Como melhorar a qualidade da internet em casa?

melhorar a qualidade da internet

A Internet é muito lenta? Os arquivos não baixam?  Ou talvez você tenha perdido no jogo de console novamente devido ao atraso? Sugerimos como melhorar a cobertura de internet em casa!

A qualidade da conexão com a Internet depende de muitos fatores. No caso de linhas móveis, elas podem ser afetadas pelo clima e, por exemplo, pelo número de pessoas que utilizam a rede nas imediações. A Internet de linha fixa geralmente é um pouco mais estável, mas também podem ocorrer falhas e defeitos.

Infelizmente, não temos influência na qualidade do sinal da Internet que chega à nossa casa – além disso, muitas vezes não é um problema. Se a internet está lenta e continua travando, antes de começarmos a ligar para o suporte oi fibra com reclamações, por exemplo, vale a pena verificar se podemos consertar algo do nosso lado.

O que fazer para melhorar a qualidade da internet em casa?

Vale a pena começar diagnosticando onde está o problema – seja do lado da operadora ou do lado da rede doméstica. Para isso, vale a pena verificar a velocidade da Internet. 

E como verificar a velocidade da Internet quando nos conectamos ao roteador?  Se indicar que a internet com fio está funcionando bem, você pode verificar o próprio roteador. Caso contrário, é possível que seja necessário entrar em contato com a operadora..

Se já descartamos um problema com a internet do lado da operadora (porque, por exemplo, a internet por cabo funciona bem ou relatamos um defeito e ele foi removido), podemos prosseguir com a verificação da rede Wi-Fi e sua configuração adequada – independentemente de termos uma conexão fixa ou também móvel. Você tem que lembrar que é perfeitamente normal que a internet a cabo seja mais rápida que a internet sem fio.

Como configurar um roteador móvel para que a internet funcione bem?

A Internet móvel tem suas próprias regras e, nesse caso, devemos levar em consideração não apenas a cobertura Wi-Fi, mas também 5G. Se o roteador estiver integrado ao modem, você precisa encontrar um local para ele que capte um bom sinal da estação base e distribua bem a rede sem fio na casa ou no apartamento. Também deve haver uma tomada por perto.

Encontrar um lugar para um roteador de modem 5G é um pouco difícil, e vale a pena gastar algum tempo testando locais diferentes. As pessoas que decidem usar um roteador e um modem separados ou um equipamento de rede com uma antena externa estão em uma situação um pouco melhor, pois a tendência é funcionar melhor.

Aumentar a velocidade da internet via Wi-Fi para conexões móveis e fixas.

Infelizmente, o sinal de uma rede sem fio doméstica é muito suscetível a interferências, por isso é fundamental colocar o equipamento de rede no lugar certo. Ele não deve ser escondido atrás da TV ou em uma gaveta, mas colocado em algum lugar no armário.

A lógica é simples: Quanto mais obstáculos no caminho entre o roteador e computadores, telefones, tablets ou qualquer outro equipamento com módulo Wi-Fi, pior a qualidade da conexão. Por esse motivo, é melhor usar um cabo sempre que possível – e se não pudermos evitar o Wi-Fi, seria melhor que o roteador ficasse onde usamos os equipamentos mais importantes para nós.

Os amplificadores permitem melhorar o sinal de rede enfraquecido, graças ao qual a Internet funcionará mais rapidamente em todos os cômodos da casa – mesmo que o roteador esteja atrás de uma parede de suporte de carga. Além disso, vale ressaltar que os roteadores modernos transmitem um sinal ótimo e muitas vezes geram duas redes Wi-Fi  e até acontece de terem o mesmo nome.

Esta solução tem suas vantagens – os dispositivos que usamos escolhem a rede que melhor se adapta a eles.

Configuração de rede doméstica

A qualidade do Wi-Fi em casa pode ser melhorada desconectando as redes de 2 G e 5 G e conectando dispositivos selecionados “rigidamente” com apenas um deles. Se reclamamos do alcance até agora, vale a pena tentar manter a rede de 2 G. Se o problema foi a baixa largura de banda, apesar do bom alcance, vale testar a conexão apenas na rede de 5 G.

Além disso, vale a pena testar vários canais Wi-Fi, principalmente se morarmos em um bloco de apartamentos. Os roteadores geralmente os escolhem automaticamente, mas às vezes não funcionam como esperado. Se em um determinado local muitas pessoas tentam usar o mesmo canal que nós, mudar para outro pode melhorar significativamente os parâmetros. No entanto, você sempre tem que experimentar o que funciona melhor.