Micropigmentação capilar: uma nova onda

Perder o cabelo não é nada fácil e divertido.

Para muitos homens, o momento em que percebemos que nossos folículos estão diminuindo é o começo do fim da nossa autoestima.

A realidade é que estamos longe de estar sozinhos nessa luta: em um estudo, 42% dos homens entre 18 e 49 anos apresentaram queda de cabelo moderada a extensa. Então, embora pareça cruel, há conforto nos números.

O fato de a queda de cabelo ser tão difundida explica o grande número de métodos e soluções preventivas agora à nossa disposição: desde Minoxidil e xampus especializados até transplantes capilares completos; as opções são inúmeras.

Crescendo em popularidade nos últimos anos, no entanto, tem sido a Micropigmentação Capilar:

Também conhecido como ‘tatuagem de cabelo’, a Micropigmentação Capilar restaura as linhas do cabelo recuadas, engrossa o cabelo restante e esconde as cicatrizes do transplante.

Bem, a resposta curta é que oferece uma solução de aparência altamente realista para o problema da calvície com grande confiabilidade e relativa facilidade.

Por que perdemos o cabelo?

Há, fundamentalmente, uma série de razões pelas quais os homens perdem o cabelo. Na maioria dos homens (e mulheres) que sofrem dessa maneira, a realidade é que vários fatores provavelmente estão trabalhando juntos contra você.

O envelhecimento inevitavelmente afina o cabelo para a maioria dos homens, além de torná-lo grisalho em muitos casos. Mas existem inúmeras outras causas, como: Genética, Estresse e trauma, Estilo de vida e nutrição pobres

O que é Micropigmentação Capilar?

Embora existam algumas evidências que sugerem que práticas semelhantes foram usadas desde 1970, a micropigmentação do couro cabeludo, como a conhecemos hoje, começou em 2002, antes de ser disponibilizada ao público em 2006.

Como funciona a Micropigmentação Capilar?

Usa-se microagulhas para ‘tatuar’ o pigmento no couro cabeludo – às vezes são chamadas de tatuagens de folículos capilares porque criam a aparência de minúsculos folículos capilares.

A ideia é restaurar a aparência de uma cabeça de cabelo mais cheia, ‘preenchendo’ os espaços onde o desbaste começou. O procedimento replica seus folículos capilares naturais enquanto fortalece e adiciona densidade às áreas de desbaste.

A Micropigmentação Capilar em Limeira é notável porque não é apenas bom para homens com calvície masculina grave e afins, mas também homens (e mulheres) que têm apenas pequenos problemas de desbaste e querem se dar um pequeno impulso estético.

Quanto tempo dura?

De um modo geral, dura de 4 a 6 anos antes que o paciente precise de qualquer retratamento adequado.

Embora desvaneça, desaparece excepcionalmente lentamente, tornando-se uma solução essencialmente permanente.

Como é fazer a Micropigmentação Capilar?

Em  todos os casos, são necessários pelo menos alguns tratamentos separados para obter um efeito consistente e duradouro.

Normalmente, isso é dividido em três sessões separadas, embora o tempo real possa variar dependendo da extensão da sua perda de cabelo, do estilo que você precisa e de outros fatores.

Micropigmentação Capilar dói?

Embora a maioria dos pacientes sinta um leve desconforto durante o procedimento – especialmente em seus estágios iniciais – o desconforto geralmente se torna mais tolerável à medida que a sessão avança.

Algumas áreas do couro cabeludo têm terminações nervosas muito mais densamente compactadas do que outras, mas a maioria dos pacientes se concentra nos benefícios do tratamento e não em qualquer desconforto que possam sentir.

A linha inferior, no entanto, é que a Micropigmentação Capilar em Limeira dói menos do que ter uma tatuagem regular e muito menos do que um transplante de cabelo. Os anestésicos geralmente estão disponíveis para anestesiar o couro cabeludo, embora muitos homens optem por ficar sem eles.

