Vale a pena investir em Links Patrocinados?

Quando falamos em marketing digital, falamos sobre uma série de estratégias que envolvem esse tipo de marketing, como os links patrocinados

A internet está na palma da mão dos consumidores e as compras digitais crescem a cada dia. Por conta disso, as empresas vêm investindo em e-commerce e em estratégias de marketing.

O marketing digital não apenas divulga marca, produto e serviço, ela cria uma verdadeira identidade para as marcas e, com isso, as consolida em um mercado cada vez mais concorrido.

A internet abre espaço para todos, exige um investimento mais leve e traz excelentes retornos, mas isso deixa a concorrência mais difícil. 

Por esse motivo, as marcas que sabem usar adequadamente as estratégias de marketing saem na frente e trazem aos consumidores exatamente aquilo que eles precisam.

Uma dessas ferramentas é o marketing patrocinado. Você sabe o que ela é? Ou para que serve? Sabe como utilizá-lo e, principalmente, se vale a pena? 

Se não sabe, tudo bem, neste artigo nós vamos falar sobre este assunto e como o link patrocinado aumenta o alcance e divulgação de produtos e serviços dos mais variados segmentos. Confira.

O que são links patrocinados?

O marketing digital tem como principal objetivo a conversão. Ou seja, atrair a atenção do consumidor e convencê-lo a comprar os mais variados produtos e serviços. Tudo isso é feito por meio de estratégias na internet.

Uma das estratégias é o link patrocinado, um tipo de anúncio em formato de texto simples. O meio mais comum para encontrar esses links é nas plataformas de busca. Quando você faz uma pesquisa, é comum encontrar resultados que se identificam como anúncios.

Além desse tipo de link patrocinado, também existem aqueles que são veiculados por meio das redes sociais. Podemos classificar os links patrocinados como:

  • CPC – custo por clique;
  • CPM – custo por mil impressões;
  • CPA – custo por ação;
  • CPV – custo por visualização.

Além disso, o custo por esse tipo de anúncio vai depender da palavra-chave escolhida, pois cada uma conta com vantagens e características diferentes.

Por que optar pelos links patrocinados?

Os links patrocinados podem atender a diferentes perfis de marcas, como fabricantes de rede de proteção para gatos

Por esse motivo, há empresas que preferem aplicar todo o seu investimento neste tipo de anúncio e há aquelas que preferem usá-los juntamente com outras estratégias.

Independentemente de qual seja a escolha da marca, investir em link patrocinado traz diversos benefícios e um exemplo disso é que ele pode ser feito por meio de poucos recursos e ir aumentando aos poucos.

Outra vantagem é que é possível avaliar a forma como está sendo utilizado, podendo reformulá-la de acordo com as demandas.

Outra boa característica dessa estratégia é que é fácil otimizá-la. Por exemplo, se uma empresa de demolição e terraplanagem encontrou problemas no progresso de uma campanha, existem maneiras rápidas de alterá-la para obter resultados melhores.

Outra vantagem do link patrocinado é que ele não é direcionado para qualquer público, mas para um público selecionado e que tenha o perfil da marca. Portanto, a empresa não desperdiça seus investimentos nessa estratégia. 

Para que essa estratégia seja efetiva, no entanto, alguns fatores devem ser levados em conta antes do investimento. São eles:

  • Custos envolvidos;
  • Tempo de retorno;
  • Variedade de canais;
  • Conteúdo especializado.

Para analisar os custos envolvidos as empresas precisam ter em mente que, apesar de não precisar investir muito, quanto menor o investimento maior o tempo de retorno. 

Desse modo, uma clínica veterinária que ofereça serviços especializados em emergência canina deve levar em consideração o tempo de retorno que estima.

Com isso, se ela deseja um retorno rápido, precisa investir um pouco mais. Além disso, considerar o tempo de retorno é importante para decidir a melhor estratégia de investimento. 

Se a empresa quer retornos rápidos, o mais recomendado é investir em uma campanha maciça e que gere um alto tráfego.

Assim como o retorno, os canais em que serão veiculados os links devem ser considerados. Isso porque, além dos sites de buscas, outros mecanismos como as redes sociais podem ser utilizados.

Para decidir qual o melhor para o seu empreendimento, o mais indicado é experimentar diferentes canais e mensurar os resultados, até encontrar o ideal.

É importante que as marcas procurem por conteúdos especializados, como este, para poderem aplicar todas as estratégias do marketing digital, inclusive os links patrocinados.

Por que vale a pena investir em links patrocinados?

