15 Benefícios de um site para o seu negócio

Os benefícios de um site para o seu negócio são incríveis, tanto que se tornam essenciais para qualquer empresa atualmente. A Internet é um fenômeno que envolve todo o mundo e o ano de 2020 deixou isso muito claro. 

As pessoas tornaram os sites e plataformas de comunicação da internet uma parte indispensável de nossas vidas. Se quisermos descobrir onde comer hoje à noite, por exemplo, pesquisamos no Google por restaurantes informando apenas o tipo de comida que desejamos comer. Se quisermos comprar algo, podemos ver os catálogos online das lojas e comprar em poucos minutos. 

Qualquer empresa/pessoa que ofereça um serviço ou produto e não tenha um site com design profissional está perdendo uma ferramenta poderosa (que pode representar até 70% de seu tráfego e receita).

Graças a uma página web, um potencial cliente pode ver a sua empresa, conhecer o seu produto, embaralhar os diferentes serviços e até efetuar um pagamento sem ter de se deslocar. As vantagens de uma página web são muitas, e aqui vamos citar alguns dos principais benefícios.

15 Benefícios de um site para o seu negócio

Você pode contratar uma agência de marketing digital para criar um site profissional ou utilizar plataformas online. O importante é criar um site para o seu negócio crescer no mercado!

1. Maior alcance

Uma página web pode ser visualizada em qualquer lugar do mundo através da internet. Qualquer pessoa em qualquer lugar poderá encontrar sua empresa e, como tal, tornar-se um cliente em potencial. As barreiras de espaço e tempo são reduzidas. 

Supondo que você tenha um negócio em uma cidade turística e ofereça passeios pela cidade. Certamente seus clientes pesquisam com frases como: “Passeio turístico em São Paulo“, “O que ver em São Paulo?”, “Lugares turísticos em Natal – RS”. Você tem que estar lá quando eles precisam de você.

2. É uma loja aberta 24 horas

Ter um site significa que os clientes sempre podem entrar em contato com você. Você terá uma loja aberta trabalhando 24 horas por dia, 365 dias por ano, e receberá todos os pedidos na palma da sua mão. Mesmo fora do horário comercial, seu site continua encontrando e atraindo novos clientes.

3. Apareça no Google

Suponha que é sexta-feira à noite e você quer comer uma pizza, qual é a primeira coisa que você faz? Sim, você pega seu telefone e pesquisa no Google. Ou quando quiser comprar qualquer coisa que possa imaginar, desde um novo mouse para o seu PC até uma scooter elétrica para se locomover no trabalho, você pesquisa no Google. Você não pode perder esta oportunidade, deve deixar seus clientes saberem que sua empresa está online e disponível a qualquer momento.

4. Você aumentará a confiança de seus clientes

Este é um dos maiores benefícios de ter um site. As pessoas precisam confiar no seu negócio, caso contrário, não gastaram um centavo com isso. Um site é um dos pilares para ajudar a consolidar sua marca. O endereço do seu site estará presente em todas as suas peças gráficas e itens promocionais, é tão importante quanto o seu endereço físico.

5. Você melhora o atendimento ao cliente

Seus clientes precisarão de informações sobre seus serviços ou produtos, precisarão tirar dúvidas antes de comprar ou contratar seu serviço, e seu site é o melhor lugar para exibir essas informações. 

Use o feedback e as perguntas que seus clientes fazem para consolidar uma boa seção de “Perguntas Frequentes”. E não perca a oportunidade de ter um chat ao vivo, onde os visitantes do seu site o consultam e você pode respondê-los em menos de um minuto.

6. É a melhor forma de mostrar sua empresa e seus produtos ou serviços

No seu site você pode fazer o que quiser, pois ele é seu. Vamos lá, é óbvio, mas pense sobre isso. É o equivalente à sua loja física, onde pode expor os seus produtos da forma que desejar, pintar as paredes com as cores da sua marca, colocar um poster personalizado ou desenhar ao seu gosto. Não há limites. No entanto, precisa atender as necessidades do usuário e evitar a poluição visual.

7. Você pode ganhar muito dinheiro

Você pode criar uma loja online e receber pagamentos diretamente em seu site com um gateway de pagamento seguro, que dará confiança aos seus clientes. Além disso, também pode entrar em contato com seus compradores e receber pagamentos. 

