Dicas simples para prolongar a vida útil dos pneus

Dicas simples para prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo: Saiba quais os cuidados necessários para aumentar a durabilidade, além de evitar danos que impliquem na necessidade de trocas constantes.
Como todos sabem, os pneus são o único ponto de contato do veículo com o asfalto, por isso temos que dar a eles a atenção que merecem. Eles são os responsáveis por fazer o carro obedecer aos nossos comandos, seja na hora de fazer uma curva, frear ou acelerar.

Os pneus são caros, sim, mas seguindo este conjunto de dicas garantimos que pode prolongar notavelmente a vida útil dos seus pneus, pelo que acabará por poupar dinheiro.
Dicas simples para prolongar a vida útil dos pneus
A manutenção adequada dos pneus está diretamente ligada à sua durabilidade e também à segurança do nosso veículo, pois uma roda perfeitamente conservada e com vários anos terá um desempenho melhor do que um pneu mais novo “maltratado”.
Após comprar um pneu 175 65 R14 Michelin, você deve realizar os cuidados necessários para prolongar a vida útil do novo elemento do seu carro, a fim de evitar danos precoces e prejuízos. Confira a seguir quais as dicas simples de manutenção de pneus:
Verifique as pressões e adapte à carga ideal
Uma seção fundamental para prolongar a vida útil dos pneus é, sem dúvida, verificar a pressão.
Observe que os medidores de pressão dos postos de gasolina nem sempre são totalmente confiáveis, portanto, é aconselhável ir a um serviço técnico (geralmente não é pago, pois leva apenas alguns segundos).

Normalmente, basta verificar a pressão dos quatro pneus uma vez por mês (não se esqueça do estepe).
No entanto, devemos ter em mente que se vamos fazer uma viagem com muitos ocupantes e carga no porta-malas – a típica viagem de férias em família- o fabricante recomenda dar mais pressão nas rodas do eixo traseiro, pois elas suportam mais peso.
Da mesma forma, quando retornamos da viagem, iremos reajustá-los para a pressão recomendada para condições mais normais.
Inspeção visual breve e simples
Sempre que formos verificar e ajustar as pressões, vale a pena dar uma olhada simples em seu estado cosmético . O que devemos observar? Basicamente, eles têm um estado “normal” onde não aparecem rachaduras, cortes ou grandes atritos agressivos em seus perfis e banda de rodagem.
Principalmente no caso das rodas dianteiras, é importante virar a direção até o limite e verificar se o desgaste da banda de rodagem é regular, ou seja, não está mais desgastado por dentro e por fora e vice-versa.
Caso esta situação ocorra, devemos ir ao nosso departamento técnico para verificar o alinhamento da direção, pois provavelmente ela está desalinhada.
Rodízio de pneus
Nos carros com tração dianteira, os pneus do eixo traseiro têm muito pouco trabalho em comparação com os do eixo dianteiro. Se acrescentarmos a isso que normalmente temos menos peso atrás, faz sentido que as rodas traseiras demorem mais para se desgastar.

Por isso, a cada 10.000 quilômetros (dependendo do uso e do tipo de condução), é prático trocá-los do eixo dianteiro para o traseiro, mas mantendo sempre o mesmo lado.
Ou seja, vamos trocar a roda dianteira esquerda pela traseira esquerda e a dianteira direita pela traseira direita. Isso evitará que se desgastem de forma desigual e prolongue sua vida útil.
Preste atenção nas calçadas
Meio-fio e degraus não são bons amigos dos nossos pneus, tanto para subir neles quanto para tocá-los ao estacionar ficando muito próximos à calçada. Obviamente, deve-se evitar que as rodas se inclinem ou se levantem ligeiramente na calçada.
Por outro lado, os pneus de asfalto sofrem ao circular em estradas, pistas ou zonas de gravilha, pelo que o faremos a conduzir devagar e a baixas velocidades se realmente quisermos que durem o máximo possível e sobretudo com boa saúde até ao fim dos seus dias.
Condução do veículo

Se uma pressão incorrecta influencia significativamente o desgaste prematuro dos nossos pneus, o tipo de condução não o é menos; e é que a direção esportiva ou agressiva não se dá muito bem com a durabilidade das correias dentadas.
Dirigir com calma, suavidade e avanço, tanto na frenagem quanto na aceleração e nas curvas, além de aumentar exponencialmente nossa segurança, levará a um desgaste mais lento e uniforme dos pneus.