Como fazer uma estratégia de vendas?

Todos somos vendedores de alguma coisa. E não importa o que esteja oferecendo, seja um amplificador de som, alimentos, ou até mesmo seu conhecimento em certo assunto que domine, todos estamos no mercado digital para lucrar.

Independentemente de qual for seu segmento, é necessário aplicar uma estratégia de vendas efetivas para alcançar as metas impostas pela empresa (seja ela sua ou não) e suas metas pessoais.

Contudo, não importa se já atue no mercado há anos em distribuição de bisnaga de plástico, delivery, ou outro segmento, e até mesmo que esteja para começar, ter diversas táticas para manter-se em alta em seu nicho é primordial.

Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar como fazer uma estratégia de vendas para avançar os seus resultados. Confira!

O que é estratégia de vendas?

Antes de qualquer coisa precisamos saber o que é uma estratégia de vendas.

É um conceito que discorre sobre táticas que uma empresa usa para construir sua marca, aumentar receita e gerar as vendas estimadas. Aqui estão envolvidos os processos de qualificação de potenciais clientes, comunicação e otimização de site com SEO (Search Engine Optimization), entre outras práticas.

Sabendo disso, é importante ressaltar que estratégia de vendas não é estratégia de marketing.

Embora sejam muito similares em certos aspectos, são, em sua essência, diferentes. Você poderá perceber isso logo abaixo:

  • Estratégia de marketing: é sobre construir sua imagem, divulgar sua marca e manter-se na mente de seu cliente para que ele gere novos leads para seu negócio.
  • Estratégia de vendas: é saber quais objetivos comerciais atingir, quando e o que fazer para alcançá-los.
  • Técnicas de vendas: são habilidades que os profissionais em vendas usam para alcançar seus objetivos.

Sendo assim, listamos algumas dicas úteis para te auxiliar a fazer uma estratégia de vendas para sua marca. E elas são atitudes indispensáveis que todo bom empreendedor precisa ter:

  1. Encontre clientes em potencial;
  2. Conquiste seu cliente encontrado;
  3. Mantenha o cliente que conquistou;
  4. Venda mais para seus clientes fidelizados.

3 dicas para fazer uma estratégia de vendas

A lista acima é de extrema importância para conseguir tirar diversas ideias do papel e colocá-las em prática, portanto não as tire da mente e adicione outras que também merecem ser aplicadas. Confira a seguir as dicas para fazer uma estratégia de vendas.

1. Conheça sua concorrência

Tentar pensar em monitorar a concorrência, entendendo ‘o que’ e ‘como’ oferecem parece ser uma tarefa cansativa e difícil.

Porém, ao aplicarmos a tática benchmarking as coisas ficam mais simples. Isso inclui olhar panfletos ou conhecer melhor sites de concorrentes que oferecem ou não, os mesmos produtos que sua página.

Isso inclui qualquer segmento, sejam fabricantes de batedeira industrial, fast food, agência de marketing, comércios, dentre diversos outros.

Você pode entender melhor o mercado e adaptar sua estratégia de vendas baseada nestes dados.

2. Construa seu funil de vendas

O funil de vendas nada mais é que regrinhas para filtragem de possíveis compradores em potencial. É preciso seguir uma sequência, que é a seguinte:

  1. Conhecimento sobre a existência de um problema que necessite de uma solução;
  2. O interesse em sua marca que pode solucionar este problema;
  3. A avaliação de possíveis alternativas (pesquisa de mercado);
  4. A tomada de decisão;
  5. O ato da compra.

Todo cliente dá estes passos quando quer realizar uma compra. Tendo esta ‘mágica’ em mãos, basta filtrar seu consumidor, definindo metas.

3. Defina suas metas

Por último, elabore suas metas, trace-as com objetividade, com os pés no chão e, o fundamental, foque em finalidades alcançáveis. Planeje quantas vendas quer realizar no mês ou qual o crescimento que sua empresa deve ter por semana.

Seguindo as dicas, você aplicará estratégias pontuais para alcançar seu sucesso no mercado digital.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.