Entenda os tipos de marketing que podem agregar para o crescimento de sua empresa!

Hoje, não basta mais só fazer um bom trabalho, é necessário divulgá-lo, mostrá-lo para o mundo e atrair mais pessoas para perto de você, para isso, contamos com um grande e fiel aliado, o marketing empresarial.

Além de só entregar um bom serviço ou produto, as empresas precisam se preocupar com a forma como estão divulgando sua marca e negócio. 

Se você já tem um negócio ou pretende abrir um, este artigo é para você. Vamos abordar desde o conceito de marketing até a importância dele e os tipos que existem, com exemplos práticos para fazer você entender ainda mais sobre este mundo. 

Tudo para auxiliar você e seus colaboradores a alcançarem os resultados que esperam.

O que é marketing?

O marketing é a arte de explorar, criar e entregar serviços ou produtos com valor e qualidade para pessoas físicas ou empresas. 

O marketing te permite criar algo do zero e ainda trabalhar na divulgação e expansão deste negócio.

Se você pretende abrir um negócio que venda serviços de Portaria, saiba que desde o momento em que você tem a ideia, até a criação e venda do produto, tudo isso é marketing. 

É todo o processo que acompanha a criação de um novo produto ou serviço no mercado.

Para que serve o marketing?

O marketing serve para te fazer entender e saber quais são as vontades e desejos dos seus possíveis clientes, e assim, criar exatamente o que eles querem. 

Claro que a sua criação não pode deixar de lado a qualidade e valor que dará aos seus compradores, um produto ou serviço sem valor não cativa clientes para comprar novamente de você ou indicá-lo para outras pessoas.

O marketing te permite saber, por exemplo, quantas pessoas na sua cidade estão a procura de uma decoração de gesso para sala, assim, você já sabe qual é o desejo e a procura das pessoas, podendo criar algo inovador e de qualidade para atraí-los. 

Quais os tipos de marketing que existem?

Para deixá-lo ainda mais a par sobre o marketing, separamos os tipos mais usados em diversas empresas e negócios. 

Esses exemplos vão te ajudar a entender mais ainda a importância do marketing e a facilidade de implementá-lo no seu médico para ter resultados incríveis.

1- Marketing de Conteúdo

Dentro do marketing, uma das estratégias mais usadas é o funil de vendas, que corresponde a níveis de conhecimento que o seu possível cliente pode ter sobre o seu produto.

E esse conhecimento precisa começar com informação, e para isso, utilizamos o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é focado na produção de algum conteúdo informativo e de valor para os seus clientes. 

Antes de divulgar o seu produto ou serviço, você precisa mostrar que tem autoridade e domina o assunto do seu produto, por isso, o marketing de conteúdo é a melhor opção para fazer isso. Como e onde você pode fazer esse conteúdo?

2 – Blogs

Blogs ainda continuam sendo uma ótima opção de marketing de conteúdo, pois se uma pessoa não consegue acessar um vídeo no YouTube ela irá pesquisar sobre a dúvida que está tendo no Google.

Sendo nesse ponto que o blog da sua empresa pode aparecer para resolver o problema dela.

Por exemplo, se você for dono de uma empresa que disponibiliza postos de coleta de lixo eletrônico, pode produzir um post no seu blog explicando como estes postos são feitos, ou para onde vai o lixo coletado.

O foco do marketing de conteúdo é informar os seus clientes acima de tudo, é mostrar para eles que você domina aquele tipo de assunto e é capaz de oferecer um produto ou serviço de qualidade para eles. 

3 – Redes Sociais

É quase impossível conhecer uma pessoa que passe o dia inteiro sem dar aquela olhada no Instagram, Facebook, YouTube ou qualquer uma das várias redes sociais que temos ao nosso dispor todos os dias.

Muito mais do que entretenimento e humor, essas redes também podem disponibilizar informações e serviços de qualidade, como o seu, por exemplo.

Por isso, produzir conteúdo de valor para seus seguidores nas redes sociais também faz toda a diferença para que eles sejam ainda mais informados sobre o seu negócio.

