O que significa certificado digital SPC?

Se você chegou até aqui, está com dúvidas sobre o certificado digital SPC, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. A partir de agora, vamos apresentar as principais informações, destacando pontos importantes desse documento. Para isso, vamos cobrir os seguintes tópicos.

  • Afinal, o que significa certificado digital SPC??
  • Quais são os benefícios do certificado digital?
  • O Certificado digital é seguro?
  • Onde comprar o certificado digital?

Acompanhe!

Afinal, o que significa certificado digital SPC??

Trata-se de um documento eletrônico que tem como objetivo comprovar a identidade de uma pessoa física ou jurídica no ambiente digital. Por meio dele, você consegue assinar documentos à distância, no conforto da sua casa. Basta ter um computador com acesso à internet. E o melhor: a assinatura tem validade jurídica. 

Para se ter uma ideia, a assinatura é autêntica e verdadeira em todas as transações digitais. Foi-se o tempo em que era necessário sair da sua residência ou do trabalho para reconhecer firma. Agora, esse processo pode ser feito online.

Quais são os benefícios do certificado digital?

A pessoa jurídica e a pessoa física conquistam vários benefícios com o certificado digital SPC. Conheça abaixo quais são os mais importantes.

  • Permite assinar contratos e autenticar documentos;
  • É possível resolver pendências junto à Receita e outros órgãos;
  • Reduz a burocracia e deixa o seu dia mais leve e tranquilo;
  • Garante mais mobilidade e rapidez em sua rotina de trabalho;
  • Ajuda na economia de tempo, dinheiro e recursos ambientais.

O Certificado digital é seguro?

Sim. Os seus dados não são compartilhados com outras pessoas na internet. Você pode fazer a assinatura digital sem problemas, uma vez que ele é gerado por uma das empresas mais importantes do país, o SPC (Serviço de proteção ao crédito).

Onde comprar o certificado digital?

O processo de compra do certificado digital pode ser feito por meio da internet. Não é necessário sair de casa para solicitar o seu pedido. O primeiro passo é entrar na página oficial do SPC. É fundamental deixar claro que você deve ignorar qualquer outro tipo de link ou página, pois eles podem ser um golpe. Por isso, fique atento antes de adicionar os seus dados.

Depois de entrar na página oficial, você deve identificar qual é o tipo de certificado que necessita neste momento. Existem duas opções: pessoa física (profissionais) e pessoas jurídicas (empresas). Vamos imaginar que escolhemos a primeira alternativa.

Em seguida, é importante informar para qual finalidade vamos utilizar o documento. Dentre as opções, encontra-se: advogados, profissionais autônomos (MEI), profissionais da área de saúde e para uso pessoal. Para continuar com a explicação, vamos escolher a opção para o “uso pessoal”.

Depois, você deve informar qual é o melhor certificado de acordo com as suas necessidades. Conheça as alternativas mais comuns abaixo.

  • A1 – Armazenado no computador – Validade: 12 meses;
  • A3 – Token no celular – Validade: 12 a 36 meses;
  • A3 – Cartão – Validade: 12 a 36 mês;
  • A3 – Cartão e Leitora – Validade: 12 a 36 meses;
  • A3 – SPC Safe ID – Validade: 12 a 60 meses.

Depois, basta ir para a loja virtual e concluir a compra do certificado digital. Ele pode ser utilizado para: enviar Declaração do Imposto de Renda (IRPF), acessar o eSocial e enviar informações da Previdência Social (GFIP) e para guia de recolhimento do FGTS.

Aqui, mencionamos as principais orientações sobre o certificado digital. É importante afirmar, mais uma vez, que o documento é seguro e pode ser bastante prático, especialmente em momentos de pandemia, que é necessário seguir o isolamento social. Afinal, ele permite resolver diversas situações pela internet, protegendo também a sua saúde.

Após descobrir o que significa certificado digital SPC e outras informações interessantes sobre o documento, siga-nos nas redes sociais e conheça mais detalhes importantes que vão impactar positivamente em sua rotina profissional.