Qual é a porcentagem ideal para uma indústria investir em marketing?

O investimento em marketing é uma importante solução para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Até mesmo empresas do setor industrial precisam investir neste setor para garantir o crescimento a longo prazo e a construção de uma marca sólida.

O grande problema é que o investimento nessa área continua sendo um mistério para muitos gestores de indústrias e outros empreendimentos. 

Isso acontece porque muitas empresas ainda acreditam que é possível manter um fluxo de crescimento saudável sem o suporte ou consultoria de um departamento de marketing interno.

Para determinar qual o rumo uma empresa deve tomar para aproveitar bem as soluções de marketing existentes no mercado, é necessário analisar a resposta para algumas perguntas como:

  • Por que é importante investir em marketing na minha empresa?
  • Como determinar o valor a investir?
  • Qual o formato mais apropriado para minha empresa?
  • Como anda a concorrência no meu nicho de atuação?
  • Quem é meu público alvo?
  • Qual a relevância do meu produto?
  • Qual o objetivo da campanha de marketing?

Neste artigo vamos analisar a resposta para cada uma dessas perguntas.

Por que é importante investir em marketing?

Este tipo de investimento traz diversos efeitos positivos para a indústria, pois é visto geralmente como uma solução para atrair clientes e gerar um fluxo de serviço para o empreendimento. Entretanto, o marketing é um conjunto de técnicas desenvolvidas para dar valor a algo.

Em outras palavras, é possível afirmar que gerar serviços ou vendas é apenas um dos efeitos pretendidos pelas estratégias deste investimento. Essa arte pode ser usada para aumentar a autoridade de uma indústria garantindo que ela tenha uma presença firme e duradoura no mercado.

O marketing também serve como uma ferramenta de educação para os consumidores. Dessa forma, é possível criar um fluxo de serviço estável tendo em vista que existirão sempre pessoas interessadas nos serviços de sua indústria.

Como determinar o valor a investir em marketing?

Para determinar o valor ideal para investir, é importante que o responsável ou responsáveis pela administração da empresa levem em consideração quais os objetivos da solução implementada.

As soluções de marketing precisam ter dois objetivos. O primeiro de curto prazo e o segundo de longo prazo. De acordo com esses objetivos, os gestores da campanha vão delimitar o valor que deve ser investido em soluções.

Geralmente, empresas de consultoria especializadas em técnicas de marketing orientam os clientes a investir algo em torno de 7 a 12% do rendimento bruto em soluções.

Essa porcentagem de investimento é indicada para empresas que estão começando a conquistar espaço no mercado, e que ainda não possuem uma autoridade estabelecida.

Qual o formato de marketing mais apropriado para uma indústria?

Outra coisa que deve ser levada em consideração pelos gestores de indústria, é o formato de marketing mais indicado para seus empreendimentos.

A indústria, como regra, oferece produtos e serviços no formato B2B, ou seja, de empreendedores para empreendedores. Visto que os empreendimentos geralmente articulam suas soluções através da internet, o marketing digital é a melhor opção para a indústria.

Ele permite que diversos setores industriais possam se relacionar e estabelecer vínculos comerciais. Através deste tipo, portanto, é possível desenvolver uma relação entre uma caldeiraria e uma montadora de veículos.

Nicho de atuação

Apesar de ser extremamente prático e indicado para empreendimentos do ramo industrial, o marketing digital não pode ser encarado de forma leviana. É necessário ter conhecimento a respeito de alguns fatores, como por exemplo o nicho de atuação da sua empresa.

É muito importante saber como os concorrentes estão se comportando e quais são as soluções implementadas por eles dentro do mercado. 

Conhecer bem o seu nicho e seus concorrentes, pode te ajudar a escolher as melhores soluções para sua indústria.

Público alvo

Além de conhecer o nicho em que está atuando, é importante conhecer o público alvo das suas ações. Para fazer isso da melhor maneira possível, o gestor da indústria, ou, preferencialmente um consultor especializado na área, precisa delimitar muito bem o público alvo das ações de marketing da indústria.

Tendo em vista que a maioria das vezes a indústria oferece serviços e produtos para outros empreendedores, é necessário optar por estratégias de divulgação que alcancem este público.

Produto

Outro fator importante a se levar em consideração, é que o responsável pela campanha precisa conhecer o produto que está sendo oferecido.

O consultor de marketing da indústria deve saber porque o produto do cliente é superior ao dos concorrentes. Isso vai ajudar a destacar o produto para o público alvo.

Objetivo da campanha

Por fim, como amplamente destacado, o marketing não se presta apenas a atrair clientes ou aumentar o fluxo de vendas e serviços. Ele se compromete em entregar valores. 

Sendo assim, o gestor da indústria precisa alinhar com o responsável pela campanha qual é o real objetivo dela. Levando em consideração que o valor do investimento pode variar de acordo com o objetivo da campanha de marketing.