Ainda por cima, as redes sociais te ajudam a conquistar mais seguidores e possíveis clientes, são muitos benefícios em um lugar só. 

Se você é um coach, por exemplo, pode produzir um post no seu Instagram explicando o que é um coach para empresários, o que ele faz e quais as mudanças e benefícios que ele pode trazer para quem o contrata. 

Dessa forma, você informa os seus seguidores sobre o seu trabalho e ainda aproveita para divulgar o seu serviço, que tem grandes chances de ser contratado se a pessoa conhece-lo melhor. 

No YouTube, que é outra rede social em que as pessoas sempre procuram soluções para suas dúvidas.

Você pode produzir um vídeo explicando quais são os tipos de licenciamento microsoft que existem no mercado e que podem ajudar pessoas que estão passando por alguma dificuldade em relação a isso.

4 – E-mail Marketing

O famoso e querido e-mail marketing. Ele é toda a comunicação entre a empresa e o cliente por meio do e-mail, conteúdos informativos, newsletter, promoções e descontos.

A melhor forma de conseguir o e-mail do seus clientes é oferecer uma newsletter para eles nos seu blog, uma newsletter é um boletim informativo, são conteúdos de valor que você pode oferecer gratuitamente para seus clientes. 

Quando eles assinam essa newsletter no seu blog, você tem em mãos o e-mail do seu cliente para enviar diversos textos, promoções e lançamentos da sua marca.  

Um exemplo para você entender ainda mais, caso você seja o dono de uma autoescola, pode enviar no e-mail dos seus clientes um texto falando sobre a CNH especial, como ela funciona, quais os benefícios, o que a pessoa precisa fazer para tê-la.

Dessa forma, você informa o seu cliente sobre algo que possa ser de extrema importância para ele, e ainda aproveita para divulgar o seu trabalho ao mesmo tempo.

5 – Marketing Pessoal

Mesmo que o seu foco seja alavancar os resultados da sua empresa e trazer ainda mais visibilidade para o seu negócio, você não pode esquecer de trabalhar com o marketing da pessoa que está por trás de todo esse trabalho e esforço, você.

O marketing pessoal é quando o profissional consegue juntar suas habilidades e qualificações para aumentar ainda mais a notoriedade de seu negócio, e ainda por cima, criar uma marca própria, a sua. 

Por exemplo, se você é dono de uma empresa de limpeza, deve saber e entender o por que você abriu esse tipo de negócio, o que te motiva a continuar com ele e quais os resultados você espera. 

Quando estes pontos são bem definidos, você consegue construir uma personalidade para o seu negócio e para você, pois você saberá o que prezar para fazer da sua empresa um sucesso. 

Por que o marketing é tão importante?

Após conhecer o conceito de marketing, para o que ele serve e quais os tipos que existem, você deve estar se perguntando qual a importância dele e por que fazer tudo isso dentro da sua empresa. 

O marketing te proporciona uma comunicação efetiva com o seu público-alvo, ele te permite conhecer as pessoas que adquirem o seu produto e entender o que se passa na cabeça delas. 

Afinal de contas, o que adianta vender e vender sem saber para onde o seu produto está indo e o que as pessoas estão pensando sobre ele?

Se você é o proprietário de uma empresa de limpeza predial terceirizada, por exemplo, precisa entender todas as etapas de produção e venda do seu produto, onde ele está chegando e o que as pessoas estão achando da qualidade e inovação que ele apresenta. 

O marketing te proporciona isso, e é esse feedback que te permitirá crescer e fazer do seu negócio um sucesso absoluto.  

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você, empreendedor ou colaborador. 

Que as dicas apresentadas aqui possam mudar a sua forma de enxergar o marketing e a relação dele com o sucesso do seu negócio.

Mais do que só vender, é necessário criar um relacionamento com os seus clientes e fazê-los entender o motivo de fazer o que faz, e assim, entregar um produto de qualidade e valor que pode mudar a vida de muitas pessoas.