O que significa ter uma conta corrente internacional?

Modalidade abre portas para custos menores e para investimentos no exterior.

Se você já planejou uma viagem ao exterior, certamente precisou lidar com toda a burocracia envolvida. Nesse sentido, a conversão entre moedas costuma ser um dos fatores que mais pesam.

Impostos nas operações (como o IOF), diferença entre as cotações das moedas, além do ágio cobrado na compra de dólares ou euros: diante de tais custos, cada vez mais brasileiros optam por ter uma conta internacional.

Ao contrário do que parece, não é preciso morar no exterior para ter acesso a essa conta. Fintechs, como a Nomad, por exemplo, possibilitam que você tenha uma conta em dólares sem sair de casa. Entenda como isso funciona e quais as vantagens de ter uma conta internacional.

Conta global direto do Brasil

Também chamada conta global, a conta internacional é, como o nome já explica, uma conta em moeda estrangeira. Quem possui esse tipo de conta pode armazenar dólares, euros ou outras moedas estrangeiras e gastá-las no exterior.

Essas contas também disponibilizam cartões de débito com as bandeiras Visa ou Mastercard. Com isso, o cliente pode realizar seus gastos de forma prática em qualquer lugar do mundo.

O melhor de tudo é que abrir uma conta internacional é algo muito fácil. De fato, você consegue realizar esse procedimento sem sair de casa, basta apenas escolher um aplicativo de um banco que disponibiliza esse serviço, realizar a abertura da conta e aguardar a aprovação.

A conta internacional mantém um saldo em moeda estrangeira, e os depósitos ficam alocados conforme o tipo de moeda. Se a conta é em dólares, por exemplo, o dinheiro fica sob a jurisdição dos Estados Unidos.

No caso de uma conta em euro, vai depender do país onde o banco possui sede. 

Por que abrir uma conta internacional?

A conta internacional oferece uma série de vantagens frente às contas correntes tradicionais. Em primeiro lugar, o saldo fica em moeda estrangeira, o que protege o investidor contra eventuais variações no câmbio.

Essas contas também não recebem cobranças de impostos na hora das transações, como o IOF. Os spreads (diferença de preço) na compra dos dólares também tendem a ser menores que a compra nas casas de câmbio tradicionais.

Ou seja, a conta internacional reduz significativamente os custos de transação, permitindo que seus reais possam comprar mais dólares. Nesse sentido, ter uma conta desse tipo representa uma vantagem significativa em relação ao uso do cartão de crédito ou de outros meios de pagamento.

Por fim, já existem contas que possibilitam até o investimento em ativos no exterior, como o caso da Nomad. Esses investimentos dão a oportunidade de formar uma carteira global e dolarizada, protegendo seu portfólio contra os riscos e as oscilações da economia e da moeda brasileira.

Comparativo entre uso

Contudo, será que é financeiramente vantajoso abrir uma conta internacional ao invés de, simplesmente, comprar dólares no Brasil? Na grande maioria dos casos, sim. Para ilustrar essa vantagem, observe apenas um gasto em específico, o do IOF.

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF é cobrado cada vez em que uma operação é feita com cartão de crédito no exterior. Além disso, o imposto também é cobrado na hora em que o investidor vai comprar dólar.

Na compra de moeda em espécie, é cobrado 1,1% de IOF; nas compras no exterior com cartão, a alíquota sobe para 6,38%. Todavia, se você tem uma conta e cartão de débito internacional, ambos estão localizados fora do Brasil. Portanto, o IOF sobre as compras não é cobrado.

Há, também, os custos com o spread cambial, que é a diferença entre o valor pago por uma instituição financeira ou por um banco na compra de dinheiro e o valor recebido por ele na venda. Os spreads das contas internacionais na conversão do real para dólar e vice-versa também costumam ser mais competitivos.

Por fim, ter uma conta internacional oferece liberdade e abre opções para investimentos em diferentes mercados. Se você viaja ao exterior com frequência ou, simplesmente, quer diversificar seus investimentos, essa é uma excelente opção.