Por que trabalhar sobre o meio ambiente na educação infantil é tão importante?

meio ambiente na educação infantil

Se você perguntar para uma criança da cidade grande de onde vêm o leite, a fruta, o arroz, a água e os ovos, ela provavelmente responderá imediatamente que é do supermercado.

E esse motivo pode parecer simples: o não contato com a natureza e, isso se deve principalmente aos enormes danos ao meio ambiente e à importância que o ser humano atribui ao mundo natural. Podemos destacar que uma dessas explicações é a crescente urbanização, que mantém os indivíduos distantes da natureza e cria um desligamento da natureza.

Atualmente, as crianças e os jovens dos centros urbanos muitas vezes não sabem a origem dos alimentos e dos bens de consumo, e não estabeleceram nenhum relacionamento com o Meio Ambiente.

Nesse caso, é fundamental que a criança esteja em contato com a natureza, desperte emoções e exercite todos os sentidos. Compreender a natureza como resultado de relações sociais pode promover a reconexão e o despertar a apreciação do todo. Ao mudar qualquer elemento pertencente ao mundo natural, quase todo o sistema reagirá e buscará um novo equilíbrio.

Portanto, a educação ambiental ministrada em Cursos Online com Certificado é sobre a importância da ferramenta para o despertar de novas consciências, pois a política nacional de educação ambiental prevê a implantação de todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a pós-graduação. Mas, não como uma disciplina qualquer, e sim como uma disciplina que serve para incluir em diferentes programas.

Por que ensinar ecologia para crianças?

Embora sejam pequenas, as crianças são capazes de absorver diversos conhecimentos sobre o mundo, especialmente os conhecimentos que serão muito úteis ao longo da vida. Algumas coisas são mais fáceis de aprender e virar hábitos mesmo quando somos muito pequenos, e cuidar bem do meio ambiente será uma delas.

Embora leve tempo para os adultos que não aprenderam a proteger a natureza na infância perceberem essa consciência, as crianças vão crescer sabendo sobre como se deve cuidar da Terra.

Como trazer a educação ambiental para dentro da sala de aula?

Organize atividades com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos e despertar a curiosidade para os elementos naturais. Três dicas:

1. Pintura usando pigmento de folhas

Dentro dessa atividade, as crianças irão recolher as folhas que caem no chão, e até pegam alguns desses materiais direto das plantas, claro, evite exagerar e use-os para pintar.

2. Rota de interpretação

Faça uma caminhada com as crianças dentro de ambientes naturais, como, por exemplo, parques florestais, matas bem preservadas do patrimônio rural ou áreas públicas de recreação.

3. Visita Ecológica

Se possível, organize visitas a lixões urbanos, jardins botânicos, nascentes de rios, museus, estações de tratamento de água, casas ecológicas e passeios pela cidade.

Esses projetos podem mudar atitudes e ações específicas relacionadas à proteção ambiental, como coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de resíduos sólidos na fabricação de brinquedos, redução de material escolar, consumo de água e energia, etc.

O contato com a mãe natureza desperta uma percepção ao meio ambiente, o que favorece o entendimento da degradação ambiental.

Nesse sentido, consciência, proteção e proteção ambiental são a admiração, o respeito e o amor pela terra. Esse sentimento será desenvolvido por meio do relacionamento, do contato e da experiência direta com a natureza. Portanto, se a atitude é causada por sentimentos e conhecimentos, é óbvio trabalhar com informações e ações.

Como ensinar ecologia com as crianças?

Ensinar ecologia para as crianças é muito mais simples e interessante do que parece. Você não precisa falar sobre coisas complicadas, dar o exemplo no seu dia a dia e conversar mais com as crianças.

Reciclagem de embalagens

Quando as embalagens finalmente entrarem na natureza, elas poluem e causam grandes danos ao meio ambiente. Como reduzir o desperdício por meio da reciclagem?!

Busque oferecer moldes que podem ser usados, como: papelão, caixas de sapatos, caixas de cereais, objetos, etc. Transforme essas coisas que serão jogadas fora em brinquedos super divertidos! Existem toneladas de personagens para cortar e montar: carros, fogões, casas, dinossauros e entre outros brinquedos.

Mostre às crianças como se separar o lixo

Podemos definir que a reciclagem é uma das formas de desenvolvimento sustentável que dominamos.

Ao separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, facilitamos esse trabalho e possibilitamos reduzir os resíduos e objetos que eventualmente entram no oceano e nas florestas, poluem o meio ambiente e prejudicam os animais.

Chame as crianças para explicar os tipos de materiais recicláveis ​​e ensiná-los a separar o lixo em: vidro, plástico, orgânico, papel e metal.

Reduza a hora do banho

Ao reduzir o tempo de banho, reduzimos o custo de um recurso natural que está cada vez mais escasso no planeta, a água doce.

Compreendemos que as crianças gostam de brincar na banheira. No entanto, esta não é uma atitude que podemos dizer que é sustentável, por conta disso é necessário explicar às crianças porque não devem demorar muito a tomar banho.

Tenha uma horta

Se você tem um espaço dentro da sua casa, por quê não plantar uma horta? Com um pouco de solo, fertilizante e sementes, você cria uma horta cheia de vegetais, especiarias e alguns vegetais.

Além de estimular uma alimentação saudável, as crianças também aprenderam a amar mais a natureza. Num apartamento bem iluminado, pode-se criar um jardim vertical ou suspenso.

Se você é professora e deseja melhorar a sua qualificação profissional, nós indicamos que você faça cursos online com o objetivo de melhorar a sua qualificação profissional.

Procure cursos que distribua para os seus alunos um Certificado de Conclusão de Curso, o certificado será uma comprovação do seu entendimento sobre tal assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.