Pare de vender nas grandes plataformas que cobram um grande corte em forma de comissão. Promova sua própria loja, alcance milhares de clientes em um único dia e veja suas vendas dispararem.

8. Você terá seu próprio endereço de e-mail profissional

Se você acha que seu site ainda não faz você parecer um profissional, seu endereço de e-mail o fará. Por exemplo, pode ter um e-mail com o nome da sua empresa: photomagic@fotografia.com. Legal, né? Você terá seus próprios endereços de e-mail profissionais, um para cada membro ou setor de sua empresa. Imagine como ficará lindo no seu cartão de visita.

9. Você não precisa fazer um grande investimento

Se ainda não é uma empresa que tem milhares de clientes em todo o mundo, o seu website não será um enorme investimento. Seu site será um investimento ao seu alcance, que ampliará sua carteira de clientes e aumentará exponencialmente sua renda.

10. Você pode construir um relacionamento direto com seus clientes

Seus clientes começarão a confiar em sua empresa através do seu site. É como visitar sua loja e poder falar com você. Construa um relacionamento direto com eles, aceitando suas críticas e sugestões e implementando-as em seu site. 

Vá construindo um banco de dados de potenciais clientes que assinam seu newsletter, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para lidar diretamente com seus clientes, onde é possível oferecer ofertas diretamente em sua caixa de entrada.

11. É uma plataforma tudo-em-um

Seu site pode ser o que você imaginar. Pode ser um site onde as pessoas marcam uma consulta ou aconselhamento, um site onde um restaurante vende comida em casa ou faz reservas, um hotel pode fazer reservas de quartos automaticamente, você pode ter um blog onde pode compartilhar suas histórias ou conteúdo de qualidade para seus clientes em potencial, talvez um portfólio profissional de trabalho, ou simplesmente uma loja digital. Você decide.

12. Supere a concorrência

Imagine que deseja comprar um bolo para o seu aniversário. Você pega seu telefone e pesquisa no Google. Você olha para os dois primeiros resultados: o nome de uma confeitaria próxima nas páginas amarelas, onde aparecem apenas o endereço e o número de telefone, e por outro lado, o site de uma confeitaria da sua cidade onde você pode encontrar toda a sua catálogo de bolos, fotos de boa qualidade e um chat onde pode encomendar o seu bolo personalizado e ainda pagar online. Não é tão difícil decidir onde você vai comprar, certo?

13. Você pode contar sua própria história

As redes sociais são muito poderosas e isso é indiscutível, mas vamos lá, todo mundo já está lá. Todos devem se adaptar à forma de publicação destes e, além disso, você pode ser um pouco criativo, sempre terá que ficar dentro dos padrões deles. 

No seu site você pode fazer o que quiser, onde quiser e na hora que quiser. Vamos colocar essa imagem lá, esse texto aqui, essa animação legal desse lado e fazer esse vídeo se mover assim por toda a página. Sem problemas, vamos fazer isso. Quer ver minha própria história?

14. Você receberá todos os pedidos e notificações na palma da sua mão

Quando você fizer uma venda em seu site, uma notificação chegará imediatamente em seu smartphone. Você terá todos os seus pedidos organizados tanto no celular quanto no computador de mesa. Chega uma encomenda, você prepara, envia e recolhe o seu dinheiro de uma forma tão simples e rápida que se tornará uma coisa do dia-a-dia.

15. Você reduzirá custos

Se você não tem uma loja física, imagine quanto dinheiro pode custar para montar uma. Você precisa alugar um local comercial, pagar todos os impostos e serviços, preparar o local para que se adapte à sua estética, realizar publicidade e muito mais. É incomparável com o baixo investimento envolvido na criação de sua própria loja digital.

Concluindo, 75% das pessoas julgam a credibilidade de uma empresa apenas com base em seu site. Com um site com design profissional, você estará na maior janela do mundo, ali mesmo para ser descoberto pelo mundo. 

As grandes empresas estão constantemente em busca de alianças com pessoas como você, que possam dar um toque único à sua marca. Qualquer pessoa, até mesmo um executivo de alto escalão da empresa com a qual você sonha em trabalhar, pode encontrar seu site e entrar em contato com sua empresa para prestação de serviços, por exemplo. Não perca tempo!