Como organizar a rotina e gerir melhor o tempo

Dicas de gestão pessoal para quem é muito atarefado e está com a rotina cheia.

Ter uma rotina organizada e tranquila é um desafio para diversas pessoas, principalmente porque o trabalho e as tarefas do dia a dia exigem constante dedicação e atenção. Muitas vezes, isso gera ansiedade, estresse e outros sentimentos que nos impedem de obter uma vida confortável.

Além disso, há várias pessoas que têm semanas repletas de compromissos e atividades. Portanto, se você é uma delas, confira algumas dicas de como gerir melhor seu tempo e organizar sua rotina!

Liste suas tarefas diárias

Ter um bloco de notas ou um aplicativo para listar seus trabalhos permite visualizar melhor cada atividade e organizar sua mente. Nesse momento, separe o que deve ou não ser priorizado e defina quanto tempo você demora para cumprir cada item da lista.

Assim, é possível se conhecer em relação ao tempo de duração de cada obrigação e planejar seus dias com mais consciência, otimizando a forma como você trabalha.

Uma dica é executar as tarefas simples de maneira mais rápida e se dedicar àquelas que exigem mais tempo e concentração.

Tenha um foco

Estabelecer metas é uma ótima estratégia para conseguir focar e saber o que você precisa fazer e entregar. Com isso, você evita se perder no seu trabalho e concentra seus esforços somente no que é necessário, o que poupa tempo em tarefas não tão importantes para aquele dia, por exemplo.

Faça pausas

Apesar de essa dica parecer estranha, as pausas são essenciais para gerir melhor o tempo e organizar a rotina. Isso porque elas promovem uma quebra para o dia e um descanso para a mente.

Nessa hora, beba uma água, vá ao banheiro, faça uma atividade relaxante ou ande um pouco pela casa ou pelo ambiente da empresa. Apesar de ser tentador, procure não ficar no celular. Essas tecnologias proporcionam milhares de informações em poucos segundos para a cabeça, o que pode cansar ainda mais e prejudicar sua produtividade.

Invista em pausas frequentes, de poucos minutos, seguindo um padrão, como a técnica do pomodoro — em que as tarefas são distribuídas em ciclos de 25 a 30 minutos de duração com pausas de 5 minutos. No entanto, é interessante testar esse método até encontrar o melhor tempo de acordo com seu desempenho.

Planeje seu dia na noite anterior

Antes de deitar e dormir, tire alguns minutos para organizar o dia seguinte. Essa preparação com antecedência te deixa mais pronto para os desafios que virão, além de organizar sua mente — que pode estar ansiosa imaginando diversas possibilidades para o dia que virá.

Com isso, você tem um planejamento feito e poderá dormir sem preocupações, já que sabe o que deve fazer primeiro quando começar a trabalhar.

Faça as atividades mais difíceis primeiro

Uma ótima forma de vencer a procrastinação e melhorar sua rotina é realizar as tarefas que você considera mais complicadas antes de qualquer outra. Dessa forma, você finaliza primeiro o que exige mais dedicação e obtém uma sensação de tarefa cumprida, dando um impulso para fazer as outras atividades.

Geralmente, é comum postergar o que sentimos que é mais difícil, colocando na  frente as tarefas mais fáceis. Então, tente se organizar dessa forma e observe se essa mudança faz diferença no seu dia a dia.

Elimine distrações

Somos constantemente bombardeados por anúncios e informações que geram distrações e despertam interesse, atrapalhando o foco das tarefas que são realmente importantes.

Por isso, tire tudo que rouba sua atenção no seu ambiente de trabalho, desde objetos à sua volta até propagandas no seu computador, por exemplo.

As distrações prejudicam a capacidade de concentração e afetam a produtividade. Vale ter em mente que focar em um afazer durante 20 minutos pode ser mais produtivo que alternar entre diversas tarefas do seu dia.

Agora que você sabe como organizar a rotina e administrar melhor seu tempo, aplique as dicas deste artigo para melhorar seu dia de trabalho e ter uma vida mais saudável e satisfatória.