5 itens que ajudarão você a evitar vírus e doenças quando sair de casa

Prevenir-se contra micro-organismos fora de casa é a melhor maneira de cuidar da saúde de toda a família

Com a chegada da pandemia da COVID-19 em 2020, retomou-se a discussão sobre os cuidados com a transmissão de doenças em ambientes públicos. Sair de casa e estar em contato com outras pessoas abre espaço para que inúmeras doenças sejam disseminadas, não apenas a causada pelo novo coronavírus.

Para se proteger, inúmeros itens de higiene e cuidado pessoal, como lenço de limpeza e máscara antiviral, podem ajudar a evitar o contato com vírus e outros micro-organismos ao sair de casa. Veja 5 itens para levar sempre com você e manter as doenças longe!

1. Álcool etílico 70% 

O álcool a 70% (etílico) ficou famoso com a chegada da pandemia (sendo inclusive disputado por muitas pessoas nos primeiros dias) e tudo indica que vai continuar “em alta” na rotina das pessoas. Isso porque o produto ajuda a eliminar diversos tipos de vírus, inclusive o da gripe comum e da H1N1, por exemplo.

Assim, ao sair de casa, é sempre interessante carregar um frasquinho do álcool a 70% com você, para higienizar as mãos com regularidade e evitar contaminação. Esse cuidado precisa ser redobrado quando estiver em espaços públicos, já que muitas pessoas passam por ali.

2. Máscara antiviral

Você sabia que existe uma tecnologia para produzir tecidos que desativam vírus? É com esse produto que a máscara antiviral é feita, garantindo maior segurança ao sair de casa.

O tecido utilizado para sua fabricação contém íons de prata, que desativam cerca de 99,9% dos vírus e bactérias que entram em contato com a máscara.

Dessa forma, as chances de contaminação também diminuem, já que, mesmo que a pessoa encoste no tecido, o vírus provavelmente estará inativado por ali.

Outro ponto positivo da máscara antiviral é que ela dura inúmeras lavagens e o tecido é confortável, igual a todos os outros, não incomodando na hora de se proteger.

3. Camiseta antiviral

Da mesma forma que as máscaras, um bom item para vestir quando precisar sair de casa são as camisetas antivirais, também feitas com o tecido ionizado que inativa vírus e outros micro-organismos.

A camiseta é uma boa pedida para quem quer uma proteção a mais, pois em ambientes ou transporte público, por exemplo, pode ser difícil manter o distanciamento ou não encostar em bancos, balcões, entre outras superfícies.

Assim, mesmo se algum desses locais estiver contaminado, as chances do vírus se tornar inativo em contato com a camiseta são altas, o que diminui as possibilidades de contaminação.

4. Lenços de limpeza

Higienizar as superfícies é uma das medidas mais importantes quando o assunto é conter a transmissão de doenças, principalmente em locais públicos ou de alta circulação de pessoas.

Por isso, andar com lenços de limpeza, como os de álcool, são uma maneira de conseguir higienizar espaços de maneira prática e rápida, diminuindo a quantidade de vírus e bactérias nos locais.

Esses itens são fáceis de encontrar, carregar e usar, por isso são uma ótima maneira de se proteger de doenças.

5. Sabonete líquido

Você sabia que o simples ato de lavar as mãos pode evitar inúmeras doenças? Fazer isso é tão importante que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva o hábito com o Dia Mundial de Higienização das Mãos, em 5 de maio.

Por isso, além do álcool etílico e dos lenços de limpeza para a higienização rápida das mãos, sempre que possível o ideal mesmo é lavá-las com cuidado. Pode ser ao chegar do trabalho, em casa, restaurantes e ambientes públicos em que seja possível.

Assim, levar um sabonete sempre com você evita passar por aquela situações em que o item está em falta nos banheiros, dificultando a higienização.

Prevenir-se das contaminações fora de casa pode ser mais simples com os itens certos, por isso vale a pena investir naqueles que podem proteger você e sua família das doenças.