Como aumentar a durabilidade do teflon das panelas?

Entenda o que é o teflon e saiba a melhor maneira de cuidar das suas panelas.

As panelas de teflon são muito conhecidas entre os entusiastas da cozinha. Se você costuma fazer a sua própria comida, você sabe do que estamos falando. Essa característica das panelas antiaderentes chama muito a atenção devido à facilidade que elas oferecem na hora de cozinhar.

É comum que as pessoas procurem por um jogo de panelas antiaderentes na hora de comprar seus utensílios para a cozinha. Essa busca ocorre principalmente porque elas contêm o teflon, que impede que a comida grude no fundo das panelas e acabe estragando o seu preparo — seja por queimar ou por desmanchar.

Uma outra característica interessante do teflon é que, para cozinhar nas panelas antiaderentes, você não vai precisar colocar tanto óleo. Às vezes, nem será preciso adicionar este ingrediente. Por isso, esse tipo de panela acaba sendo famoso entre as pessoas que optam pelo estilo de vida mais saudável.

Por essas e outras razões, a panela antiaderente vem chamando a atenção de muitas pessoas. Neste artigo, vamos te explicar melhor o que é o teflon e como ele funciona nas panelas, além de te ensinar como cuidar melhor delas para durarem mais. Se interessou pelo conteúdo? Saiba mais abaixo!

O que é o teflon?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre panelas de teflon ou até deve ter alguma delas em casa. Mas você sabe do que é feito esse material? O teflon, conhecido como Politretafluoretileno ou PTFE, é um plástico. Este plástico é comumente utilizado por ser muito versátil, já que possui alta resistência mecânica e elétrica. 

Um outro ponto importante é que o Teflon é um material com pouco atrito — dando o seu aspecto escorregadio — e bom isolamento elétrico, além de ser resistente aos reagentes químicos. É por isso que ele é muito utilizado para cobrir utensílios domésticos, como panelas, frigideiras e air fryers, por exemplo.

Como o teflon funciona nas panelas?

Como explicamos acima, o Teflon, ou o PTFE, é um material composto por átomos de carbono e flúor, criando uma das ligações mais fortes da química orgânica. Sua característica é a inércia: isso significa que ele não reage com compostos com baixo coeficiente de atrito.

Além disso, esse material também é hidrofóbico. Isso significa que ele é capaz de repelir tanto a água quanto outros líquidos. Dessa forma, a comida também é repelida e, por isso, não gruda! É aí que está a mágica do Teflon.

Dicas para o teflon da sua panela durar mais

Agora que você já aprendeu o que é o Teflon e como ele funciona nas panelas, é importante entender como cuidar delas para que a sua durabilidade seja maior. Veja abaixo as principais dicas de cuidados para você ter com seus antiaderentes. 

Prepare para o primeiro uso

Em primeiro lugar, é importante preparar e higienizar o antiaderente antes de começar a cozinhar. Por isso, você deve lavar bem com detergente neutro e uma esponja macia. Então, unte a panela com óleo ou manteiga e leve ao fogo baixo por dois minutos. Assim, o seu Teflon irá se conservar por mais tempo.

Opte por utensílios de silicone ou madeira

Da mesma forma que você deve utilizar esponjas mais macias, o ideal é cozinhar com utensílios que não danifiquem a sua panela. Os materiais mais indicados são o silicone e a madeira, que causam menos impacto e atrito. Dessa forma, você evita arranhões indesejáveis no seu Teflon.

Preste atenção nas altas temperaturas

Isso mesmo! O Teflon pode ser danificado com o calor excessivo, que pode desprendê-lo da panela. Além disso, as partículas deste material são tóxicas e podem grudar na sua comida. O ideal é que você não prepare alimentos como carnes e frituras nas panelas antiaderentes, já que o seu preparo demandam altas temperaturas. Também evite levá-las ao forno.