Melhores destinos para viajar e entrar com facilidade
Conheça países em que a entrada do brasileiro é facilitada.
Melhor que viajar para um destino bonito, desejado e cheio de história para conhecer, é ir até um lugar que envolve menos burocracia. Afinal, uma das questões envolvendo viagens internacionais é toda a papelada e os documentos que são exigidos para conhecer algum destino — o que pode ser uma tremenda dor de cabeça.
No entanto, há destinos que são bem mais fáceis de conhecer. Em alguns, você não precisa se preocupar com o visto, apenas em garantir o seu seguro viagem Portugal, por exemplo. Abaixo, conheça a lista com alguns dos melhores países para conhecer nessas condições.
Portugal
Portugal é um dos países que faz parte do chamado espaço Schengen, um tratado que envolve 26 países no qual não há o controle das fronteiras internas. Ou seja, o trânsito entre as pessoas não é controlado nas fronteiras internas — esse controle acontece entre um país que faz parte do acordo e um que não faz.
Com isso, é permitido aos brasileiros visitar Portugal por um período de até 90 dias, e isso pode acontecer uma vez por semestre. Lá, é possível conhecer cidades históricas, como Lisboa e Porto, ou se encantar com as belezas paradisíacas da Ilha da Madeira.
Os documentos obrigatórios incluem bilhete de ida e volta do voo, comprovante de reserva do hotel e passaporte com validade superior a três meses ao período de estadia. Ainda são exigidos seguro saúde para despesas médicas e comprovantes financeiros que incluem um valor de 75 euros para cada entrada no país e mais 40 euros diários por pessoa para cada dia de permanência.
França
Também integrante do espaço Schengen, a França é outro país que não necessita de visto de brasileiros. O país é um dos principais centros culturais da Europa e só em Paris é possível conhecer locais icônicos como o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a Champs-Élysées e a catedral de Notre-Dame. O país também tem outros pontos turísticos importantes, como as cidades de Lyon, Marselha e a região da Riviera Francesa.
Os documentos exigidos são semelhantes ao da entrada de Portugal. Seguro-saúde, passagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia, comprovante de hospedagem e passaporte com validade superior a três meses da data de saída da França. Já o comprovante de meios financeiros é com um valor maior do que em Portugal: 120 euros por dia.
Espanha
Outro país da Europa que faz parte do espaço Schengen e oferece facilidade para entrada dos brasileiros é a Espanha. O país tem algumas das cidades turísticas mais bonitas e históricas do continente, como Granada, Toledo, Sevilha e Santiago de Compostela, que recebe peregrinos de todo o mundo. Isso sem contar cidades maiores e muito ricas culturalmente, como Barcelona, Valência e Madrid.
Para entrar no país, são necessários alguns documentos. Entre eles estão as passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem dentro do período do espaço Schengen e um passaporte que tenha validade de até três meses após a data de fim para deixar o espaço Schengen. Além disso, também é necessário um seguro-saúde que cubra todas as despesas médicas e a comprovação de meios financeiros com um valor mínimo diário de 90 euros.
Chile
Também é possível encontrar facilidade para conhecer países muito mais próximos que os europeus. É o caso do Chile, que mesmo não fazendo parte do Mercosul, oferece facilidade para entrada do brasileiro em seu espaço. Assim, é uma ótima oportunidade de conhecer as belezas do país, que incluem suas famosas vinícolas e cidades como Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, além da Ilha da Páscoa.
Nesse caso, a entrada no país exige passaporte ou um RG válido em bom estado de conservação, além de foto atual. O seguro viagem não é obrigatório, mas é recomendado providenciar um, já que não há acordo de saúde pública entre Brasil e Chile e o sistema de saúde chileno é pago. O comprovante financeiro aqui é mais em conta: ele deve ser de um valor mínimo de 46 dólares por dia.
Argentina
Por fim, outro vizinho que também é muito fácil de conhecer é a Argentina. Além de Buenos Aires, lindíssima e cheia de história, também existem outros destinos superchamativos, como Bariloche, a região da Patagônia e Mendonza.
Por fazer parte do Mercosul, não é necessário passaporte para entrar no país. Apenas o RG é suficiente, desde que ele tenha uma foto atual e esteja em bom estado. O turista pode ficar por até três meses, mas atenção: não é aceito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para entrar no país.
