Saiba como melhorar a comunicação interna na sua empresa

A comunicação interna na sua empresa é primordial para promover excelentes resultados, desde a motivação até a produtividade da equipe. Saiba neste post como melhorar esse processo!

A comunicação exerce papel fundamental para alcançar sucesso nos negócios. Por isso, uma empresa precisa se comunicar com clientes, mercado, fornecedores, sociedade e com seus funcionários.

O nome que se dá para as ações desenvolvidas com foco na transmissão de informações relevantes e estratégicas da empresa para os colaboradores é comunicação interna. Essa comunicação pode acontecer verticalmente, partindo dos gestores para a equipe, ou então horizontalmente quando acontece entre funcionários do mesmo nível hierárquico.

Através das ações de comunicação interna é possível disseminar a cultura da empresa, reforçar procedimentos, divulgar resultados e metas e qualquer assunto que possa ser considerado relevante para o bom desempenho dos colaboradores nas suas funções.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA

O principal objetivo ao estruturar a comunicação interna em uma empresa, seja ela uma loja de materiais de construção ou uma usinagem de precisão é manter as equipes alinhadas permitindo o trabalho em conjunto para o atingimento dos objetivos do negócio.

Uma boa comunicação permite que os funcionários tenham conhecimento dos projetos que estão sendo desenvolvidos na empresa e de quais são as metas da organização, isso faz com que aumente a sensação de pertencimento, o direcionamento e o engajamento dos trabalhadores.

Criando um ambiente de transparência, sem espaço para especulações e erros de interpretação nas mensagens a serem transmitidas, gera-se um bom clima organizacional, o que faz crescer a produtividade. Portanto, a comunicação interna pode colaborar para o aumento de produção de compressor parafuso, por exemplo.

Além disso, quando bem desenvolvida, a comunicação interna facilita a integração de novos colaboradores, diminui a rotatividade de funcionários e melhora a imagem da empresa.

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA?

Para conseguir obter os melhores resultados possíveis das ações voltadas para comunicação interna, há alguns itens que devem ser observados. Confira a seguir algumas maneiras de melhorar a comunicação interna na sua empresa.

Fortaleça as relações dentro da empresa

Você certamente já vivenciou situações em que o gestor se coloca em posição tão distante da equipe que a comunicação acaba ficando prejudicada. Um líder que não é acessível acaba impedindo que seu time compartilhe ideias e informações importantes sobre o trabalho.

É preciso criar um ambiente em que todos se sintam confortáveis para dividir seus pontos de vista sobre todos os aspectos da empresa. Também é importante que todos conheçam qual o seu papel dentro da organização e sua responsabilidade individual para o cumprimento dos objetivos gerais do negócio.

Invista em ferramentas

É preciso identificar qual ferramenta é mais adequada para sua empresa, pois de acordo com a cultura organizacional e até mesmo tamanho da corporação, diferentes soluções podem ser adotadas, como e-mail corporativo, quadro de avisos, intranet, tv interna dentre outros.

Facilite o acesso à informação

Elimine ruídos na comunicação e reduza a possibilidade de especulações ao facilitar o acesso à informação. Mais do que divulgar materiais é preciso garantir que a mensagem esteja clara, de fácil entendimento e acessível, centralizar as informações em uma espécie de banco de dados pode facilitar a consulta.

Ou seja, não basta produzir um conteúdo falando sobre a nova norma para utilização do elevador de carga, é fundamental se certificar que a linguagem usada será compreendida. Isso irá determinar o nível de adesão e engajamento evitando a ocorrência de diferentes interpretações.

A comunicação interna é uma importante ferramenta que pode ser o diferencial que faltava para sua empresa ter processos mais efetivos e alcançar as metas estabelecidas. Coloque em prática as dicas deste artigo e veja os resultados acontecerem.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.