Como comprar com segurança na internet?

Realizar compras pela internet só traz vantagens, como praticidade, comodidade e segurança, se você souber tomar alguns cuidados. Comprar online é uma das melhores opções para pedir delivery de refeições, um remédio que acabou e faz falta ou até um produto muito necessário.

Além disso, na internet os produtos ficam mais baratos porque as empresas não precisam manter o custo de ter uma loja física, como contas e salários de funcionários.

Um levantamento do Compre&Confie mostrou que as compras online cresceram 71%, com rendimento de R$27,3 bilhões em 2020. Mesmo com esse crescimento, você pode ter receio de efetuar compras online.

Existem muitos sites criminosos, que enganam o consumidor, roubam dados pessoais e até anunciam produtos falsos. Saiba como comprar com segurança pela internet e não caia em golpes.

1. Pesquise os preços

Antes de mais nada, desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado. Utilize sites como Buscapé e Zoom para pesquisar os preços. Vale também dar uma pesquisada em sites de lojas físicas confiáveis, como Americanas, Casas Bahia e muitas outras.

Só pelo uso dos sites citados acima, você já encontra lojas virtuais confiáveis para comprar. Além disso, você terá uma economia, já que poderá ver em qual site o preço estará mais acessível. Você pode comparar preços de um Ray Ban Wayfarer preço, por exemplo.

2. Tente entrar em contato com o suporte da empresa

Mesmo antes de efetuar uma compra, verifique todas as possibilidades de entrar em contato com o suporte da empresa. Se não existir canais de comunicação, já descarte o site. No entanto, se você achar e-mail, chat, WhatsApp ou telefone, tente entrar em contato para saber se realmente existe o atendimento ao cliente.

3. Pesquise a reputação do site

Você pode entrar nas redes sociais da loja virtual e avaliar os comentários no Facebook, Instagram e outras possibilidades. Não compre em nenhuma loja em que há só comentários negativos, problemas não resolvidos e dúvidas. Vale a pena também checar a reputação da empresa no site Reclame Aqui, que reúne reclamações sobre empresas.

Você também pode olhar as avaliações da empresa no Google. Caso seja um aplicativo de compras, não deixe de conferir comentários no Google Play Store ou no App Store.  

4. Realize a compra apenas pelo seu computador ou celular

Usar computador ou celular de terceiros para efetuar uma compra pode ser perigoso. O computador alheio pode ter vírus e malwares. Além disso, ao efetuar o pagamento, suas informações podem ser roubadas e utilizadas em atividades criminosas.

Por isso, só compre pelo seu celular, computador ou notebook. Tenha certeza de que não há vírus e malwares no seu computador também. Faça uma varredura com um antivírus de tempo em tempo. Não esqueça de analisar seu celular também.

Conclusão

As compras pela internet estão em pleno crescimento, não apenas nos sites, mas por aplicativos de lojas online também. No entanto, é necessário tomar cuidado para não fazer uma compra errônea e cair em um golpe. Com alguns cuidados, sua compra pela internet só pode trazer mais comodidade.