Conheça os mais famosos ciclistas do mundo

Saiba quais são alguns dos principais nomes da história do esporte.

O ciclismo, como prática esportiva, começou a ser disputado ainda no século XIX, quando ocorreram as primeiras competições na Inglaterra. Com o passar dos anos, a modalidade se expandiu para o resto da Europa e do mundo, com o surgimento de vários dos principais campeonatos da modalidade.

Quem hoje demonstra interesse em praticar o ciclismo com regularidade, participando de provas e competições, também precisa conhecer alguns dos principais nomes da história do esporte. A lista abaixo apresenta um pouco mais sobre a carreira e sobre os feitos de alguns dos maiores atletas que já pedalaram pelo planeta.

Eddy Merckx

O belga Édouard Louis Joseph Merckx, conhecido como Eddy Merckx, é um dos maiores nomes da história do ciclismo. Ele nasceu em 17 de junho de 1945 e iniciou sua carreira em 1961. Em 1964, já havia conquistado o seu primeiro título relevante, o de campeão mundial amador, dando início a uma jornada repleta de conquistas e títulos.

O seu desejo insaciável por vencer fez com que ele fosse apelidado de Canibal. No total, ele conquistou 5 Tour de France (principal competição do ciclismo mundial), além de 5 Giro d’Itália e 1 Vuelta a España, acumulando impressionantes 525 vitórias em sua carreira.

Fausto Coppi

Outro nome de destaque do esporte foi Angelo Fausto Coppi, que nasceu em Castellania, na Itália, em 1919. Um dos seus principais atributos era a força que ele tinha durante a subida das provas, o que o tornava um competidor completo para a disputa de qualquer competição de estrada.

Ele foi campeão do mundo em estrada em 1953, também ganhou dois títulos em perseguição em pista, em 1947 e 1949. Assim como Merckx, ele também venceu o Giro d’Itália cinco vezes, mesmo número de vezes que conquistou o Giro di Lombardia, além de ter vencido o Tour de France em duas oportunidades.

Jacques Anquetil

O francês Jacques Anquetil, nascido em 1934, foi o primeiro ciclista a ser campeão nas três Grandes Voltas: Tour de France (1957), Giro d’Itália (1960) e Vuelta a España (1963). No total, ele ainda conquistou a prova francesa mais quatro vezes (sendo o primeiro a conquistar a corrida cinco vezes), enquanto ainda foi o vencedor na prova italiana, também em 1964.

Além de ter sido segundo e terceiro lugar em vários anos destas competições, outro grande feito de Anquetil foi sua participação olímpica. Ele competiu nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinki, na Finlândia, quando levou para casa a medalha de bronze no contrarrelógio por equipes.

Jeannie Longo

Dentre as mulheres, um dos principais nomes da história do esporte é da francesa Jeannie Longo, que nasceu em 1958. Ela foi tão dominante na modalidade feminina que não encontrou rivais à altura enquanto competia, focando boa parte da sua carreira em quebrar os recordes e as marcas que ela mesmo estabeleceu.

Ao todo, ela conquistou 12 títulos mundiais e quatro medalhas olímpicas, além de ter participado de três Tour de France— a prova feminina só foi disputada pela primeira vez em 1984. Ela também conquistou 40 medalhas entre campeonatos mundiais e franceses, consolidando uma carreira vitoriosa e para a história.

Miguel Indurain

O espanhol Miguel Indurain Larraya nasceu em 1964 e se consolidou como um dos grandes nomes do ciclismo mundial. Desde que iniciou a sua carreira, em 1984, ele acumulou performances espantosas e grandes vitórias, conquistando títulos como o Tour de France 5 vezes — todos consecutivamente, entre 1991 e 1995.

Ele também foi bicampeão do Giro d’Itália, em 1992 e 1993. Outras das vitórias marcantes da carreira do espanhol incluem a Volta à Catalunha, na qual ele venceu três vezes; a prova Paris-Nice, vencida em duas oportunidades; e a vitória no Critérium du Dauphiné, em 1995.