Onde atuar no mercado de trabalho da informática?

Onde atuar no mercado de trabalho da informática

Com o aumento do desenvolvimento das tecnologias nos últimos anos, muitas profissões estão se reconfigurando. Atualmente, há muitas atividades que envolvem o uso de aparelhos de informática. Essas inovações têm feito surgir novos empregos, oferecendo assim boas oportunidades para quem está disposto a trabalhar no setor.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre as profissões que surgiram graças à tecnologia da informática.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

1. Jogos digitais

O profissional que tem afinidade com games e tecnologia pode escolher esta incrível área para trabalhar, os jogos digitais. Esse profissional tem o objetivo de produzir jogos para a internet, computador, tablets, celulares, videogames e outros dispositivos.

A criação dos jogos irá desde o roteiro até a finalização da construção do jogo, existem muitas possibilidades para quem deseja atuar dentro deste setor. Com o objetivo de ter carreira de sucesso, o profissional deverá investir em uma formação de alta qualidade, como por exemplo, Curso de Informática.

2. Redes de informática

Esse ramo é responsável por desenvolver, monitorar e manter diversas redes de comunicação de dados de empresas, que vão desde uma infraestrutura expansiva em nuvem até intranets organizacionais.

Podemos definir que essa profissional é responsável por fazer o orçamento dos projetos e implementação da rede. Essa profissão vai exigir muita noção de processos e de inteligência comercial.

Se você deseja atuar nessa área, você deverá acompanhar as tendências do mercado de tecnologia, é essencial que todo profissional seja atualizado sobre as inovações, com o objetivo de evoluir no setor de tecnologia.

3. Web design

Se você é uma pessoa criativa e que gosta de estar sempre atualizado das novidades do meio virtual, o ramo do web design pode ser uma opção de carreira interessante para você.

O profissional que trabalha nesse ramo será o responsável por elaborar a estrutura e o visual de um site. Mas, para trabalhar nesse ramo, você deve compreender sobre desenhos, imagens, cores, layouts, tipografia, programação, códigos, arquitetura da informação e hospedagem de sites.

Se você pretende seguir carreira nessa área, você deverá fazer cursos que estão totalmente ligados com à Computação e ao Design. É sempre válido ressaltar que para seguir essa profissão você deverá aprender a desenhar sites e deverá pensar em maneiras de facilitar o acesso e a navegação dos visitantes do site.

4. Mídias sociais

Uma profissão para quem não sai da internet é trabalhar com mídias sociais. O profissional que trabalha nessa área, ela também é chamada de social media, ela é uma profissão que pode traçar estratégias e produzir conteúdo que são adequados ao público e ao objetivo de cada marca específica.

Essa profissão vai requerer que o profissional seja muito criativo e antenado com os memes e novidades da cultura pop. Todo aquele que trabalhar com mídias sociais vai precisar monitorar o comportamento dos usuários e compreender todos os dados que estão disponíveis na plataforma com foco na melhoria de resultados.

Muitos estudantes das áreas de Comunicação Social, Publicidade, Marketing e Jornalismo escolhem essa profissão. Mas, não pensem que somente formandos podem trabalhar nesta área, existem inúmeras oportunidades de emprego envolvendo a área de mídias sociais.

Se você pretende ingressar nesta área, indicamos que você procure por um Curso de Informática. O profissional dessa área deverá gostar de acompanhar as tendências tecnológicas e sociais, ter um conhecimento básico de inglês e ter sempre uma rotina de estudos com o objetivo de sempre se capacitar.

5. E-commerce

Atualmente, as empresas estão cada vez mais usando a internet com o objetivo de manter um contato próximo com os seus clientes. Consequentemente, a popularização do comércio virtual cresceu, e assim abriu mais oportunidades no mercado para as pessoas que desejam atuar na área de desenvolvimento de sistemas de e-commerce.

Podemos definir que esse segmento é um dos mais requisitados dentro da área de tecnologia, especialmente quando falamos sobre o alto crescimento do investimento em comércio eletrônico.

Além de criar o sistema, o profissional que trabalha na área tem o objetivo de fazer a manutenção e estabelecer as novas estratégias para garantir que não ocorram fraudes dentro das transações comerciais.

Definimos esse trabalho como essencial para que os sistemas não fiquem vulneráveis aos ataques de cibercriminosos. O ramo do e-commerce é relativamente novo, porém, mesmo em pouco tempo o setor já se consolida como uma grande forma de segurança de dados.

6. Segurança

A segurança é uma das melhores áreas de tecnologia quando nos referimos às oportunidades de emprego. O objetivo desta área é manter a rede totalmente protegida, e assim evitando que a empresa sofra o ataque de cibercriminosos. O profissional desta área deverá ser capacitado para fazer o monitoramento do sistema, dos recursos e de tentativas de invasão.

O profissional que deseja atuar nesta área deve detectar todas as vulnerabilidades do sistema, deverá realizar auditorias e controlar os processos de políticas e das medidas de segurança do sistema.

Muitas empresas trabalham com uma grande quantidade de dados estratégicos e confidenciais, e o papel desse profissional é atuar na segurança dos dados. Sempre com o objetivo de reduzir os riscos de ataques a um ponto aceitável, ele deve realizar testes de possíveis invasões.

7. Qualidade de software

Definimos esta área como sendo referente à qualidade do desenvolvimento de softwares. Ela é fundamental para que o monitoramento aconteça de forma correta e que os resultados atendam as exceptivas condições necessárias para o bom funcionamento.

Com o objetivo de alcançar um alto nível de excelência em qualidade, esses processos de desenvolvimento devem sempre seguir as normas já pré-definidas por órgãos de destaque internacional.

Com uma boa qualidade de software, ele vai assegurar a segurança dos dados, e a boa realização das suas funções vai evitar falhas que podem ter graves consequências para a empresa. Com isso, o profissional desta área deverá realizar testes com o objetivo de identificar os erros no produto de software.

Todos os profissionais desta área devem ter conhecimentos básicos sobre as ferramentas de automação e linguagens de programação.

Depois de ler sobre onde atuar no mercado de trabalho da informática, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.