Dicas para escolher um notebook novo

Dólar alto faz com que as pessoas precisem pesquisar ainda mais, veja nossas dicas para escolher um notebook novo!

Atualmente, embora os smartphones terem conquistado um grande espaço em relação aos notebooks, eles ainda continuam sendo uma ótima opção para acesso à internet, jogar online e também para a realização de tarefas ou trabalhos. Se você acha que chegou a hora de trocar de notebook e quer algo que tenha mais a ver com seu uso, sem gastar mais do que precisa, nossas dicas vão te ajudar bastante, acompanhe conosco.

Dicas para escolher um notebook novo

Algumas dicas podem soar simples mas ajudam bastante na sua escolha:

escolher notebook

Pense no que você realmente precisa 

 Antes de pensar em modelos e especificações, certifique-se de saber o que você realmente precisa. Quando você precisa de um computador para trabalhar, basta pesquisar, ou para usar em casa ou para jogar. Um notebook para jogos precisa de mais energia do que um usado apenas para Word Excel e navegação na web. Também é importante fazer sua pesquisa antes de fazer uma compra, pois algumas lojas cobram preços abusivos, outras devido à colocação de peças ou programas que o proprietário nunca irá utilizar.


O notebook é adequado para jogos?

 Se você é um jogador e gostaria de jogar no seu notebook, você precisa de um notebook com uma configuração muito poderosa. Um notebook para jogos deve ter um HD SSD mais rápido, um processador i7, memória RAM de pelo menos 16 GB e uma placa de vídeo de alta qualidade. Além dessas peças, um bom cooler também é importante para resfriar o notebook, já que costumam esquentar durante os jogos. Você não quer um laptop que trave exatamente quando você está prestes a disparar o tiro que ganha o jogo, quer?

O notebook é para ser usado no trabalho?

 Se o seu trabalho depende da performance desse notebook é importante encontrar um modelo com um bom processador para que não demore muito para fazer suas tarefas. Uma dica importante é verificar os programas já instalados, os laptops das grandes lojas costumam ficar quase vazios, se você comprar de uma revenda pode perguntar o que deseja após a instalação. Outro detalhe importante é que vem com um bom programa antivírus, pois um bom notebook para o trabalho deve ser seguro, afinal, dados importantes estão alinhados a ele. Uma solução que combine o antivírus a um software firewall para prevenir invasões(ainda mais se você utiliza wifis públicas em viagens) é super importante e uma decisão acertada.



Atenção ao fabricante

Existem muitos fabricantes bons no mercado e muitos fabricantes ruins também, por isso tenho muito cuidado com notebooks que são muito baratos e estão bem abaixo da média. Faça uma pergunta a si mesmo: vale a pena pagar mais barato e comprar um notebook de qualidade duvidosa? O ideal é pesquisar alguns sites e diferentes tipos de notebooks e conferir os comentários. Dessa forma, você tem uma linha de base quanto ao desempenho do dispositivo. Os melhores são Dell, HP e Asus. Mas se o seu orçamento for apertado, Acer e Samsung também são ótimas opções

Um notebook é realmente uma escolha melhor do que um computador desktop?

Se por um lado os notebooks perderam espaço para tablets e smartphones, os computadores de mesa ficaram para trás em relação as máquinas portáteis. A vantagem de carregar para onde necessitar fez com que os notebooks conquistassem o mercado. Mas muita gente ainda prefere poder usar um desktop com processamento melhor e que custe menos, fora o uso apenas de um monitor com tela bem grande.Os computadores são mais pesados, indicado para locais ou pessoas que costumam dividir a sua utilização, mas tem seu apelo, é preciso pensar bastante antes de fechar a decisão.

Outros detalhes a levar em consideração

Quando vai comprar um notebook novo também deve ficar atento ao tamanho da tela, se for para carregar, prefira entre 12 e 13 polegadas, caso fique mais em casa, pode ser um de tela de 14 ou 15. Alguns modelos novos já não oferecem mais entrada para CD e DVD, então é bom repensar se será necessário para você. O indicado é escolher um notebook com pelo menos três entradas USB, uma HDMI e outra para cartão SD, que facilita a entrada de cartão de memória.Outro fator a ser verificado é se o notebook tem hd SSD que é muito mais rápido de dá menos problema.Mesmo que a máquina fique um pouquinho mais cara é um investimento que vale a pena.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, esperamos ter ajudado com nossas dicas e que vocês consigam fazer a escolha certa na compra do seu notebook.

Por fim, já falamos em outro artigo sobre como aproveitar as datas de descontos para economizar nas compras

Tem mais alguma dica ou sugestão? Podem usar os comentários!