Como praticar Stand Up Paddle?

Uma prancha, um remo e o mar. Será que é somente isso que precisa para fazer SUP? Descubra agora como praticar o esporte.

O Stand Up Paddle, conhecido também como SUP, é uma agradável opção de atividade na praia. Basicamente, ele é um esporte aquático (pode ser feito em rio, lago ou mar) em que a pessoa fica de pé, remando em uma prancha.

É possível praticá-lo apenas para relaxar e ficar mais próximo da natureza, ou para enfrentar as ondas do mar e longas distâncias em rios. Seja qual for o objetivo, iniciante ou não, descubra como praticar o esporte.

Quais são as modalidades do Stand Up Paddle?

É importante saber as modalidades para conhecer mais sobre o esporte, definir o melhor lugar para praticá-lo e, principalmente, para escolher a prancha e o remo ideal.

Para quem curte as ondas do mar, há a modalidade Wave. Ela é bem parecida com o surfe, porém o atleta vai surfar utilizando o remo. Nesta modalidade, as pranchas são iguais às do surfe.

A modalidade Race é mais tranquila e pode ser praticada em rios, lagoas ou mares menos agitados. Neste caso, o atleta vai precisar ultrapassar uma linha de chegada remando em pequenas ou longas distâncias, portanto, a prancha e a pá do remo precisam ser maiores para garantir mais velocidade.

O SUP também tem modalidades mais radicais, como freestyle e rafting. O freestyle é bastante praticado e o atleta precisa fazer manobras utilizando o corpo e o remo. Já no rafting é preciso descer corredeiras de rios e cachoeiras.

O que precisa para começar a praticar Stand Up Paddle?

Agora que você já conhece as modalidades do Stand Up Paddle, você vai precisar de uma prancha e de um remo para começar a praticar. Mas, como foi citado acima, para cada modalidade é indicado um tipo de material. Além disso, o peso e a altura do atleta também interferem na escolha certa.

Há pranchas infláveis e rígidas do surfe. As infláveis, por exemplo, facilitam o deslocamento, pois podem ser transportadas em porta-malas ou em mochilas grandes. As pranchas rígidas são mais difíceis de transportar, entretanto, são mais rápidas e exigem menos remadas para chegar à determinada distância.

Para iniciantes e participantes de algumas modalidades, também é indicado o colete salva-vidas. Mas isso é preferência do atleta. Um profissional pode auxiliar na hora de comprar esses itens.

Como praticar Stand Up Paddle?

Antes de subir na prancha e ir para o mar ou para a lagoa, é necessário aprender a remar.

Para remar, é necessário segurar a ponta do remo com uma mão e, mais abaixo, com a outra mão, segurar o meio do remo. Depois, troque as posições das mãos e inverta o lado da remada. Os pés devem ficar paralelos e a cabeça deve ficar elevada, com os olhos para frente, para que o atleta consiga ter mais equilíbrio.

Já na água, a próxima etapa é ficar em pé na prancha. Para isso, a dica é ficar de joelhos no meio da prancha, segurando o remo (na horizontal) com as duas mãos. Utilize o corpo para manter a estabilidade e equilíbrio, e levante uma perna de cada vez.

Após ficar de pé na prancha, comece a remar alternando os lados, utilizando o braço de cima para empurrar e o de baixo para puxar. O segredo é manter o corpo alongado e equilibrado.

Onde praticar Stand Up Paddle?

Você pode praticar o SUP em praias, rios e lagoas. A sugestão é começar em um lugar que tenha água mais tranquila e com um profissional do esporte auxiliando.