Como já se preparar para a viagem de fim de ano?

Se você pretende viajar no fim deste ano e já quer começar a se planejar, este post vai te ajudar!

Experiente ou não em viagens, todo mundo precisa se preparar para viajar, especialmente no fim de ano e em cenário de pandemia. Com o avanço da vacinação, realizar viagens já é algo possível, no entanto, tudo precisa ser bem pensado e feito com muita responsabilidade.

Além de seguir os protocolos para evitar a disseminação da COVID-19, é necessário se atentar a outros fatores para garantir uma viagem segura. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de planejamento e segurança para a sua viagem.

Planejando sua viagem de fim de ano

Tipo de viagem e destino

A primeira coisa que precisa ser definida ao tomar a decisão de viajar é o tipo de viagem — se é de família, com amigos ou em casal. Em seguida, é necessário pensar no destino para o qual se pretende ir.

Cada lugar possui especificidades para as quais você só poderá se planejar após pesquisar e estudar. Portanto, se você não conhece o destino para o qual irá, começar por aí é um bom caminho.

Definição de gastos

“Qual vai ser o meu gasto viajando para o lugar que escolhi?”. Definir os seus gastos, como locomoção, hospedagem, alimentação, turismo, considerando também o número de pessoas na viagem, é muito importante.

Definindo um valor máximo, você não gasta mais do que deveria nas festas de fim de ano e na viagem. Além disso, preparar uma reserva financeira é o ideal e evita que você seja surpreendido no caso de emergências.

Programação

Programar todas as etapas da viagem é fundamental para que você não perca tempo por falta de organização. Programe as datas exatas e faça reservas, seja de hotéis, carros e passagens aéreas com antecedência.

Também escolha os melhores horários para o deslocamento, pois muitas pessoas viajam no fim de ano e você não vai querer perder muito tempo no trânsito ou no aeroporto, certo?

Elabore um itinerário para o local em que você estará, listando pontos turísticos, restaurantes e tudo o que você quer visitar. Assim, você vai aproveitar ao máximo a sua viagem e tudo que o destino escolhido oferece.

Cuidados para se ter uma viagem segura

Realize a revisão do carro

Vai viajar de carro? Independentemente da distância, submeta seu carro a uma revisão e faça as manutenções necessárias. Ter um carro em pleno funcionamento e livre de qualquer problema é crucial para uma viagem segura para você e para as outras pessoas.

Realizar a revisão também pode evitar inúmeras dores de cabeça, afinal, viajar é um momento para proporcionar lazer e bem-estar. Se o seu carro não estiver revisado, prefira alugar um, certificando-se sempre de que ele está em condições adequadas.

Esteja vacinado

Estar com a vacinação em dia para qualquer doença ou infecção, como febre-amarela, sarampo, entre outras, é crucial. No entanto, estar com as duas doses e também com a dose de reforço da COVID-19, quando disponível para a sua faixa etária, é de extrema importância.

A vacinação avançada no país é o que permite a flexibilização dos protocolos de segurança e realização de algumas atividades, como viajar. Ainda assim, eles precisam ser seguidos sempre, e estar vacinado protege você e as outras pessoas. Portanto, garanta que você e sua família estejam vacinados antes de viajar.

Faça o teste de COVID

Como medida sanitária, diversos lugares e companhias aéreas podem exigir o comprovante de vacinação e teste negativo de COVID para entrar ou embarcar. 

Então, faça o teste antes de realizar qualquer viagem para não arriscar ser barrado, mas também garantir que você está viajando de maneira adequada.

Mesmo pessoas vacinadas, todos devem seguir os protocolos de segurança sanitária. Mantenha o uso de máscaras, higienize suas mãos com frequência, mantenha distância segura das pessoas e evite aglomerações.

Seguindo essas dicas, você garantirá uma viagem de fim de ano segura e poderá aproveitá-la plenamente de maneira consciente.