O novo negócio que trouxe mudanças para o mercado digital

O novo negócio que trouxe mudanças para o mercado digital

Já faz algum tempo que as compras através da internet começaram a se popularizar, e com o aumento na quantidade de vendas, os métodos de venda online também mudaram. 

Sabendo disso, vamos entender o que é marketplace e como funciona esse negócio online.

Os marketplaces estão entre os negócios virtuais mais populares que existem, e esses negócios trazem diversas vantagens para quem compra pela internet e para quem vende também.

Essas mudanças no formato dos negócios digitais são fruto do aumento na quantidade de usuários. De acordo com algumas fontes e gerenciadores de tráfego, hoje mais de 50% da população mundial tem acesso à internet.

Essa grande quantidade de usuários faz com que as plataformas de vendas precisem passar por ajustes e tenham que se reinventar constantemente. 

Vamos entender como os marketplaces estão revolucionando o mercado de vendas online e quais as vantagens deles.

O que é marketplace?

Antes de entender como os marketplaces estão afetando as vendas através da internet, vamos entender o que são os marketplaces. O termo “marketplace” é uma expressão da língua inglesa, utilizado para se referir a centros comerciais.

Os marketplaces são plataformas de e-commerce onde vários empreendedores podem oferecer os seus produtos de uma só vez. Diferente dos e-commerces tradicionais que funcionam como lojas individuais, essas plataformas agrupam vários vendedores.

Nós podemos comparar os marketplaces a verdadeiros shoppings virtuais. Essas plataformas conseguem agrupar uma infinidade de produtos, e com isso atraem a atenção de muitos compradores que desejam economizar tempo e dinheiro.

Como funciona o sistema de marketplace?

Agora que você já sabe o que é marketplace, vamos entender como essas plataformas funcionam.

Desde que a internet começou a se popularizar a partir do final da década de 90, um número considerável de pessoas começou a utilizar essa ferramenta de comunicação, e com isso, muitos empreendedores viram a oportunidade de criar lojas virtuais, os e-commerces.

Essas lojas até hoje são utilizadas e facilitam a vida das pessoas que desejam comprar sem sair de casa, ou com mais comodidade. Entretanto, um desafio que todo proprietário de e-commerce enfrenta, é o de atrair pessoas para suas plataformas de venda.

Pensando nisso, e se espelhando nas estratégias de vendas físicas, alguns desenvolvedores tiveram a ideia de criar plataformas onde diversas lojas pudessem vender seus produtos ao mesmo tempo, uma espécie de centro comercial eletrônico.

Os marketplaces funcionam dessa forma, atraindo uma grande quantidade de pessoas, por oferecer uma grande quantidade de produtos.

Quais são as vantagens do marketplace para os empreendedores

Pessoas que não sabem o que é marketplace e como eles funcionam, talvez não consigam enxergar as vantagens desse tipo de plataforma, entretanto elas têm vantagens para os vendedores e para os consumidores.

Para os vendedores nós podemos listar as seguintes vantagens:

  • Facilidade de organização: Essas plataformas são práticas e fáceis de organizar, assim os empreendedores conseguem criar suas lojas em pouco tempo;
  • Maior tráfego de clientes: Como as plataformas de marketplace agrupam diversos vendedores, elas atraem uma quantidade maior de visitantes, o que afeta as vendas;
  • Maior índice de vendas: Com um número de visitantes maior, as oportunidades de venda também são maiores;
  • Soluções de pagamento variadas: Essas plataformas geralmente aceitam diversas formas de pagamento, dando aos empreendedores autonomia para negociar;
  • Segurança: As plataformas também são desenvolvidas pensando na segurança dos usuários e dos comerciantes;
  • Suporte: Essas plataformas têm suporte regular, de forma que os empreendedores não precisam se preocupar com a manutenção do site.

Essas são as principais vantagens deste tipo de negócio digital para os empreendedores que montam suas lojas em marketplaces.

Quais são as vantagens do marketplace para os consumidores

Os consumidores que utilizam essas plataformas para comprar também se beneficiam muito. Algumas das principais vantagens para os consumidores são:

  • Segurança: As plataformas de marketplace geralmente são mais seguras do que sites individuais, e facilitam a devolução de produtos defeituosos;
  • Variedade de produtos: Por contar com diversos comerciantes em uma única plataforma os consumidores têm acesso a uma variedade de produtos ainda maior;
  • Custos mais acessíveis: Como os vendedores desejam se destacar e atrair clientes, essas plataformas geralmente têm valores de produtos mais acessíveis para o consumidor;
  • Formas de pagamento: Essas plataformas dão aos consumidores as condições para comprar o produto da forma que for mais viável para o consumidor;
  • Economia de tempo: Os consumidores não precisam mudar de sites para encontrar produtos diferentes, por exemplo produtos de moda e beleza, eles conseguem comprar de vários empreendedores ao mesmo tempo de outras categorias.

São essas vantagens que tornam os marketplaces tão atraentes para os consumidores em geral.

É seguro vender através de um market place?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é quanto à segurança dessas plataformas para os vendedores.

Como as plataformas funcionam como mediadores de pagamento, elas dão aos vendedores a segurança de que não vão sofrer nenhum tipo de golpe e perder dinheiro e recursos.

É por isso que esse novo formato de negócio trouxe tantas vantagens para o mercado digital. Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é marketplace e como ele funciona.