Desentupidora: Quais são os passos para empreender
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Você sabia que as empresas de desentupimento realizam serviços como limpeza de uma fossa, desobstrução de tubulações e tubulações industriais?
Se você ainda não ouviu falar deste tipo de negócio, você deve saber que os serviços podem variar de custo, entre R$50,00 reais a R$50.000.
Por isso, decidimos criar um artigo sobre como abrir uma empresa de desentupimento.
Afinal, o que é uma empresa desentupidora

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Quando se leva em conta a flexibilidade do trabalho, a abertura de uma empresa desintupidora pode ser um negócio promissor. Desentupir de tubulações, banheiros, limpeza de fossas e detecção de vazamentos são alguns dos principais serviços prestados por se poder atender desde residências até grandes indústrias.
Há diferentes tipos de suporte e o equipamento também pode variar. O aramo é a ferramenta mais comum utilizada nos casos mais simples. Ferramentas como caminhões de vácuo automáticos e máquinas de desentupimento são necessárias para situações mais complexas.
Mercado no Brasil

O mercado de desentupimento no Brasil apresenta dados significativos para aqueles que querem se entrar neste tipo de negócio. Apenas em 2010, o setor movimentou 15 bilhões distribuídos em 14 mil empresas, com um crescimento anual de até 6%.
Como não há estudos específicos que avaliem dados sobre empresas desentupidoras, a melhor coisa a fazer é fazer uma pesquisa de mercado para a região escolhida.
Como abrir uma desentupidora?
Por ser um serviço externo, a empresa só precisa de uma estrutura que atenda o setor administrativo. É necessário ter uma garagem ou galpão para armazenar o equipamento.
Quais são os equipamentos necessários para trabalhar como desentupidora
De acordo com o SEBRAE, as principais ferramentas para este negócio são:
- Caminhão com equipamento de auto vácuo: custa em média, R$150.000 a R$230.000;
- Furgão utilitário: custa em média, De R$40.000 a R$90.000;
- Máquinas rotativas de desentupimento: em média, R$5.000 a R$7.000;
- Máquinas de água sob pressão – De R$5.000 a R$6.500;
- Equipamentos e instrumentos diversos – De R$5.000 a R$10.000.
Veja também: Negócios para abrir com pouco investimento.
Defina seus serviços
Nem sempre é possível iniciar um negócio que atenda a todas as exigências do setor, por isso é importante definir isto com antecedência.
Além do serviço, este tipo de empresa também oferece serviços de limpeza de fossas, reservatórios e detecção de vazamentos.
Se você fizer isso, estará agregando mais valor ao seu negócio e poderá atingir ainda mais clientes, aumentando sua receita e tornando-se uma referência no segmento.
Para ajudá-lo a tomar uma decisão, elaborei uma lista de alguns dos serviços que você pode oferecer para começar a ganhar dinheiro com uma empresa de desentupimento.
- Limpeza de fossa;
- Desentupimento de pia
- Limpeza de caixa d’água e tanque;
- Limpeza de reservatórios;
- Desentupidora de tubulação industrial;
- Desentupidora de fossa;
- Detecção de vazamento;
- Desentupimento de canos;
- Desentupidora de colunas;
- Desentupimento de esgoto;
- Limpeza de caixa de gordura;
- Desentupimento de ralo;
- Desentupimento de vasos sanitários.
Burocracia
Um passo importante é contratar uma empresa de contabilidade.
O descarte de resíduos é outro detalhe que precisa ser considerado, já que ele irá contrastar entre o desentupimento residencial e limpeza de fossas.
O lixo pode ser deixado em um local de coleta comum para fins de desentupimento residencial. A limpeza de fossa exigirá que o empresário entre em contato com a prefeitura, para que seja possível saber quais são os locais indicados para este tipo de descarte.
Investimento
Segundo o Sebrae, o investimento para abrir uma desentupidora irá variar entre R$183.390,00 a R$383.250,00. Esses valores deverão ser distribuídos para compra dos equipamentos de desentupimento, utensílios de escritórios e aluguel.
Divulgue o seu serviço
Montar uma estrutura e ter o melhor equipamento não garante que você terá clientes. Você deve divulgar o seu serviço em sua região.
Isso pode ser feito de várias formas:
- Outdoors, banners e placas espalhados em locais estratégicos;
- Ter seu próprio site;
- Plotagem no seu próprio carro;
- Panfletagem;
- Anúncio em grupos de venda e de serviços no Facebook da sua região;
- Boca a boca;
- Perfil no Instagram;
