Home office: benefícios de ter um pet para quem trabalha em casa

Você se pergunta qual o significado de sonhar com gato ou cachorro frequentemente? Talvez seja porque você queira muito ter um pet em casa, mas não tem – ou não pode ter por alguma razão. Se é o seu caso, saiba que existem muitos benefícios de ter um pet para quem trabalha em casa. Isso mesmo: se você for um freelancer ou estiver trabalhando de casa nos últimos meses, ter um animalzinho no seu lar pode ser muito benéfico.

É claro que, em muitos casos, nem sempre o pet ajuda no seu trabalho. Quem ficou de Home Office nesta pandemia do novo coronavírus (grande parte dos trabalhadores brasileiros ficaram), pôde ver muitos exemplos de situações em que os animais de estimação roubaram a cena em uma reunião via Zoom, por exemplo. Mesmo quem não tem pet em casa deve ter visto algum colega sofrendo com um gato passando na frente da câmera ou um cachorro latindo durante uma apresentação.

Mas além desses “problemas”, existem benefícios de ter um pet para quem trabalha em casa? Se sim, quais são? Aprenda a seguir!

5 benefícios de ter um pet para quem trabalha em casa

1. Redução de estresse

O dia a dia do trabalho pode ser bem estressante, muitas vezes a ponto de causar burnout e até problemas de saúde como doenças cardíacas e úlceras. Ter um animalzinho em casa ajuda a relaxar e respirar fundo quando os problemas de trabalho começarem a acumular.

Fazer uma pausa de vez em quando para cuidar de seu pet também ajuda a descansar a mente e voltar o corpo no estado de relaxamento.

2. Melhora na saúde mental

Há muitos estudos que mostram que a presença de animais de estimação reduz e previne depressão, ansiedade, crises de pânico e outros problemas de saúde mental e emocional que afetam principalmente trabalhadores que têm de lidar com muitos conflitos e altas expectativas diariamente. 

Se você sofre ou suspeita que tem alguma dessas doenças, estude ter um animalzinho que traga conforto emocional, além de passar com um especialista para buscar o tratamento adequado.

3. Aumento na produtividade

Você sabia que, em média, um brasileiro leva 1 hora para fazer o que um americano faz em 15 minutos? É claro que, na prática, as coisas não funcionam assim, mas o número serve para indicar a diferença de produtividade entre os dois países.

Existem muitos motivos que explicam essa diferença de produtividade, desde equipamentos mais modernos do lado de lá até maior valor agregado natural nos itens feitos nos EUA.

Mas uma arma que o brasileiro tem para virar esse jogo é ter bichos em casa. Porque sim: eles ajudam na produtividade.

Em primeiro lugar, os animais ajudam a manter as pessoas mais felizes e engajadas com a vida, o que naturalmente já reflete em maior produtividade. Em segundo lugar, eles ajudam a manter uma “rotina” dentro do trabalho em casa, já que sempre há a hora da comida, de levar para passear, etc. Isso ajuda a manter uma estrutura de horário mais produtiva no trabalho.

4. Melhora no condicionamento físico

O trabalho de escritório pode ser muito danoso para o corpo, por ter de ficar na mesma posição por diversas horas. A posição da cadeira e da mesa nem sempre é a ideal, e acaba por sobrecarregar a lombar, coluna, pernas e braços. Uma forma de prevenir danos a longo prazo, é a prática de alongamento, em intervalos de 2 a 3 horas de trabalho, para descansar os músculos, e a prática de atividades físicas para fortalecer o corpo.

Infelizmente, nem sempre a demanda de trabalho permite fazer essas pausas, mas ter um animal de estimação pode dar um incentivo para que a sua saúde corporal seja colocada em prioridade. Isso porque o pet também precisa se exercitar para gastar energia, sendo ele cachorro ou gato. E se você não se sentir disposto para fazer exercícios algum dia, o seu bichinho irá te lembrar que está na hora do passeio, mesmo se a preguiça bater.

5. Mais felicidade

Ter um pet que é seu companheiro traz também felicidade. Trabalhar em home office pode ser solitário, já que não há companheiros de trabalho ao seu lado, e você acaba por passar o dia inteiro, até a noite inteira, sem conversar com alguém que não seja através de um teclado e uma tela.

Um animal de estimação faz companhia, interage, brinca, e demonstra afeto em situações que, sem ele, talvez a tristeza levasse a melhor.

Agora que você já viu os benefícios de ter um pet para quem trabalha em casa, provavelmente deve ter ficado com ainda mais vontade de ter um animal de estimação no seu lar, seja um cachorro, seja um gato, aves ou qualquer outro bichinho. No entanto, é importante ter em mente que trata-se de uma vida e que, portanto, é seu dever cuidar não só da alimentação dela, mas também de sua saúde mental e física. Isso inclui muita responsabilidade, claro, mas também muito amor e carinho nessa jornada.

Gostou do conteúdo? Então conte para a gente abaixo: qual animal de estimação você quer ter?