Benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental

O sedentarismo e as algumas posições em que você fica por um longo período diariamente, como na frente de um computador ou em pé no trabalho, são muito cansativas. E não se surpreenda, mas fazer exercícios é uma necessidade do próprio corpo em situações como essas.

O cérebro mesmo pode ativar o comando para você equilibrar a produção de serotonina, dopamina e endorfina no corpo, que são liberados em atividades físicas.

Se esses hormônios ficam em desequilíbrio, isso pode acarretar em transtornos mentais, como a depressão. Os exercícios físicos para uma saúde mental de qualidade são solicitados pelo próprio organismo, para amenizar sintomas como mau humor, indisposição e mal-estar.

Atividades físicas mesmo que moderadas são muito eficazes no tratamento da depressão com o apoio de tratamento medicamentosos. E saiba que não são apenas exercícios físicos como ir na academia que fazem efeito. Pode ser qualquer tipo de movimento, como andar, levantar, subir ou descer escadas, dançar, pedalar, correr e muito mais.

Você pode até encontrar vídeos e sites especializados em exercícios online. Parques e academia costumam faze a locação de compactador de solo para diminuir o orçamento de uma obra de construção civil publica, por exemplo essas academias ao ar livre onde a população do bairro consegue utilizar sem gastar dinheiro em academias privadas. O mesmo vale para vídeos no Youtube com exercícios ou até sites só especializados nisso.

Quais os benefícios das atividades físicas para sua saúde mental?

Há muitas vantagens em fazer atividades físicas para sua saúde mental. Isso é benéfico até para sua saúde física, já que se a mente está bem, o corpo funciona melhor. Confira alguns benefícios dos exercícios físicos para sua saúde mental.

1. Diminui o estresse

É necessário aliviar os níveis de estresse para viver bem, ainda mais em uma vida corrida cheia de responsabilidades e obrigações. O aumento do hormônio do estresse conhecido com cortisol causa defasagem no aprendizado, lapsos de memória, aumento de peso, redução do apetite e muito mais.

O cortisol em baixa no seu organismo também afeta sua saúde mental, com sintomas como cansaço extremo, fraqueza e desejo de comer muito doce. Os exercícios físicos servem para reduzir o nível de cortisol no organismo, já que as práticas relaxam o corpo e a mente.

2. Melhora a qualidade do sono

Praticar atividades físicas pode melhorar a qualidade de seu sono. Dessa maneira, você vai diminuir a insônia e ter noites de sono mais tranquilos. Mesmo que você não goste de ter uma rotina, entenda que isso é essencial para prevenir distúrbios do sono. É necessário ter um horário fixo tanto para dormir quanto para acordar. Isso vai acostumar seu corpo e sua mente.

Ficar muito tempo sem dormir pode afetar seu humor e trazer sintomas desagradáveis, como fadiga, mau humor, dificuldades em se concentrar e muito mais, como alterações hormonais, aumento de peso, estresse, confusão mental, sonolência e outros.

Portanto, não deixe de dormir 8 horas por dia nos mesmos horários. Não faça exercícios físicos pouco tempo antes de dormir, isso pode animar seu corpo, que precisará descansar.