Pós tratamento da Micropigmentação Capilar

Não há tempo de inatividade ou período de recuperação após um tratamento de micropigmentação capilar, embora uma leve vermelhidão na pele de cada sessão de tatuagem possa durar entre 24 e 48 horas.

Muitos pacientes retornam ao trabalho no dia seguinte, e o cronograma básico entre os tratamentos é de sete dias. No entanto, é importante tomar algumas precauções simples a curto prazo:

  • Por pelo menos 5 dias, você precisará evitar exercícios pesados ​​ou tensão, o que pode causar transpiração.
  • Após quatro dias, você deve começar a hidratar a área tratada – embora seja importante ser gentil!
  • Após cerca de 10 dias, a maioria dos homens pode se barbear com uma lâmina de barbear, mas você precisará voltar a usá-la para evitar qualquer dor indesejada!
  • Por cerca de 28 dias, você precisará evitar nadar e ficar longe do sol direto (após esse período, ainda precisará usar protetor solar forte para evitar o desbotamento)

Como ele se compara a outros tratamentos capilares?

A micropigmentação do couro cabeludo está entre os mais novos tratamentos para queda de cabelo disponíveis hoje e, como mencionado, tem crescido constantemente desde que foi introduzido ao público em geral. A abordagem de “tatuagem de cabelo” é única quando comparada a outros tipos de tratamentos para queda de cabelo.

A verdade é que a melhor maneira de entender se é a solução certa para você é compará-lo com as outras opções da tabela. Os tratamentos incluem medicamentos, xampus para queda de cabelo, cirurgia e até perucas e apliques, entre outros produtos para o crescimento do cabelo .

Medicamentos

Os homens usam medicamentos para tratar a queda de cabelo há muitos anos. Os tipos mais populares de medicamentos são Minoxidil e Finasterida; ambos têm a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) e ambos têm seus próprios benefícios e problemas.

Minoxidil

Também conhecido como Rogaine, o Minoxidil é um produto de venda livre que vem em líquido ou espuma que você aplica no couro cabeludo duas vezes ao dia.

Minoxidil foi introduzido pela primeira vez como um medicamento oral para tratar a pressão alta. Um de seus efeitos colaterais, no entanto, foi que causou o crescimento do cabelo – e daí nasceu a solução tópica de Minoxidil para tratar a queda de cabelo.

O minoxidil funciona estimulando os folículos capilares a fazer crescer o cabelo no couro cabeludo, mas também em qualquer parte do corpo. Alarga os vasos sanguíneos, o que permite que oxigênio, sangue e nutrientes adicionais fluam para os folículos capilares.

Leva muito pouco tempo para aplicar Minoxidil em sua cabeça. Os usuários devem esperar pelo menos oito horas entre as aplicações e aplicar a espuma ou o líquido uniformemente em todo o couro cabeludo.

Os resultados variam para diferentes indivíduos, mas a maioria dos usuários relata ver resultados dentro de dois a seis meses.

Cirurgia de Transplante Capilar

A cirurgia de transplante capilar envolve mover o cabelo que você já possui e transplantá-lo para uma área do couro cabeludo onde não há cabelo ou cabelo ralo. 

O procedimento para transplante de cabelos é o mesmo para ambos os métodos. Os enxertos são inseridos em orifícios criados no couro cabeludo por um bisturi ou agulha. O tratamento típico de transplante capilar dura de quatro a oito horas.

Outros tipos de procedimentos de transplante capilar incluem cirurgia de retalho, expansão de tecido e redução do couro cabeludo. Esses tipos de cirurgias podem ser usados ​​isoladamente ou em combinação para proporcionar os melhores resultados para cada paciente.

A Microcapilar Campinas– líder regional em São Paulo em micropigmentação do couro cabeludo – seria uma boa escolha. 

A fase de consulta será essencial neste caso

Conclusão

Então, aí está: espero que agora você tenha uma compreensão completa de como a Micropigmentação Capilar funciona e uma noção se é para você.

Adoraríamos ouvir seus pensamentos:

Você já deu uma chance a Micropigmentação Capilar? Você consideraria isso agora que já ouviu um pouco mais sobre isso? E o que você acha?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!