3 cuidados para manter sua bicicleta ergométrica em dia

cuidados-manter-bicicleta-ergometrica

Ter um aparelho para que você possa utilizar em sua casa, poder praticar um exercício físico e manter o corpo saudável é muito bom. Estes cuidados são essenciais para que se tenha mais qualidade de vida, maior disposição, que seus exames médicos fiquem à níveis normais e ainda que você consiga atingir o corpo que sempre sonhou.

Muitas pessoas acabam fazendo inscrição na academia e por diversos motivos acabam não frequentando da forma que deveriam. Assim, não conseguem seguir uma rotina diária de exercício. Desta forma, ter um aparelho de exercício em casa é a melhor e mais fácil alternativa para conseguir realizar suas atividades físicas no conforto da sua casa. 

Porém, esses aparelhos podem necessitar de manutenção semanal ou mensal. E ela é de extrema importância, tanto para o perfeito funcionamento, melhor desempenho e ainda garantir que ele dure por muito tempo.

Muitas pessoas não fazem a manutenção correta, conforme solicitado pelo fabricante. Assim, é bem comum encontrar problemas na borracha das esteiras, problemas nos pedais de bicicleta ergométrica e também, problemas nas rodas dos elípticos. 

Muitas vezes as causas desses problemas são maus cuidados, descaso com o armazenamento do aparelho e ainda deixar de realizar a manutenção preventiva ou realizar alguns simples cuidados que garantiriam que ele durasse mais tempo. 

Porém, para você que optou ter uma bicicleta ergométrica em casa, no artigo de hoje iremos mostrar alguns cuidados necessários para manter seu aparelho em pleno funcionamento, com manutenção preventiva em dia e conseguir tirar o melhor que ele pode oferecer. Acompanhe e veja nossas dicas.

Tipos de Bicicletas Ergométricas

As bicicletas ergométricas podem ter diferentes funções e usos, dependendo do tipo. Atualmente, as bicicletas ergométricas podem ser: verticais, horizontais, rotativas ou mini.

  • Bicicleta estática vertical: Este modelo é o mais comum dos modelos, bem como o mais popular e mais barato. Considerando o posicionamento do corpo, essa também é uma das mais parecidas com as bicicletas comuns do dia a dia normalmente encontradas em academias. As pernas estão na posição vertical e nosso corpo se inclina para frente. Desta forma, a possibilidade de ajuste permite simular diferentes cenários, como pedalar ao ar livre.
  • Bicicleta ergométrica reclinada: Esta é a mais confortável dos modelos.Nele, a pessoa fica sentada, com as costas apoiadas enquanto pedala, tornando a pedalada mais confortável. Por isso, é uma ótima opção para idosos e pessoas com problemas nas costas. Isso porque, além de confortável, tem menos impacto nas costas e nos joelhos, tornando-o ideal para quem tem limitações físicas.
  • Spinning bikes: Spinning bikes são para quem gosta de exercícios vigorosos. Também é comum em academias para usuários já familiarizados com atividade física, pois exige mais força e é menos confortável. Na prática, podemos dizer que este modelo é a primeira escolha para quem quer emagrecer por causa do esforço exigido.
  • Mini Bike Ergométrica: É a escolha preferida dos fisioterapeutas por ser um modelo portátil e fácil de usar. Com ele, você pode exercitar seus braços, pernas, glúteos e várias outras partes do seu corpo. Por isso, também é uma ótima opção para quem precisa de fisioterapia ou quer começar a se exercitar mas não tem espaço em casa.

Limpeza

Manter sua bicicleta limpa é a melhor maneira de manter sua bicicleta ergométrica por mais tempo. Faça isso regularmente, de preferência uma vez por semana, com um pano seco para remover sujeira e resíduos de todos os componentes.

Se utilizar o equipamento ao ar livre, em locais com poeira, brisa do mar, ou clima muito úmido, lave as peças da sua bicicleta com água e sabão, limpe com uma esponja embebida em produto não abrasivo e, em seguida, use um pedaço de pano.

Armazenamento

Após o uso o seu equipamento deve ser guardado em local seguro, limpo, seco e sem umidade. A umidade desgasta as partes metálicas mais rapidamente, faz com que as partes plásticas fiquem quebradiças e que as correias ou cabos sejam desgastados de forma precoce. 

Assim, todas as vezes que você for praticar é recomendado verificar se todos os componentes e partes do equipamento estão em ordem, assim, evitando que você se machuque ou cause algum acidente.

Após o uso, limpe o equipamento conforme recomendado acima e coloque-o em local seguro, sem a presença de poeira, sem exposição aos raios solares e ainda se possível cubra-o com algum tecido ou plástico, garantindo que esteja protegido de possíveis contaminantes. 

Mantenha lubrificado

Uma das formas mais fáceis de manter seu equipamento em dia é mantê-lo lubrificado e em perfeitas condições. Para isso, siga as orientações dos fabricantes ou especialistas destes equipamentos. Assim, você garante que ele esteja funcionando perfeitamente e que traga benefícios ao usuário. Para lubrificar da maneira correta as partes como catracas, correntes, pedais e rolamentos externos para evitar a oxidação. Nunca use querosene, óleo de cozinha ou qualquer tipo de solvente para fazer isso .