Como criar sites facilmente em 2021?

Você tem se sentido frustrado(a) porque quer criar um site para seu projeto pessoal ou empresa, mas ter que estudar sistemas de gerenciamento de conteúdo complexos não é rápido e te consome demais? Então você veio ao artigo certo.

Aqui vamos explicar brevemente alguns conceitos elementares de um site e apresentar soluções para fazer tudo de maneira prática e rápida, sem especialização, conhecimento de códigos ou a ajuda de um programador.

O que é necessário para criar um site?

Primeiramente, vamos abordar o registro de domínio, pois é a parte mais básica do processo.

Um domínio é o endereço do seu site; ou seja, o que será digitado para acessar o seu espaço online.

Nele, é obrigatório que enquadremos o nome do nosso projeto/negócio para que o Google possa associar nosso site ao nome da nossa marca.

Por exemplo: https://www.magazineluiza.com.br/

Por isso, é crucial que o nome da sua marca seja “único”, pelo menos em seu nicho. Assim, a chance de ter outra empresa com o seu nome já registrado é bem menor.

Tente também obter um registro com o final “.br” caso o nome da sua marca não seja evidentemente em português. Domínios “.br” costumam ser mais caros, mas eles são cruciais para indicar que seu negócio opera em português.

Depois, tem a hospedagem do site. Este processo nada mais é do que a contratação de um servidor especializado que armazenará as informações do seu site. Logo, você estará “alugando” um espaço para seu site habitar, quase como um sistema de aluguel de quartos.

Os benefícios de uma boa hospedagem são: alta velocidade do site, raras situações em que o site estará offline, segurança para o site com um certificado SSL, entre outros. Procure por eles na hora de escolher.

Por fim, você precisará utilizar um construtor de site. Nele, você gerenciará a aparência do site, o conteúdo, realizará posts, criará menus, editará cores, criará landing pages e muito mais.

Um bom construtor de sites permite que você altere seu site todo de maneira fácil, sem que seja necessário mexer em código HTML, JavaScript ou qualquer outro. Também tenha a certeza de que a ferramenta que irá escolher não requer conhecimentos de programação.

Como criar um site de maneira rápida e simples?

Não há como fugir: tudo o que foi descrito acima terá que estar presente em seu site, pois são os fundamentos da criação de websites. Por isso, tente memorizar bem a função de cada um dos itens abordados para estar mais ciente na hora de contratar a ferramenta correta.

O que muitos empresários fazem para criar seus sites é realizar a contratação de cada um dos serviços separadamente. Muitas pessoas procuram por promoções de domínios, planos de hospedagem e utilizam o WordPress para gerenciar conteúdo. Algumas nem fazem a instalação do WordPress e acabam pagando 300 dólares para gerenciar o conteúdo através do wordpress.com.

Como fazer todas estas buscas e contratar tudo separadamente toma bastante tempo e ainda requer algum conhecimento sobre plug-ins, instalação manual, setup de configurações, etc., uma nova tendência está surgindo. Novas ferramentas de desenvolvimento de sites estão sendo criadas para que você crie seu site tendo todos os recursos em um único plano, através de um único criador de sites.

Você poderá obter domínio, hospedagem, editor de páginas, construtor de sites, templates, certificados SSL e muito mais de maneira muito mais fácil.

Além de tudo, a principal vantagem de criar um site em uma ferramenta all-in-one ainda nem foi mencionada. Pense comigo: independentemente da forma que você optar para criar um site, apenas tê-lo no ar não significará que seu site fará sucesso. Por isso, você precisará investir em estratégias de marketing digital para que sua marca comece a crescer.

Com um site sendo criado rapidamente e o conteúdo dele sendo editável com maior facilidade, você terá mais tempo disponível para focar no crescimento do site, ao invés de passar muito tempo apenas idealizando o design dele.

Resumindo, você terá tempo para investir naquilo que dará retorno direto e crescerá sua marca.

Como gerar tráfego para um site rapidamente?

Se você já está se preparando para investir em um site para sua marca, com certeza já leu por aí que SEO (search engine optimization) é a principal estratégia de marketing digital do momento. Afinal, ela é barata, dura a longo prazo, traz a possibilidade do seu site gerar milhares de cliques “sem que você mova um único dedo” e está alinhada ao interesse do consumidor moderno.

Sim, não dá para negar: SEO é a melhor estratégia de marketing digital de todas e recomendo fortemente que você faça investimentos nessa área. Porém, o SEO possui um defeito:

Seus resultados vêm a longo prazo

Isso significa que você terá que investir em SEO on page e marketing de conteúdo (ambos parte do conceito geral de SEO) logo no início, mas só colherá frutos depois de pelo menos alguns meses.

Convenhamos: este não é um cenário ideal para um empresário que monta um site neste instante.

Sendo assim, um site que está iniciando agora tem uma outra necessidade: gerar renda a curto prazo. Mesmo que não seja um site super lucrativo de cara, ele pelo menos precisa manter uma margem de lucro até que as estratégias de SEO tragam resultados.

Para isso, o marketing de afiliados e os anúncios pagos são as melhores estratégias para você investir a curto prazo. Você estará atraindo clientes para seu site, seja para ler um conteúdo do seu blog, cair na página de um produto específico ou apenas saber que sua marca existe. Dessa maneira, você gerará tráfego em seu site mesmo que você ainda não consiga achar o seu próprio site pelo Google.

Alguns dos melhores planos de anúncios são os oferecidos pelas redes sociais, como o YouTube Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads. Se você estiver montando um blog, o Google AdSense provavelmente será o seu principal alvo.

E não pense que terá acabado por aí: a internet está em constante avanço e você vai precisar atualizar seu site para as mudanças. Apesar de trabalhoso, o lucro que a internet é capaz de trazer não se compara com o de um negócio local, pois você estará lidando com o mundo todo em seu site. Isso significa que seus esforços serão bem compensados e sua empresa crescerá muito mais caso possua um site.