Como renovar os móveis da casa sem gastar muito

Aproveitar promoções é uma dica de ouro, mas você também pode reformar objetos que já tem ou comprar usados.

Quem entende de decoração sabe que de tempos em tempos é preciso fazer mudanças para que o ambiente continue aconchegante e acompanhe suas próprias transformações. O orçamento, no entanto, costuma ser um dos principais empecilhos para essa renovação.

Procurar por móveis com desconto é uma das estratégias que você sempre pode usar para conseguir fazer as mudanças que deseja. Aproveitar oportunidades como a Black Friday, por exemplo, é sempre uma boa ideia. Mas essa é apenas uma das estratégias. Quer conhecer outras? Confira a lista abaixo.

Planeje com antecedência

Essa é uma dica presente em qualquer lista que vise economia e o motivo é que o planejamento é essencial. Ele permite que você entenda as suas reais necessidades e se programe para conseguir comprar o que precisa sem gastar mais do que pode.

Uma boa forma de começar é fazer uma lista com os itens que pretende adquirir. Se estamos falando de móveis, é importante pensar na funcionalidade, ou seja, no quanto ele vai ser usado. Se for um sofá, por exemplo, ele precisa ser, além de bonito, confortável.

Essa etapa é muito importante para que você não acabe gastando com algo que não vai ser tão útil. Se você mora sozinho e não recebe muitas pessoas, talvez não precise daquela mesa de seis lugares que está namorando: pode ser mais vantagem uma de quatro, que provavelmente também é mais barata.

Com tudo o que você pretende comprar listado, você pode começar a se planejar para conseguir fazer os investimentos, o que também te ajuda a se programar financeiramente. Em alguns casos, vale juntar o dinheiro para conseguir bons descontos à vista e é impossível fazer isso sem planejamento.

Também é na etapa do planejamento que você deve considerar as datas em que as lojas tradicionalmente fazem promoções. Pode valer a pena esperar as ofertas da Black Friday ou da próxima queima de estoque, pois os preços podem cair consideravelmente.

Pesquise muito

O próximo passo é pesquisar bastante, mais de uma vez e em mais de um site. A internet facilitou muito essa tarefa, pois você pode visitar várias lojas em minutos, sem sair do seu sofá. Faça isso!

É importante que você saiba qual é a média de preço de cada categoria daquele móvel que pretende comprar para saber identificar, por exemplo, quando uma promoção é mesmo imperdível ou se aquela loja está com os preços melhores que os da concorrência.

Considere comprar usado

Os móveis que você deseja custam muito acima do seu orçamento? Talvez seja o caso de pesquisar também em lojas de móveis usados, os brechós. Dependendo do que você procura, é possível encontrar itens de qualidade a preços muito mais acessíveis.

Se você vai redecorar um ambiente inteiro, por exemplo, pode ser o caso de comprar alguns móveis novos e completar a renovação com outros usados. Para fazer bons negócios, no entanto, é essencial verificar vários detalhes antes de fechar a compra, como as condições de frete e a real qualidade do item.

Pense em reformar

Nem sempre você precisa comprar um objeto novo. Trocar o tecido daquele sofá velho ou pintar o armário de uma nova cor pode te surpreender.  Se esse for o caso, abuse da criatividade e reaproveite tudo o que puder. É possível fazer verdadeiros milagres sem gastar muito.

Para que as reformas valham a pena, no entanto, os móveis precisam ser de qualidade, pois quase nunca compensa fazer um novo investimento em algo que não está mais em boas condições.