Conheça as zonas turísticas da Bahia com diferentes estilos e cenários

O estado oferece uma diversidade de paisagens que certamente vão te encantar

A Bahia é um dos maiores estados do Brasil e é o berço do seu descobrimento, possuindo muita história para contar. Por sua extensão, abriga diferentes paisagens, desde o sertão, passando por regiões serranas, até chegar ao seu vasto litoral.

O território da Bahia é dividido em 13 zonas turísticas, cada uma com suas características e especificidades. Nesta lista você vai conhecer alguns dos principais pontos turísticos da Bahia para você desbravar nas próximas férias.

Baía de Todos-os-Santos

Uma das principais zonas turísticas da Bahia é a Baía de Todos-os-Santos, que abriga a capital Salvador e mais 15 municípios que compõem o Recôncavo Baiano. Nesta região está localizada a maior baía brasileira, a Baía de Todos-os-Santos, que fica em Salvador.

Na capital, além de curtir belas praias, você pode aproveitar diversos programas diferentes: desfrutar do histórico Farol da Barra; fazer uma visita à Igreja do Bonfim e tirar a clássica foto com as fitinhas coloridas; visitar o Pelourinho, espaço rico em história e cultura e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO; e prestigiar a vista panorâmica do Elevador Lacerda.

Caminhos do Jiquiriçá

Adentrando a Baía de Todos-os-Santos em direção ao interior está o Vale do Jiquiriçá, lugar marcado pela presença de morros, rios, cachoeiras, flora e fauna exuberantes. É o destino ideal para a prática de esportes de aventura.

Caminhos do Oeste

Localizado na margem esquerda do Rio São Francisco está o Oeste Baiano. A região é um polo agrícola, sendo a principal produtora de grãos do Nordeste. É um lugar belíssimo, com cachoeiras, cavernas, vales, cânions e pinturas rupestres. É, portanto, também um sítio histórico.

Caminhos do Sudoeste         

No sudoeste da Bahia está localizada uma região com características únicas: uma faixa do semiárido com clima tropical suavizado pela relativa altitude do lugar. Essa é uma das áreas que registram as temperaturas mais amenas do estado. A região é marcada pelo plantio de café e ainda tem como atração paisagens naturais, com trilhas, rios e cachoeiras.

Caminhos do Sertão

Esse local é conhecido pelo clima e pela vegetação característicos do sertão. Abriga a cidade de Feira de Santana, também conhecida como a “Princesa do Sertão”, e vai até Canudos, palco de um importante fato histórico brasileiro: a Guerra de Canudos.

Nessa última região você pode visitar, além do Parque Nacional de Canudos, estâncias hidrominerais e um observatório astronômico.

Chapada Diamantina

Localizada na região central da Bahia, a zona destaca-se pela prática do ecoturismo em uma extensa área de preservação natural, o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A área é repleta de belezas naturais, como trilhas, grutas, cânions, cachoeiras, cavernas, e piscinas naturais.

Costa dos Coqueiros

As praias da Estrada do Coco, situadas no litoral norte baiano, atraem muitos turistas devido a suas belezas e sua tranquilidade. Elas são famosas por proporcionarem banhos de mar em águas calmas e quentes. A Costa dos Coqueiros ainda conta com a presença de lagoas e rios, que geram paisagens paradisíacas.

Costa do Dendê

A zona da Costa do Dendê é formada por praias, baías, ilhas, manguezais, restingas, nascentes, cachoeiras, lagoas, rios e estuários, formando cenários deslumbrantes. Seu nome vem da abundância de árvores de dendê, tempero que dá sabor à culinária baiana.

Costa do Cacau

Região famosa pelos romances de Jorge Amado e onde está a mais rica reserva de Mata Atlântica do Brasil. Nessa zona, história e natureza se misturam.

O local é repleto de belezas naturais, como praias, rios e manguezais, e é coberto por fazendas de cacau.

As cidades preservam a rica arquitetura dos tempos áureos, dos séculos XVIII e XIX, em que a exportação cacaueira era atividade primordial da economia brasileira.

Costa das Baleias

Localizada no Extremo Sul da Bahia, a Costa das Baleias é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas. Na região, destaca-se o Arquipélago dos Abrolhos, que possui uma excelente área para mergulho, além de oferecer a aparição de baleias jubarte.

Costa do Descobrimento

A zona foi onde os primeiros portugueses atracaram ao chegar no Brasil e foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, em 1999, por sua Reserva de Mata Atlântica. É uma região linda e cheia de história, cercada por diversos atrativos naturais como praias, baías, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis.

Lagos e cânions do São Francisco

Nesta zona está o maior cânion navegável do mundo, localizado no Rio São Francisco. No local, além de navegar pelo rio, é possível praticar esportes radicais, como os os famosos pulos de bungie jump do alto de pontes.

Vale do São Francisco

Nesta região são produzidos vinhos finos que dão um sabor especial à culinária sertaneja. O Vale é considerado o segundo polo de produção de vinhos no Brasil. São atrações desta zona: passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas, visitar adegas e conhecer de perto o preparo desta rica bebida.