidade para o veículo.

Outro ponto importante é sempre verificar o painel do veículo para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Dessa maneira, você terá como medir o nível de combustível do veículo com facilidade, reabastecendo sempre que for necessário.

A pane seca é um problema bastante comum entre os motoristas brasileiros, mas fácil de ser evitado. Além de poder gerar penalizações na carteira e multa, a pane seca coloca em risco a sua segurança, por isso, fique atento ao nível de combustível do veículo para abrir brecha para este problema.