Peças em aço inox possuem garantia?

Se você vai abrir uma indústria, um pequeno, médio ou grande negócio, ou simplesmente quer os melhores produtos para a sua cozinha, existe uma coisa em comum que todos esses projetos devem ter se você quer o melhor possível: produtos em aço inox.

Não importa se você vai criar uma pequena cozinha gourmet na sua casa ou montar um grande restaurante, se vai ter uma loja pequena ou um grande hospital, em algum momento você vai perceber que você vai precisar de alguns produtos feitos deste material.

Mas não é porque esse produto é “Pau para toda obra” que não existem pessoas com algumas dúvidas quanto a ele. Isso é bem natural, dado ao fato de que quanto mais importante é algo, mais dúvidas acabam sendo geradas sobre ele.

Porque o Aço Inox é tão utilizado?

Temos que entender primeiramente que existe um motivo muito bom para que esse tipo de material seja tão importante e tão utilizado em todo tipo de setor.

O segredo está no fato de que todos precisam de produtos duráveis, coisas que possam ser utilizadas a longo prazo sem a preocupação de que vai se deteriorar e ter que ser consertado ou trocado em um futuro próximo.

E exatamente por isso, como explicado no Brasil Escola, o aço inoxidável é feito exatamente para compor produtos que precisam de uma duração maior.

Mas mais do que isso, o material é extremamente fácil de limpar, o que faz com que ele seja muito utilizado em locais que precisam estar limpos, como nos hospitais em um expurgo hospitalar, cozinhas de restaurantes e tudo mais.

Ele também atrai muitas pessoas que gostam de montar suas cozinhas com um visual mais limpo, também chamado de “clean”, pela beleza que a sua cor prateada tem e pelo brilho que ele tem quando é devidamente limpo.

O aço inoxidável tem garantia?

Essa é uma dúvida muito comum entre os consumidores. Por conta de quão útil esse produto pode ser, ele tende a ser mais caro do que coisas feitas de outros materiais, ou seja, é um investimento que a pessoa tem que fazer.

Por ser um investimento maior do que o normal, as pessoas tendem a ter algumas dúvidas. E uma das principais é se um produto complexo como esse tem garantia. E sobre isso existem alguns alertas que precisam ser feitos aos consumidores.

Por exemplo, algumas pessoas mais desinformadas podem perguntar se o produto tem garantia contra ferrugem. E a verdade é que aço inoxidável não enferruja, se você tem algo que a loja afirma ser feito de aço inoxidável e ela enferrujou, procure imediatamente a loja para procurar os seus direitos.

Porém é importante se atentar também para o fato de que existem algumas mudanças no material que podem ser comuns e não necessariamente algo que não deveria acontecer.

Como por exemplo, em fornos feitos de inox, o valor alto pode gerar mudança de cor do aço em alguns casos, como por exemplo quando o sal entra em contato com o inox em altas temperaturas. Ele pode grudar no material criando um tipo de crosta.

Porém ele sai com a limpeza adequada, sem a necessidade de ter que acionar a garantia do produto. É recomendado que produtos de inox sejam limpos regularmente, e que não é um problema já que como foi dito antes, um dos pontos principais sobre as suas qualidades é que ele é um material muito fácil de ser limpo.

Em quais momentos devo acionar a garantia?

Dito isso tudo acima, é importante saber quando acionar a garantia do seu produto de inox. Precisamos lembrar que a garantia de um produto vem sempre que ele apresenta algum defeito original que não foi causado pelo seu proprietário. Por exemplo, um celular que caiu na água não está coberto pela garantia, porque não é um defeito apresentado pelo aparelho.

Nesse caso, reforçamos que você deve cuidar muito bem do seu objeto de aço inox, como as limpezas frequentes para manter o material em perfeito estado.

E claro, qualquer defeito que o seu objeto de aço inox der que se encaixa no que explicamos, é passível de usar a garantia. Se uma geladeira apresenta defeito e ela é feita de aço inox, você tem o direito de usar a garantia normalmente.

Sendo assim, o material utilizado para fazer o seu objeto não muda o fato de que, por lei, você tem 90 dias para poder se utilizar da garantia, como defende o Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, não se esqueça, quando for comprar seu produto de inox, não precisa ficar preocupado quanto a  garantia, ela é para todos seus produtos durante no mínimo 90 dias. Só não esqueça de preservar o seu produto para que ele dure o máximo possível.