Responder a essa pergunta é fácil, principalmente se considerarmos a relevância da internet na vida das pessoas. 

O principal acesso à internet se dá pelos aparelhos móveis, ou seja, as pessoas conseguem acessar a internet onde estiverem e a hora que quiserem.

Por conta disso, a internet se tornou o maior meio de comunicação e vendas do mundo, pois as vendas por meio de e-commerce crescem a cada dia.

Sendo assim, é necessário que as marcas se façam presentes na vida do consumidor por meio do marketing digital e suas estratégias.

É por meio da internet que os consumidores passaram a tomar conhecimento de diversos produtos e serviços, dos mais variados nichos e também passaram a comprar. Mas para que elas saibam que sua empresa existe, você precisa fazer parte da internet.

Por ser versátil, a venda de diversos produtos como mezanino industrial metálico é mais facilitada. Ou seja, tem espaço para todos os segmentos, mas isso não descarta a necessidade de saber usar as estratégias.

Sem mais delongas, vamos mostrar os principais benefícios do link patrocinado, que são:

  • Retorno rápido;
  • Aumento das conversões;
  • Aumento de outras estratégias;
  • Menos custos com marketing;
  • Fortalecimento da marca.

É possível usar o link patrocinado para os mais variados produtos. Imagine que uma empresa de caldeiraria tubulação industrial precise aumentar suas vendas. Por meio do link patrocinado essa empresa terá esse retorno rápido.

As estratégias orgânicas levam mais tempo, por isso, fazer uso do link patrocinado – que pode trazer um resultado mais rápido, enquanto as outras estratégias ganham tempo – é muito interessante para um negócio que precisa de soluções imediatas.

Quando falamos em aumento de conversões, falamos sobre as visitas de um site que são convertidas em compras. 

Quando o anúncio do link patrocinado é bem feito, ele atrai os consumidores certos e com isso aumentam-se as vendas. 

Por exemplo, uma empresa que deseje anunciar freio a ar de caminhão vai usar o link patrocinado para chegar ao público certo.

Feito isso, esses consumidores acessarão o site da empresa e facilmente comprarão este ou outros produtos. Eles são o público-alvo dessa marca, portanto, a conversão se torna muito mais fácil e ágil.

Outra grande vantagem do link patrocinado é que ele reforça as outras estratégias de marketing digital utilizadas pela marca. 

Essas estratégias podem ser SEO, Marketing de Conteúdo, dentre outras. Essas estratégias são orgânicas e os resultados trazidos por elas virão mais facilmente e de maneira natural.

Outro grande benefício é que os custos da empresa diminuem. Vamos imaginar que uma empresa que ofereça serviços de limpeza de fachada a seco faça uso do link patrocinado. 

Quando esse anúncio é bem feito, os retornos são altos, o que diminui qualquer outro gasto que essa empresa tenha. 

Na verdade, investir em marketing de conteúdo não é gasto, já que as marcas precisam ser divulgar seus produtos para serem conhecidas e, automaticamente, aumentarem seus lucros. Se há aumento de lucro, há diminuição da despesa.

Além de todos esses benefícios, o link patrocinado também ajuda a fortalecer a marca. Uma marca fortalecida se estabelece no mercado e passa a ser reconhecida pelo público consumidor.

Desse modo, ela se torna referência para o público e passa uma imagem de autonomia. Isso torna a empresa mais confiável aos olhos do consumidor.

Empresas que não são conhecidas ou que não possuem uma marca fortalecida caem no esquecimento dos consumidores. 

Tal fator só reforça o fato de que existe muita concorrência no mercado, o que acaba por movimentar as empresas em busca de mais reconhecimento e fortalecimento.

Nesse contexto, por meio dos links patrocinados, é mantido um contato direto com o público e isso ajuda a manter a marca na cabeça das pessoas. 

Para isso, um plano de divulgação sólido chama a atenção dos consumidores que passam a ouvir o que uma marca está dizendo. 

Isso é válido para os mais variados segmentos, como uma marca que trabalhe com selo mecânico alta pressão ou uma do segmento de bens de consumo.

Afinal, a concorrência pode até ser grande, mas o marketing digital e suas estratégias estão aí para ajudar as mais variadas marcas. 

Divulgando o produto que vendem ou trabalho que fazem da maneira certa e tendo a internet como aliada, qualquer empresa cresce com o uso do marketing digital.

O link patrocinado é um exemplo disso. Afinal, anúncios de qualidade e destinados ao público certo pode fazer a sua marca crescer e ser notada.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.