Como transportar vinho em viagens internacionais

Quem ama viajar e aprecia um bom vinho sabe que não dá pra perder a oportunidade de comprar uma garrafa marcante durante uma viagem internacional.

Safras premiadas e preços acessíveis tornam os vinhos internacionais muito atraentes para quem está viajando. Mas quer o objetivo seja levar uma bebida para fora do país ou trazer, é importante ficar atento a algumas dicas que podem te ajudar a evitar transtornos.

Quantas garrafas de vinho posso levar em uma viagem internacional?

Primeiro, é importante saber quantas garrafas de vinho é possível levar em uma viagem internacional.

Como regra, cada pessoa pode levar até 5 litros de bebidas alcoólicas com teor entre 24% e 70%. Bebidas com teor superior a 70% não são permitidas em voos internacionais.

A exceção para a regra está nos voos internacionais dentro dos países que fazem parte da União Europeia. Lá é possível levar até 10 litros de bebida alcoólica por pessoa.

Vale destacar que os recipientes com bebidas alcoólicas podem conter até 100 ml por frasco, regra que não se aplica a produtos comprados em lojas duty free.

Dicas para transportar vinho em viagens aéreas

Além de conhecer as regras para transporte das bebidas alcoólicas é importante saber como transportar a bebida.

Escolher recipientes seguros, embalagens resistentes e até uma fita para embalagem adequada, são coisas que podem ajudar a evitar transtornos durante a viagem.

Na maioria das vezes o vinho é transportado em garrafas de vidro, como é comumente comercializado. Por isso, é fundamental tomar todos os cuidados para garantir o transporte seguro da bebida e evitar acidentes.

Apesar de ser um meio de transporte seguro e estável na maior parte do tempo. O avião também está sujeito a turbulências, que podem danificar as garrafas.

Proteja as garrafas

Sabendo dos riscos é muito importante proteger as garrafas de vinho. Existem acessórios que são desenvolvidos especificamente para o transporte de garrafas e outros recipientes de vidro.

Utilizar esse tipo de acessório pode ser uma boa solução para evitar que as garrafas se quebrem durante os voos.

Uma solução popular entre pessoas que costumam levar garrafas de vinho em viagens internacionais é a famosa Wineskin. Trata-se de um revestimento de plástico bolha que é desenvolvido no formato exato da garrafa de vinho.

Use uma mala segura

Outra solução necessária para quem pretende transportar vinho em viagens internacionais está na escolha de uma bagagem segura e resistente.

A integridade da bagagem influencia consideravelmente a quantidade de impactos que as garrafas vão sofrer durante o voo.

As melhores malas são aquelas que possuem um exterior rígido. Essas malas geralmente suportam quantidades maiores de peso, além de manterem o interior da bagagem intacto.

Levando em consideração que a maioria dos acidentes com transporte de bebidas ocorre pelo impacto com superfícies externas, uma bagagem com exterior resistente pode garantir a integridade das garrafas de vinho. 

Leve a bebida com a bagagem de mão

Além de utilizar uma mala resistente, é importante tomar o cuidado de levar a bagagem com as garrafas de vinho como bagagem de mão.

Acontece que o transporte de bagagens em voos e outros meios de transporte não costuma ser um serviço delicado. Muitas vezes as malas são danificadas pela falta de cuidado durante o transporte.

Normalmente a bagagem de mão recebe mais proteção. Isso acontece porque são os proprietários que guardam essas bagagens e por isso, tomam os devidos cuidados para evitar danos à mala e ao conteúdo.

Levar a bebida com a bagagem de mão também permite que o usuário tome medidas para proteger as garrafas.

Conheça e legislação do país de destino

Conhecer a legislação do país para onde você vai viajar também é importante para evitar o famoso “erro de proibição”. Acontece que alguns países contêm regras rígidas em relação a bebidas alcoólicas.

Dar atenção à legislação do país de destino pode ajudar a evitar prejuízos financeiros e até desconfortos diplomáticos.

É muito comum encontrar pessoas que viajaram com itens proibidos em alguns países e passaram por situações assustadoras. 

Mesmo sabendo que o vinho é uma das bebidas internacionalmente aceitas, é importante ter em mente que em alguns lugares até produtos de higiene pessoal são considerados ilícitos.

Compre em lojas Duty free

As lojas Duty free geralmente são aquelas localizadas na área de embarque dos aeroportos.

Comprar em uma loja duty free pode oferecer muitas vantagens. A primeira está relacionada à isenção de alguns impostos.

É possível comprar vinho e outros produtos sem a incidência de tributos. Além disso, essas lojas geralmente comercializam produtos que estão de acordo com as especificações técnicas das empresas de voo.

Por conta dessa praticidade, é possível comprar garrafas de vinho com conteúdo superior a 100 ml por recipiente. É por isso que muitas pessoas dão preferência para essas lojas.

Aplicar essas dicas para transportar vinho em viagens internacionais pode te ajudar a ter uma experiência tranquila, além de lhe dar a oportunidade de experimentar alguns dos melhores vinhos internacionais.