10 Alimentos para diminuir o colesterol ruim

Ter uma má alimentação, pode prejudicar e muito em você levar uma vida mais saudável e sem riscos. Isso pode trazer várias implicações para o seu organismo, um deles pode ser o colesterol alto.

Se caso você tenha desenvolvido essa doença, fique com a gente, pois vamos te orientar sobre os melhores alimentos para te ajudar a controlar o colesterol ruim. Como muitos já sabem o colesterol é dividido em dois tipos que é o bom e o ruim.

Que são, respectivamente, HDL e LDL, o primeiro é o que auxilia o fígado a processar as substâncias dos alimentos e expulsa as toxinas do corpo. 

O outro é o que se acumula nas paredes das artéria e veias, quando se encontra dele em excesso nessas vias, ele impossibilita a boa circulação do sangue. Isso pode levar a vários riscos à saúde, como: trombose, infarto, aneurisma entre outras doenças.

Veja quais são os melhores alimentos para quem tem colesterol alto

Para impedir que você traga esses riscos à sua saúde, preparamos aqui uma lista com os dez melhores alimentos para você diminuir o seu colesterol, tendo uma dieta mais saudável. 

Peixes

Os peixes por conter o ômega 3 que é uma gordura insaturada, ajuda a reduzir a quantidade de colesterol ruim, além de auxiliar na circulação do sangue.

Aveia

Com seus vários formatos (farelo, farinha e grãos) a aveia possui uma fibra que é solúvel que leva o nome de betaglucana. Essa fibra ajuda a diminuir a quantidade de colesterol que seu corpo vai absorver. 

Então você pode comer aveia com frutas, colocar na vitamina e até mesmo em pratos salgados, como por exemplo em tortas.

Azeite

O azeite vai ser um bom amigo na ora de diminuir seu colesterol alto, pois ele acumula o ácido oleico, ele auxilia no equilíbrio do HDL e LDL, tendo um efeito muito mais benéfico. 

Chocolate Amargo

Por levar uma menor porção menor de açúcares e leite e mais cacau na sua fabricação. Essa mistura de ingredientes faz com que o sabor do chocolate fique mais amargo. No entanto, ele melhora a qualidade de vida e saúde.

Laranja

A laranja é rica em flavonoides, esses elementos são de extrema importância para controlar o colesterol ruim. E também a laranja é uma fruta cheia de nutrientes que diminuem a porcentagem de colesterol absorvido pelo intestino. 

Então para você se beneficiar melhor dessa fruta, prefira comer em pedaços, tirando a casca e as sementes.

Vinho

O vinho, em especial o tinto, tem uma grande quantidade de flavonóides, que auxiliam na regulagem dos colesterol bons e ruins. A causa do vinho tinto ser melhor para esse sentido, está nas cascas, que são utilizadas na fabricação do início ao fim.

Mas atente-se, a quantidade que deve ser ingerida para obter os benefícios do vinho tinto, são de apenas duas taças pela metade, em torno de 200 a 250 ml.

Você também deve preferir as versões secas ao invés dos doces, como o vinho doce pode gerar mais glicose, e em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Oleaginosas

Elas nada mais são que castanhas e nozes, como por exemplo Castanha do Pará, de caju, amêndoas, avelãs, a noz. Elas têm uma grande quantidade de antioxidante, que são elementos que previnem o envelhecimento da célula.

Contém também arginina, que colabora para uma melhor circulação do sangue, assim diminuindo a quantidade de colesterol ruim. Elas também podem aumentar as taxas de HDL (Colesterol Bom).

Soja

A soja também pode ser usada no combate do colesterol alto, que pode ser encontrada em diferentes alimentos, desde bebidas à alimentos doces ou salgados.

Às vezes, por ser difícil de ser encontrada no formato de grão, a soja pode ser ingerida de diferentes maneiras, como tomar sucos ou fazer alimentos que sejam feitos a base dela. 

Alguns produtos vegetarianos como carne e queijos feitos de soja, podem servir de grande ajuda na hora de diminuir o colesterol. 

Canela

Pesquisas que foram feitas na Universidade do Estado de Kansas, nos EUA, analisou pessoas que ingeriam canela com uma certa frequência, teve uma diminuição nas taxas de colesterol ruim. 

Os pesquisadores então concluíram, que as substâncias antioxidantes dessa especiaria ajudam a reduzir o aumento do colesterol ruim. 

Linhaça

A semente de linhaça é rica em ômega 3, que é a mesma substância encontrada nos peixes salmão, atum, etc. Então faz com que a linhaça seja um ótimo alimento para combater o colesterol ruim.

Você pode fazer receitas como bolos, tortas, vitaminas, sucos, pode ser triturada para ajudar no seu consumo e podendo aproveitar todos os benefícios.

Viu quantos alimentos você pode aproveitar para combater o colesterol alto? Você pode fazer várias receitas, para tornar a dieta mais saudável e gostosa. 

Mas lembre-se sempre procurar por ajuda médica, ele vai indicar corretamente todas as dietas que vão te favorecer, siga todas as instruções e terá uma melhor qualidade de vida.