Aprenda a customizar a sua moto sem gastar muito

Saiba como customizar a moto com personalidade e gastando pouco.

Deixar a moto com a sua cara é uma maneira de demonstrar personalidade e sentir ainda mais prazer ao dirigir pela sua cidade. É possível ter uma moto personalizada sem gastar muito dinheiro. Aqui, vamos dar diversas dicas de como customizar a sua moto com pouco dinheiro e chamar a atenção das pessoas ao andar na rua.

Além de gastar pouco, também é importante seguir as regras e garantir que as customizações feitas são permitidas por lei para não ter nenhum problema. Se você está planejando fazer algumas alterações na sua motocicleta e está sem saber o que fazer, confira nossas dicas abaixo.

Troque as manoplas

Uma ideia barata de customização para personalizar e trazer mais conforto na hora de pilotar é trocar as manoplas. Existem vários modelos esportivos de metal ou em gel no mercado. Inclusive, há opções de modelos ergonômicos e com cores variadas.

Dessa forma, você poderá dar um toque sutil de personalização na sua moto gastando pouco e ainda ter mais comodidade para dirigir.

Troque os retrovisores

Outros componentes que podem ser trocados para dar um toque de originalidade a sua moto são os retrovisores. Existem diversos modelos no mercado, dos mais esportivos até os clássicos, que podem deixar a sua moto com um visual completamente diferente do modelo original.

A dica aqui é tomar cuidado para escolher retrovisores que tenham um tamanho adequado e não diminuam seu campo de visão na hora de pilotar.

Escapamento esportivo

Outro item bem legal e barato para dar um toque de originalidade à sua moto é o escapamento. A dica é colocar um modelo de escapamento esportivo. Esses modelos têm um design bastante estilizado e chamam a atenção de qualquer um que goste de motos.

Além de modificar o visual da moto, o escapamento esportivo muda o ronco do motor, fazendo com que ele tenha um som característico que será conhecido em qualquer lugar.

Pintura e graffiti

Pela lei, a moto pode ter a pintura estilizada, desde que não se altere a cor registrada no documento em mais de 50%. Então, se você quer dar uma personalizada no visual de sua motocicleta, busque um profissional para fazer a pintura ou um grafitti em algumas partes.

Você pode fazer a estilização em vários estilos, desde figuras geométricas até manchas ou desenhos no estilo grafitti ou desenho animado, por exemplo. Basta ter criatividade e montar um projeto que chame a atenção pelo visual.

Customize o painel

Pelas leis brasileiras, o painel precisa ter velocímetro, hodômetro e luzes de alerta, mas o resto da instrumentação original não precisa ser mantida. Logo você pode mudar o painel, colocando alguns detalhes novos e apostar em cores chamativas para dar um toque de personalização.

Coloque um pára-brisa

Os pára-brisas são acessórios que podem ser aplicados em diversos modelos de moto. Muitas motocicletas não vêm equipadas com pára-brisas, por isso pode ser uma boa ideia colocar o equipamento para personalizar a moto.

A dica aqui é usar o bom senso para equipar sua moto com um pára-brisa do tamanho certo para que orne com o visual da motocicleta e, claro, para que você não tenha dificuldades para dirigir.

Fique dentro da lei e não tenha pressa na customização

Demos algumas dicas baratas de componentes de moto que podem ser trocados ou instalados. É claro que as customizações não precisam parar por aqui, existem muitas outras ideias capazes de serem desenvolvidas dentro da lei.

A dica é seguir a lei, sempre tendo a certeza de que as modificações de sua moto não lhe geraram problemas com o DETRAN e nem problemas ao dirigir. Personalização deve ser sinônimo de conforto e uma estética única.

Por fim, a customização não precisa ser feita de uma hora para outra. Customizar uma moto é um processo que pode demorar e ser incrementado ao longo do tempo. Por isso, não se apresse e faça as customizações com base em suas ideias e o seu orçamento para deixar a sua moto com a sua cara.