Diferença entre construtora, incorporadora e imobiliária

Você sabe diferenciar os trabalhos de uma construtora, de uma incorporadora e de uma imobiliária? Entenda mais sobre esses conceitos e saiba a quem recorrer!

Construir sua própria casa é algo muito prazeroso — apesar dos diversos estresses que uma obra traz. No entanto, é importante pensar nos custos que vão além dos materiais de construção, como documentação do imóvel, juros de financiamento, taxa do negócio imobiliário, entre outros.

Obra dá dor de cabeça? Sim! Porém, precisamos olhar para o todo e colocar na balança os prós e os contras dessa decisão. E, convenhamos, nada melhor do que morar naquilo que é seu, não é mesmo?

Para realizar o sonho da casa própria, você pode optar por uma construtora, uma incorporadora ou uma imobiliária. Você achava que era tudo a mesma coisa? Claro que não! Existem diferenças entre esses negócios e nós mostramos para você quais são elas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que faz uma construtora?

Como o nome já diz, a construtora é a empresa responsável por executar as obras, seja de uma casa, seja de um empreendimento. Nesse sentido, ela tem a liberdade para realizar a contratação dos trabalhadores que ajudarão na construção. Seu principal objetivo é garantir que a obra será entregue dentro do prazo estipulado, sem prejudicar a qualidade da construção.

Ao contratá-la, a construtora disponibilizará um engenheiro,  para acompanhar o andamento da obra, e demais colaboradores, como pedreiro, ajudantes etc. Tanto o engenheiro quanto a construtora precisam estar registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Isso é lei, portanto, não pode ser mudado.

Vale destacar que seu papel é executar a obra, apenas. Portanto, ao contratar uma construtora, você precisa ter em mãos o planejamento do projeto. Depois, você também deve divulgar a venda do empreendimento, se assim desejar.

O que faz uma incorporadora?

A incorporadora é responsável por articular o negócio imobiliário. Ou seja, ela formaliza as documentações e define as responsabilidades de cada parte envolvida, como os proprietários, nas assembleias e convenções condominiais.

Em suma, podemos dizer que é a incorporadora que analisará a viabilidade de um empreendimento, levando em consideração a estrutura do projeto. Além disso, ela é responsável por conseguir todos os alvarás e licenças necessárias para a comercialização do imóvel.

Portanto, encontrar um financiador, adquirir o terreno, contratar uma construtora, divulgar o empreendimento e organizar o processo de vendas é função da incorporadora.|

O que faz uma imobiliária?

A imobiliária tem como objetivo oferecer a você todo o suporte necessário para facilitar o processo de locação, de compra, de venda ou de qualquer outro tipo de negociação imobiliária. Sua função é oferecer comodidade e segurança no momento das negociações e da assinatura de contrato.

Muitas pessoas pensam que contar com uma imobiliária nos processos é oneroso, porém, é importante levar em consideração as vantagens que ela oferece no momento das negociações. Estamos falando de:

  • otimização de tempo;
  • transparência;
  • maior visibilidade;
  • expertise dos profissionais;
  • facilidade para lidar com as burocracias dos processos etc.

Por exemplo, se você tem um imóvel para alugar, a imobiliária garantirá que, ao fim 

do contrato, o inquilino deverá devolver o imóvel do mesmo jeito que estava quando ele entrou nele pela primeira vez para morar. 

Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade no sentido de saber que o imóvel não será depredado ou mal cuidado.

Construir, reformar ou até mesmo alugar são processos que exigem muita dedicação, atenção e cuidado. Portanto, nada mais eficaz do que contar com o auxílio de profissionais especializados na área para garantir que nada sairá do controle.

É claro que existem situações que, mesmo com a contratação de profissionais, poderão surgir transtornos e estresse, mas esse risco diminui muito quando você contrata a empresa certa e de credibilidade no mercado. Para ter certeza da contratação, procure a opinião de antigos clientes e analise o feedback deles em relação aos prazos e à qualidade das entregas.