Marketing para clínicas: como atrair mais pacientes usando o Google

O marketing para clínicas é o caminho ideal, o que melhor entrega resultados, em se tratando de dois objetivos:

  1. Atrair visitantes ao site da clínica e às suas redes sociais;
  2. Converter tais visitantes do site em pessoas que vão à clínica conhecê-la e na sequência se tornam pacientes, fazendo no estabelecimento consultas, exames e tratamentos.

Não é segredo, nem tampouco milagre: o marketing para clínicas consiste em um conjunto de práticas de comunicação e convencimento que já se provaram eficazes há muito tempo.

Não há mais dúvidas se o marketing para clínicas, em especial o marketing digital, funciona ou não: ele funciona, isso já está demonstrado. Mas precisa ser feito por quem, simultaneamente, entenda de marketing digital e conheça o suficiente de medicina para produzir bom conteúdo.

Médicos (cirurgiões plásticos, por exemplo) são excelentes em se tratando de sua área de atuação, a medicina – mas não, geralmente, em se tratando do marketing em suas diversas formas.

Não há nada de errado nisso, muito pelo contrário: a medicina é uma profissão que exige nada menos do que, justamente, a excelência por parte de seus praticantes. Seria injusto esperar que médicos também estudassem e entendessem de marketing. Esses profissionais cuidam de e salvam vidas humanas. É nisto que precisam ser mestres.

Para a realização do marketing para clínicas, existem as empresas voltadas ao marketing digital – várias delas, aliás, especializadas no marketing digital de clínicas médicas, e também de consultórios, hospitais e demais centros de saúde.

Investindo em ações de marketing para clínicas

Uma das maneiras mais eficazes e inteligentes de aumentar a quantidade de clientes em sua clínica via marketing digital é usando o Google, o mais importante motor de buscas da internet.

Investir em ações de marketing para clínicas será essencial para que os profissionais de saúde possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo – e o Google é o campo onde estas ações se dão.

Por exemplo: digamos que alguém esteja precisando, com urgência, de uma cirurgia de enxaqueca. Talvez nem saiba que existem cirurgias específicas para este mal, mas sabe que as dores de cabeça que vem sentindo não são normais, e quer se ver livre delas.

Ao digitar a palavra “enxaqueca”no Google, a pessoa pode receber como primeira opção de link o site de sua clínica; para tanto, ele deve conter textos escritos por um profissional da comunicação que, de quebra, entenda o suficiente de medicina para que eles sejam tecnicamente corretos.

Usando o Google para atrair mais pacientes

Vamos revelar, agora, as 4 principais dicas de uso do Google para atrair mais clientes à sua clínica:

  • Tenha um blog no site de sua clínica. Ele será o espaço onde você colocará constantemente conteúdo inédito sobre sua área de atuação. Quanto mais conteúdo novo, melhor posicionado seu empreendimento aparecerá nas páginas do buscador;
  • Peça à agência de marketing digital que use técnicas de SEO na confecção dos posts. SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de protocolos de escrita que destacam um texto na web. Recorra a ele.
  • Além do site, crie páginas nas mídias sociais para sua clínica. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, às vezes, até o TikTok são bons locais para fazer a divulgação de seu negócio. O LinkedIn, inclusive, é aberto para buscas via Google;
  • O marketing para clínicas é necessário, mas faça-o com responsabilidade. Lembre-se: a publicidade de estabelecimentos de saúde é permitida, mas precisa seguir as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina) estabelecidas para tanto. Uma boa agência de marketing digital terá profissionais especializados na área, que conhecem tais normas.

A saúde de seus pacientes está em suas mãos. Já o sucesso de sua clínica pode vir de uma sólida parceria com uma agência de marketing digital. Invista nisto!