O que é plano de cargos e carreiras? – Confira características e benefícios!

O que é plano de cargos e carreiras? De que modo uma empresa pode implementá-lo em sua cultura empresarial? Vale a pena utilizar um plano de cargos e carreira dentro de um ambiente corporativo? Quais são as vantagens de usar um plano de cargos e carreiras para os colaboradores? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas no conteúdo de hoje.

Já faz um tempo que os melhores talentos do mercado buscam por empresas que valorizam seus colaboradores. Dizemos isso porque a tendência de mercado é que as empresas que valorizam seus funcionários se destaquem entre a concorrência, e isso inclui a valorização via salário.

O salário é um dos motores principais de um colaborador. Entre uma empresa que não possui o plano de cargos e carreiras e uma empresa que possui, um talento que busca por uma nova oportunidade irá preferir a última empresa em relação à primeira, justamente pelo plano.

Neste conteúdo, vamos responder sua dúvida sobre o que é plano de cargos e carreiras, além de trazermos outras informações sobre os benefícios que sua empresa irá vivenciar ao implementar essa técnica cada vez mais utilizada em âmbito empresarial. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia conosco, vamos lá!

O que é plano de cargos e carreiras?

Carreiras e cargos

O plano de cargos e carreiras nada mais é do que uma técnica justa e organizada de definir salários, promoções e possíveis bônus aos seus colaboradores. Com “justa”, não queremos dizer que todos receberão o mesmo, mas sim que irão receber de acordo com o peso de seu trabalho, hierarquia dentro da empresa, e claro, a possibilidade financeira da empresa.

Porém, esse é apenas o cerne do plano, ou seja, o objetivo principal. Dizemos isso porque o plano abrange muitos outros detalhes que vamos citar a seguir. Leia:

Jornada de trabalho de cada função

Você até pode ter uma noção de sua taxa de turnover, mas nunca tem a certeza sobre quando um funcionário vai lhe deixar. Portanto, o plano também envolve a jornada de trabalho de cada função, e não de cada colaborador atual. No plano, deve estar especificadas quantas horas cada função deve trabalhar semanalmente. Assim, independentemente da troca de colaborador, o padrão será seguido.

Como deve imaginar, antecedido a isto é necessário especificar quais são os cargos da empresa atual, separados por setor e hierarquia interna.

Avaliações de desempenho periódicas

As avaliações de desempenho periódicas também fazem parte do processo, assim como fazem de qualquer plano empresarial que se preze. A diferença é que essa análise de desempenho foca em buscar entender quem está mais apto para uma possível promoção dentro do setor em que atua.

Como ocorre a transição?

Ainda no plano de cargos e carreiras, o grupo deve especificar qual é à maneira de transição de um cargo ao outro. O colaborador vai ascender dentro do próprio setor? Então como isso deve acontecer? Quais são as ações que devem ser tomadas nesse sentido? Quais são as capacitações recomendadas para o mesmo?

Informações como essa auxiliam não só na qualidade do serviço prestado, como também no plano de carreira de seus colaboradores. Novamente, trata-se de valorizar sua equipe, algo que é visto com bons olhos no mercado, fazendo com que a marca seja bem quista por novos talentos em potencial.

O esforço individual também faz parte do processo

Um ponto interessante a ser lembrado, é que não é apenas trabalho de um grupo empresarial buscar entender o que é plano de cargos e carreiras, mas também de seus liderados. Dizemos isso porque de nada vale uma empresa dar a oportunidade de ascensão aos colaboradores e eles nada fazerem para que isso aconteça.

Ainda é comum encontrar colaboradores que estão ali só pelo quinto dia útil do mês, satisfeitos pelo que já recebem, não fazendo parte dessa nova cultura de unidade empresarial que busca um objetivo maior. Nesse ponto, vale a pena sentar e conversar para estimular a mudança, ou então contratar um novo talento, tarefas essas realizadas pelo setor de Recursos Humanos.

Quais são as vantagens de ter um plano de cargos e carreiras?

Como vimos, um plano de cargos e carreiras visa muito mais do que apenas os salários em potencial e aqueles já definidos. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa equilibrar o financeiro da empresa e ao mesmo tempo valorizar e motivar colaboradores e novos talentos. Abaixo, selecionamos as principais vantagens de implementar esse plano. Leia:

  • Minimiza problemas trabalhistas e aumenta a segurança jurídica;
  • Propicia o equilíbrio interno e externo na remuneração;
  • Associa o conceito de remuneração aos resultados e à entrega;
  • Otimiza a atração e a retenção de talentos de forma consistente;
  • Fornece critérios eficazes para a gestão de cargos e evolução salarial;
  • Fortalece o senso de transparência, justiça interna e meritocracia.

Agora que já sabe o que é plano de cargos e carreiras, você líder pode ir em busca de capacitar seu RH para criar e colocar em prática um planejamento como esses, ou até mesmo contratar um grupo terceirizado para realizar esse tipo de tarefa. Caso ainda possui alguma dúvida, comente abaixo, teremos prazer em lhe responder. Até a próxima!