Saiba como aumentar sua motivação para treinar!

Dicas para nunca mais fugir dos treinos e aproveitar ao máximo o momento.

Nem sempre você vai acordar com a disposição a mil e pronto para treinar. Às vezes a preguiça bate e a culpa é de vários fatores, desde o frio até o fato de você estar realmente cansado.

A boa notícia é que é possível mudar a situação e aumentar sua motivação para se exercitar. Isso inclui alimentação saudável, uso de multivitamínicos e a criação de uma rotina. Veja mais dicas e nunca mais fuja do treino.

Crie uma rotina

A rotina ajuda você a se acostumar com os exercícios físicos, então, eles não podem ser uma tarefa ocasional na sua vida. Especifique os dias aos quais pretende se dedicar e treinar,  não sendo necessário preencher toda a semana.

A ideia é se acostumar com o treino e vê-lo de forma mais positiva. Para começar, por exemplo, você pode colocar segunda e quarta, fim da tarde, como dias de academia ou outra atividade física.

Cuide da alimentação

Ter uma alimentação saudável ajuda o corpo a funcionar melhor e evita a falta de disposição. Tente incluir alimentos que ajudam nos treinos, como os carboidratos complexos. No pós-treino, leite, iogurte e derivados são bem-vindos.

Além disso, não se esqueça de repor as energias. O exercício fará com que perca gordura, mas se não tomar cuidado pode perder também a massa magra. Por isso, as refeições precisam ser saudáveis e equilibradas.

Descubra seu melhor horário

Cada pessoa tem um horário em que funciona melhor. Os diurnos precisam levantar cedo e fazer tudo logo pela manhã, os vespertinos gostam mais das tardes e os noturnos têm aquele pique de energia após as 18h.

A dica pode parecer simples, mas vai fazer toda a diferença nos seus resultados. Isso acontece porque, se você é uma pessoa noturna, não vai se sentir tão à vontade treinando pela manhã, por exemplo. Então, respeite os seus horários.

Defina seus limites

Todas as pessoas têm limitações e não há nada errado nisso. Isso quer dizer que, se seu amigo consegue cumprir seis séries e você só cinco, está tudo bem. Não tente comparar seus resultados com o de outras pessoas, seu corpo é único.

Vale lembrar também que ao respeitar seus limites você evita lesões e consegue se sentir mais motivado para continuar treinando no seu tempo.

Busque uma companhia

Talvez você precise de um amigo ou amiga para acompanhá-lo nos exercícios, ainda mais se tem que sair de casa. Então, porque não contar com essa ajuda? Combinem de ir para a academia nos mesmos horários, por mais que os treinos sejam diferentes.

Essa companhia já vira uma motivação extra para sair da cama, pois você sabe que tem alguém ao seu lado em busca de um objetivo semelhante.

Cuide do seu sono

Dormir bem e estar com o corpo descansado garante melhor desempenho nos treinos. Assim, evite se deitar muito tarde e tente descansar ao menos 8h por dia. Para acostumar o organismo, vale manter um horário fixo para deitar e acordar.

Além disso, evite se exercitar perto da hora do sono. Mesmo quem opta pelo treino à noite, deve fazê-lo ao menos duas horas antes de ir para a cama.

Beba mais água

Pode parecer uma atitude simples, mas a hidratação ajuda a melhorar o desempenho nos treinos e dá mais disposição. Para conseguir isso, bebe ao menos 2 litros de água por dia.

Deixe uma garrafinha por perto e, se tem dificuldade com a água, inclua outros líquidos saudáveis, como a água de coco, os chás e os sucos.

Aposte nos suplementos

Os suplementos multivitamínicos também são indicados para melhorar a disposição para treinar. No entanto, devem ser usados com moderação e recomendação médica.

A ideia é que complementem a alimentação e não se tornem sua única fonte de vitaminas, por isso, converse com seu médico sobre a suplementação.