Quais são os benefícios do colágeno para a pele?

Muitas pessoas ignoram a importância do colágeno para a pele e para o organismo humano como um todo, mas este é um assunto que precisa ser mais disseminado, a fim de que todos possam conhecer mais a respeito desta importante proteína e seus benefícios.

O colágeno nada mais é do que um proteína, como já mencionado, responsável por garantir melhor elasticidade e firmeza para a pele. E apesar do nosso corpo produzir colágeno de forma natural, algumas pessoas são desprovidas da quantidade suficiente de colágeno, o que faz necessário que elas encontrem formas de repor. 

Claro que o colágeno não é importante apenas para a pele, mas também é um importante auxiliar no fortalecimento das unhas, do cabelo e dos ossos, sendo uma das proteínas mais importantes de todas para o nosso organismo. 

E se você quer saber um pouco mais sobre os benefícios do colágeno para nossa pele, continue lendo e veja porque você deve se preocupar em sempre ter a quantidade ideal de colágeno no corpo.

Principais benefícios do colágeno para a pele

O colágeno é a proteína responsável por fortalecer, hidratar e aumentar a elasticidade da pele. Mas o que isso significa? Significa que ele é um importante agente para manter uma pele saudável, além de ajudar a prevenir o aparecimento de linhas de expressão, rugas e, até mesmo, estrias.

Além do mais, quando consumimos colágeno, nosso corpo se sente estimulado a produzir outras proteínas que são essenciais para manter a firmeza e a elasticidade da pele.

Quando devemos começar a tomar colágeno?

Por mais que o colágeno seja extremamente benéfico para o corpo humano, principalmente para a pele, não é indicado tomá-lo de forma demasiada sem que seja realmente necessário. Essa afirmação costuma levantar uma dúvida: então quando começar a ingerir colágeno?

O certo é que isso seja feito quando começam a aparecer sinais de que está faltando colágeno no organismo. Geralmente, essa falta de colágeno pode ser notada com mais facilidade após os 50 anos de idade. 

Ainda assim, existem alguns indicativos que podem facilitar a percepção da falta de colágeno no organismo. Esses indicativos podem ser:

  • Fios de cabelo com menor espessura, ou seja, mais finos;
  • Perda da elasticidade da pele;
  • Pele mais flácida;
  • Pele muito fina e com sinais de desidratação;
  • Surgimento de estrias;
  • Articulações e ligamentos mais fracos;
  • Ossos menos densos, como acontece no caso de doenças como osteoporose e osteopenia.

Caso você note algum destes indicativos, é importante procurar um médico para uma avaliação completa. Assim, será possível tomar todas as medidas necessárias e, caso seja preciso, fazer uma suplementação de colágeno com acompanhamento médico correto.

Quais as maneiras de repor a falta de colágeno no organismo?

Algumas pessoas, quando percebem que estão com falta de colágeno em seu organismo, logo procuram por uma farmácia de manipulação online para mandar fazer cápsulas e suplementação de colágeno para repor o que lhes falta. 

Por mais que essa seja a maneira mais fácil e rápida de compensar o colágeno que está em baixa quantidade no corpo, não é indicado que isso seja feito sem uma orientação médica adequada. 

Ainda assim, é realmente uma das melhores formas de repor o colágeno que está em falta no organismo e garantir uma pele sempre saudável e com boa aparência.

Veja agora quais são as principais maneiras de repor a falta de colágeno do corpo:

  • Ingerindo alimentos ricos em colágeno

Existem muitos alimentos que são riquíssimos em colágeno e que realmente podem ajudar a repor a quantidade que falta no organismo. Para isso, é indicado o consumo de carnes vermelhas, carnes brancas e gelatinas.

Incluir alimentos ricos em vitamina C na alimentação diária também é uma boa ideia, como kiwi, laranja e abacaxi, por exemplo, pois eles estimulam o organismo a absorver uma maior quantidade de colágeno.

  • Fazendo uma suplementação de colágeno

Mencionamos anteriormente a suplementação de colágeno, e gostaríamos de ressaltar o quanto fazer essa suplementação é importante para a reposição do colágeno no organismo. 

A suplementação pode ser feita por meio de colágeno em pó, cápsulas ou comprimidos, e é indicado que sempre seja feita juntamente com o suco de limão ou de laranja, a fim de potencializar a capacidade de absorção de colágeno do organismo.

Contudo, o que dissemos anteriormente também permanece. É extremamente essencial que essa suplementação seja indicada e acompanhada por um médico especialista ou por um nutricionista, a fim de garantir que cada pessoa tenha a suplementação indicada é necessário, ou seja, nem de menos, e nem de mais.

Agora que você já sabe todos os benefícios que o colágeno fornece para a pele e para o corpo humano de modo geral, já sabe como cuidar da quantidade de colágeno em seu organismo, e garantir que a proteína nunca fique em baixos níveis.